Índice de conteúdo
Correntistas do Banco do Brasil que desejam desativar o pagamento por aproximação devem utilizar o aplicativo Ourocard.
O pagamento por aproximação se tornou um método de pagamento cada vez mais utilizado no Brasil, principalmente durante a pandemia do novo coronavírus, conforme explica a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).
Conforme o relatório emitido pela Abecs, essa modalidade de pagamento aumentou 330% no primeiro semestre de 2020, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Contudo, apesar da crescente utilização, ainda é comum que alguns usuários tenham dúvidas sobre o assunto ou prefiram não utilizar a tecnologia.
Quer encontrar as melhores condições de empréstimo? Acesse FinanZero e simule já!
Também conhecido como pagamento contactless, o pagamento por aproximação acontece devido à tecnologia Near Field Communication (NFC), que na tradução livre é algo como “comunicação por campo de proximidade”.
Na prática, a tecnologia NFC permite que os pagamentos sejam realizados sem a necessidade de inserir o cartão na maquininha e digitar a senha. Isso significa que ao efetuar o pagamento de uma compra ou serviço, basta aproximar o cartão da maquininha e o pagamento será concluído.
Além do cartão, algumas instituições financeiras disponibilizam também esse método de pagamento através do aplicativo no celular ou smartwatch, fazendo com que o uso do cartão físico não seja necessário.
Sendo assim, no momento de realizar o pagamento, é preciso informar ao atendente que deseja utilizar o pagamento por aproximação. Então, caso o local ofereça o serviço, é só aproximar o cartão, celular ou pulseira/relógio da maquininha, para que as informações sejam transmitidas e o pagamento efetuado.
Cada instituição financeira estipula um limite para realizar o pagamento por aproximação, portanto, é preciso ficar de olho nesses valores. O Banco do Brasil, por exemplo, permite que compras até R$200 sejam feitas através da tecnologia NFC, sem que seja preciso digitar a senha.
Sendo assim, caso ultrapasse o limite, será preciso efetuar o pagamento da forma convencional. Vale ressaltar que essa regra existe por motivos de segurança, a fim de evitar possíveis fraudes.
Quem pode fazer um empréstimo consignado?
O primeiro passo é verificar se o cartão oferece essa modalidade de pagamento, para isso, procure pelo símbolo que remete ao ícone de wi-fi. Da mesma forma, é necessário que a maquininha do estabelecimento tenha esse símbolo, localizado, normalmente, na parte superior do visor, que indica onde o cartão ou dispositivo deve ser aproximado.
Com isso, para ativar a função de pagamento por aproximação do Banco do Brasil, se for a primeira compra com o cartão, é preciso inseri-lo na maquininha e digitar a senha normalmente. A partir daí, a função estará habilitada para as compras posteriores.
Por outro lado, caso já tenham sido feitos outros pagamentos com o cartão no formato convencional, ou seja, através da inserção na maquininha e digitação da senha, o pagamento por aproximação já estará habilitado.
Quem preferir desativar o pagamento por aproximação do Banco do Brasil, por sua vez, deverá baixar o aplicativo Ourocard e realizar o seguinte passo a passo:
Em caso de problemas no momento de desativar o pagamento por aproximação, a recomendação é entrar em contato a central de atendimento do Banco do Brasil através de um dos telefones abaixo:
Capitais e regiões metropolitanas – 4004 0001
Demais regiões – 0800 729 0001
Deficientes auditivos/fala – 0800 729 0088
Tem mais alguma dúvida sobre o método de pagamento por aproximação? Deixa nos comentários. Ah, acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
Não tem como desativar a função de aproximação do cartão no site e nem no aplicativo.