;
FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Como desativar o pagamento por aproximação do Banco Next?

Como desativar o pagamento por aproximação do Banco Next?

Compartilhe esse post:

A funcionalidade de pagamento por aproximação dos cartões do Banco Next pode ser desativada através do aplicativo da empresa.

O pagamento por aproximação tem sido cada vez mais utilizado no Brasil, conforme mostra a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). Em relatório, a associação explica que essa forma de pagamento teve aumento de 694% no segundo trimestre de 2021, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

Ainda de acordo com a Abecs, uma das principais causas desse aumento é a pandemia do coronavírus, já que a modalidade de pagamento evita o contato do consumidor com outras superfícies, como a maquininha de pagamento.

Pagamento por aproximação precisa de senha?

Como funciona o pagamento por aproximação?

O pagamento por aproximação, também conhecido como pagamento contactless, ocorre devido à tecnologia Near Field Communication (NFC), que por sua vez, permite que os pagamentos sejam realizados sem a necessidade de inserir o cartão na maquininha e digitar a senha.

Dessa forma, para efetuar o pagamento de um produto ou serviço, basta aproximar o cartão da maquininha, desde que essa tenha a funcionalidade contactless, para que a operação seja reconhecida e processada. O processo de pagamento por aproximação demora alguns segundos até que seja concluído.

São até 10 ofertas pré-aprovadas de empréstimo pessoal para você comparar, vem para a FinanZero!

Além do pagamento utilizando o cartão, que pode ser crédito ou débito, diversas instituições financeiras disponibilizam a funcionalidade através do celular ou smartwatch, tornando o uso do cartão físico dispensável.

Vale ressaltar, entretanto, que o pagamento por aproximação é permitido em operações de, até, R$200. Para valores superiores, é exigido que o consumidor digite a senha ou, em alguns casos, que o cartão seja inserido na maquininha e a senha seja digitada.

Além disso, alguns bancos e fintechs, como o Next, podem solicitar que o cartão seja inserido na maquininha após cinco compras seguidas por aproximação, mesmo que o valor esteja dentro do limite citado acima.

Não recebi os 400 reais do Auxílio Brasil, por quê?

Como ativar o pagamento por aproximação do Banco Next?

Para ativar o pagamento por aproximação de algum cartão do Banco Next, antes de tudo, é preciso verificar se o item oferece a funcionalidade. Para isso, procure pelo símbolo que remete ao ícone de wi-fi, que fica localizado próximo ao chip do cartão.

Outro ponto que deve ser levado em consideração, é que o pagamento por aproximação só pode ser realizado em maquininhas que também oferecem a funcionalidade. Dessa forma, a maquininha deve possuir o símbolo, que normalmente está localizado na parte superior do visor, região em que o cartão deverá ser aproximado.

Tendo isso em vista, para ativar o pagamento por aproximação do cartão Banco Next, na primeira compra, será preciso inserir o cartão na maquininha e digitar a senha. Feito isso, a função será habilitada para as demais compras.

Por outro lado, se o cliente já realizou pagamentos anteriores com o cartão no formato convencional, isso é, inserindo na maquininha e digitando a senha, a funcionalidade já estará habilitada.

Como tirar o extrato do Pix da conta Next?

Como desativar o pagamento por aproximação do Banco Next?

Apesar da facilidade, é comum que os consumidores optem por desativar o pagamento por aproximação dos cartões de crédito e débito. Para os clientes do Banco Next, por sua vez, o processo é feito através do cancelamento do cartão na opção de pagamentos digitais, conforme explica a própria empresa. Portanto:

ao acessar o aplicativo Next, clique no menu inicial;
então, selecione a opção “Cartão”;
clique em “Pagamentos Digitais”;
selecione a modalidade de pagamento que está cadastrada e clique em “Cancelar serviço”.

Então, o pagamento por aproximação será desativado.

Ficou mais alguma dúvida sobre o pagamento por aproximação? Deixa nos comentários. Ah, acompanhe a FinanZero, também, nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Não recebi os 400 reais do Auxílio Brasil, por quê?

Descubra agora porque para alguns o Auxílio Brasil não paga 400 reais, onde cai o pagamento, como sacá-lo e mais.

Ler artigo completo

3 respostas para “Como desativar o pagamento por aproximação do Banco Next?”:

  1. Carlos Henrique Vieira de Oliveira disse:

    Não consegui desativar a função de aproximação, tenho q ter um respaldo em relação a perda e furto.

    • Wellington disse:

      Não consegui desativar a opção por aproximação, não aparece a opção de desativar

      • Dienny Franco disse:

        Se desabilitar essa função de pagamento por aproximação,cancela o cartão?

        Deixe um comentário

        O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

        Navegue por:

        Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
        PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
        Solicite seu empréstimo