NIS: o que é, sua comparação com o PIS, como cadastrar, quem pode ter e demais informações sobre a numeração de identificação

O Governo Federal oferece amparos trabalhistas e sociais para a população brasileira, que podem ser recebidos por meio do NIS e do PIS, entre eles podemos citar os mais conhecidos:

  • Seguro-desemprego;
  • Benefícios previdenciários, como auxílio-doença e aposentadoria;
  • Bolsa família (atual auxílio Brasil);
  • Vale gás;
  • Garantia safra;

Grande parte dos cidadãos recebem ou já receberam ao menos um dos benefícios concedidos pelo Governo. De acordo com dados do Ministério da Cidadania, o Benefício de Prestação Contínua (BPC), amparo para os idosos e às pessoas com deficiências físicas, já contribui com cerca de 4,5 milhões de indivíduos.

O dado revela que com o alto de beneficiários, algumas dúvidas podem surgir sobre o tema e as questões que o envolvem. Por isso, abaixo estão listadas as principais características sobre o NIS, numeração necessária para receber os benefícios do Governo Federal.

O que é o CNIS do INSS e para que serve?

O que é NIS?

O Número de Inscrição Social (NIS) é uma sequência de números que identificam o cidadão que recebe benefícios sociais do Governo Federal, como o bolsa família, atual auxílio Brasil. O número é gerado pela Caixa Econômica Federal e garante o direito de receber os amparos que necessita, mesmo que o cidadão não tenha vínculo empregatício.

Os 11 dígitos do NIS podem ser encontrados em meios físicos e virtuais e quando o cidadão inicia o seu primeiro emprego com carteira assinada a numeração se integra ao PIS. O que significa que os dois termos passam a ter a mesma sequência numérica.

NIS e PIS são a mesma coisa?

O NIS e o Programa de Integração Social (PIS) são duas nomenclaturas que se referem a mesma numeração, contudo, os termos se diferem no momento que são gerados. Isso porque, o NIS é gerado para que o cidadão possa receber algum benefício social, mesmo que não possua ainda um emprego registrado.

Já o PIS, é um número gerado no primeiro emprego registrado do cidadão, ou seja, a partir da primeira assinatura em sua carteira de trabalho. O PIS garante que o trabalhador receba alguns benefícios trabalhistas, como:

  • Seguro-desemprego;
  • Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);
  • Abono salarial;

Dessa forma, se o indivíduo já possuir o NIS quando tiver o seu primeiro emprego, a numeração será a mesma que a do PIS. Na prática, a sequência numérica será utilizada para receber os benefícios sociais e trabalhistas do Governo.

Na FinanZero você recebe até 10 ofertas pré-provadas de empréstimo, acesse o site e confira!

Como ter o número do NIS?

Conforme mencionado, o NIS é uma numeração gerada por meio da Caixa Econômica e para ter a numeração é preciso ter o direito de receber os benefícios sociais oferecidos pelo Governo. Cada benefício social conta com condições sobre seus beneficiários e por isso é necessário cumprir os pré-requisitos para poder receber o valor.

Ao ter direito ao amparo, o cidadão precisa se cadastrar no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Após a ação será possível gerar e receber o número do NIS.

NIS 1000x667

Como cadastrar o NIS pela internet?

O cadastro do NIS deve ser feito por meio de um órgão do Governo, como uma prefeitura. Isso porque, a numeração se refere ao direito de receber benefícios sociais e então algumas informações deverão ser comprovadas pela instituição.

Após o cadastro, o cidadão precisa atualizá-lo sempre que houver alguma mudança, como de endereço, estado civil e entre outras. Da mesma forma, o PIS não pode ser gerado pelo indivíduo, apenas pela empresa contratante.

Pix tem limite de valor?

Quem tem cadastro no NIS?

O cadastro no NIS é gerado quando o cidadão recebe benefícios sociais, sem ter um vínculo empregatício. Dessa maneira, possuem o NIS os beneficiários dos seguintes amparos:

  • Auxílio Brasil;
  • Garantia safra;
  • PRONATEC;
  • Tarifa social de conta de água;
  • Isenção da taxa de inscrição em concursos públicos;
  • Aposentadoria por baixa renda;

Como consultar o número do NIS pelo CPF?

Existem algumas formas de consultar o número do NIS utilizando o CPF, a seguir estarão listadas principais maneiras de encontrar a numeração.

Site INSS

A seguir está o passa o passo de como encontrar o número do NIS por meio do portal do INSS e utilizando o CPF.

  1. Acesse o portal “Meu INSS” e clique em “Entrar com Gov.br”;
  2. Informe o CPF no campo indicado ou crie uma nova conta se não possuir uma;
  3. Ao acessar o portal clique na opção “Meu cadastro” e dados pessoais serão informados, assim como o número do NIS/PIS;

Site CNIS

Para encontrar o NIS por meio do site do CNIS basta seguir os passos abaixo:

  1. Acesse o site do CNIS;
  2. Vá até o quadro “Cidadão” e clique em “Inscrição”;
  3. Selecione a opção “Filiado” e preencha os campos solicitados;
  4. Então uma mensagem aparecerá na tela indicando o número do NIT, que é o mesmo do NIS;

Meu CadÚnico

O CadÚnico contém o número do NIS e pode ser encontrado de forma física ou virtual, conforme indicado no passo a passo:

  1. Acesse o site “Meu CadÚnico“;
  2. Informe todos os dados solicitados;
  3. Clique em “Emitir certidão” e confira o número do NIS;

Extrato do FGTS

Uma outra opção para encontrar o NIS é por meio do extrato do FGTS que pode ser encontrado no site Caixa Econômica. Confira os passos abaixo:

  1. Acesse o site da Caixa FGTS;
  2. Informe o CPF e senha cadastrado ou preencha as informações, crie uma senha e se cadastre no site;
  3. Confira as informações do extrato e o número do NIS;

Carteira de Trabalho Digital

Conforme mencionado, os números do NIS são iguais aos números do PIS e por isso os trabalhadores com carteira assinada podem encontrar a sequência numérica seguindo os passos abaixo:

  1. Baixe o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital em seu celular, disponível para Android e IOS;
  2. Na tela inicial do aplicativo, clique em “Entrar”;
  3. Digite o seu número de CPF no campo indicado e clique em “Avançar”, se não possuir uma conta do gov.br clique em “Crie sua conta”;
  4. Digite a senha utilizada no Gov.br e clique em “Entrar”;
  5. Após entrar no aplicativo acesse a opção “Contratos” e os contratos registrados em sua carteira serão exibidos;
  6. Na empresa em que trabalha, clique no ícone “+” e o número do PIS/PASEP será exibido em conjunto com outros dados;

Aplicativo Caixa Trabalhador

O aplicativo Caixa Trabalhador também pode contribuir para o cidadão que deseja encontrar o número do NIS, basta acessar o app e ir até a opção “Meu NIS”, conforme indicado abaixo:

  1. Baixe o aplicativo Caixa Trabalhador no seu celular, disponível para Android e IOS;
  2. Na tela inicial do aplicativo clique em “Entrar”, informe o CPF e clique em “Próximo”;
  3. Informe a senha utilizada;
  4. Vá até o menu localizado no canto superior esquerdo e clique em “Meu NIS”;

Quem pode fazer Home Equity?

E então, restou mais alguma dúvida sobre como consultar o NIS pelo CPF? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.