Correntistas do Banco do Brasil que desejam desativar o pagamento por aproximação devem utilizar o aplicativo Ourocard.

O pagamento por aproximação se tornou um método de pagamento cada vez mais utilizado no Brasil, principalmente durante a pandemia do novo coronavírus, conforme explica a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

Conforme o relatório emitido pela Abecs, o pagamento por aproximação aumentou 330% no primeiro semestre de 2020, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Contudo, apesar da crescente utilização, ainda é comum que alguns usuários tenham dúvidas sobre o assunto ou prefiram não utilizar a tecnologia.

Pensando nisso, explicamos a seguir como desativar o pagamento por aproximação do Banco do Brasil.

Como tirar o extrato do Banco do Brasil?

Como funciona o pagamento por aproximação?

Também conhecido como pagamento contactless, o pagamento por aproximação acontece devido à tecnologia Near Field Communication (NFC), que na tradução livre é algo como “comunicação por campo de proximidade”.

Na prática, a tecnologia NFC permite que os pagamentos sejam realizados sem a necessidade de inserir o cartão na maquininha e digitar a senha. Isso significa que ao efetuar o pagamento de uma compra ou serviço, basta aproximar o cartão da maquininha e o pagamento será concluído.

Além do cartão com o pagamento por aproximação, algumas instituições financeiras disponibilizam também esse método de pagamento através do aplicativo no celular ou smartwatch, fazendo com que o uso do cartão físico não seja necessário.

Sendo assim, no momento de realizar o pagamento, é preciso informar ao atendente que deseja utilizar o pagamento por aproximação. Então, caso o local ofereça o serviço, é só aproximar o cartão, celular ou pulseira/relógio da maquininha, para que as informações sejam transmitidas e o pagamento efetuado.

Qual o limite de pagamento por aproximação do Banco do Brasil?

Cada instituição financeira estipula um limite para realizar o pagamento por aproximação, portanto, é preciso ficar de olho nesses valores. O Banco do Brasil, por exemplo, permite que compras até R$200 sejam feitas através da tecnologia NFC, sem que seja preciso digitar a senha.

Sendo assim, caso ultrapasse o limite, será preciso efetuar o pagamento da forma convencional. Vale ressaltar que essa regra existe por motivos de segurança, a fim de evitar possíveis fraudes.

Quem pode fazer um empréstimo consignado?

Como ativar o pagamento por aproximação do Banco do Brasil?

O primeiro passo é verificar se o cartão oferece a opção de pagamento por aproximação, para isso, procure pelo símbolo que remete ao ícone de wi-fi. Da mesma forma, é necessário que a maquininha do estabelecimento tenha esse símbolo, localizado, normalmente, na parte superior do visor, que indica onde o cartão ou dispositivo deve ser aproximado.

Com isso, para ativar a função de pagamento por aproximação do Banco do Brasil, se for a primeira compra com o cartão, é preciso inseri-lo na maquininha e digitar a senha normalmente. A partir daí, a função estará habilitada para as compras posteriores.

Por outro lado, caso já tenham sido feitos outros pagamentos com o cartão no formato convencional, ou seja, através da inserção na maquininha e digitação da senha, o pagamento por aproximação já estará habilitado.

Como desativar o pagamento por aproximação do Banco do Brasil?

Quem preferir desativar o pagamento por aproximação do Banco do Brasil, por sua vez, deverá baixar o aplicativo Ourocard e realizar o seguinte passo a passo:

  • após acessar a conta, na tela inicial, clique no cartão desejado;
  • será mostrada a opção de ativação e desativação da função NFC;
  • ao localizá-la, basta selecionar a opção de desativação.

Em caso de problemas no momento de desativar o pagamento por aproximação, a recomendação é entrar em contato a central de atendimento do Banco do Brasil através de um dos telefones abaixo:

Capitais e regiões metropolitanas – 4004 0001
Demais regiões – 0800 729 0001
Deficientes auditivos/fala – 0800 729 0088

Tem mais alguma dúvida sobre o método de pagamento por aproximação? Deixa nos comentários. Ah, acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.