O pagamento por aproximação do Banco Inter pode ser desativado através do Internet Banking e aplicativo.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), o método de pagamento por aproximação tem sido cada vez mais utilizado no Brasil. Uma das causas, conforme a Abecs aponta, é a pandemia do novo coronavírus, já que essa forma de pagamento reduz o contato com outras superfícies.

Em relatório publicado pela Associação no ano passado, o pagamento por aproximação teve aumento de 374% em 2020. Ao todo, o pagamento por aproximação foi utilizado 587 milhões de vezes neste mesmo ano, ainda de acordo com os dados divulgados.

Contudo, apesar da crescente utilização do serviço, é comum que alguns clientes optem por não utilizar a tecnologia, por isso, explicaremos como desativar o pagamento por aproximação do Banco Inter.

Como tirar o extrato do Pix do Banco Inter?

O que é o pagamento por aproximação?

O pagamento por aproximação, também conhecido como contactless, acontece através da tecnologia Near Field Communication (NFC), que pode ser traduzida como “comunicação por campo de proximidade”. Sendo assim, a tecnologia NFC permite que os pagamentos sejam efetuados sem a necessidade de inserir o cartão na maquininha.

Ou seja, basta aproximar o cartão da maquininha, para que o pagamento seja reconhecido e processado. Além disso, algumas instituições financeiras disponibilizam ainda o pagamento por aproximação feito pelo celular ou smartwatch, tornando o uso do cartão físico dispensável.

Como fazer o pagamento por aproximação?

Para realizar o pagamento por aproximação utilizando o cartão físico, basta avisar ao atendente e, no momento de pagar, aproximar o cartão da maquininha, para que as informações sejam transmitidas e o pagamento efetuado.

Vale destacar, contudo, que foi estabelecido um limite de R$200 para pagamentos por aproximação, que pode mudar de acordo com a instituição financeira. Esse valor limite, por sua vez, não pode ser aumentado.

Como ficaram as regras da aposentadoria do INSS em 2022?

Pagamento por aproximação de senha?

O pagamento por aproximação não precisa de senha, basta aproximar o cartão da maquininha e aguardar o sinal de aprovação do pagamento. Entretanto, conforme explicado no tópico anterior, existe um limite de valor para pagamento por aproximação, logo, ao ultrapassar esse limite, atualmente estipulado em R$200, será preciso digitar a senha do cartão.

Como desativar o pagamento por aproximação do Banco Inter?

Quem preferir, pode desativar o pagamento por aproximação do Banco Inter através do Internet Banking e aplicativo. O procedimento é válido para os cartões de crédito e débito.

Internet Banking

Para acessar o Internet Banking é necessário abrir o aplicativo da instituição, clicar em “QR Code”, disponível no final da tela, e apontar a câmera do celular para o QR Code disponível na área de login. Outra forma de acessar o Internet Banking do Banco Inter é através do fornecimento dos dados bancários e senha.

Feito isso, ao acessar a página inicial, faça o seguinte procedimento:

  • clique na opção “Cartão”;
  • selecione “Consultar Cartões”, no menu;
  • desabilite a função “Compras por aproximação (contactless).

No aplicativo

Para acessar a conta através do aplicativo, é preciso informar o número da conta com o dígito e a senha. Quem utiliza aparelho Android pode acessar, também, através do CPF ou e-mail.

Sendo assim, ao acessar a tela inicial do aplicativo, clique no menu “Cartões”. Então, é só clicar em “Configurações” e, em seguida, “Bloqueios e senha”. Por fim, haverá a opção “Compras por aproximação (contactless), basta desabilitá-la.

Tem mais alguma dúvida sobre o pagamento por aproximação? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.