Como fazer a isenção do Enem?
Índice de conteúdo
Prazo para solicitar a isenção do Enem e justificar ausência do ano passado termina no dia 17 de abril
Estudantes do Brasil inteiro se preparam para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Contudo, uma grande parcela das pessoas que iram realizar a prova não têm condições de pagar o valor imposto. Isso porque, os alunos realizam o exame com o intuito de buscar uma vaga nas universidades públicas do País, ou bolsa 100% para em faculdades particulares.
Com isso, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) garante aos estudantes de baixa renda a isenção total da taxa de R$ 85 do Exame. Porém os pedidos de isenção serão recebidos apenas até o dia 17 de abril, sexta-feira. A previsão é que cerca de 70% dos participantes consigam o benefício. Para saber o passo de como pedir a isenção sem sair de casa a redação da FinanZero preparou algumas dicas importantes.
Quem pode solicitar a isenção do Enem?
Não são todos os estudantes que podem realizar a solicitação de isenção completa de taxa. Primeiro é necessário saber se o perfil do aluno se enquadra em alguma das condições que garantem o benefício. Têm direito à isenção da taxa 100% do Enem:
- Alunos da rede pública que estão cursando o último ano do ensino médio em 2020.
- Estudantes com renda mensal de até um salário mínimo e meio, que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa 100% integral comprovada em escolas particulares.
- Candidatos devidamente declarados em situação de vulnerabilidade econômica, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A renda familiar, por pessoa, deve ser de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos completos.
Como enviar a solicitação de isenção de taxa?
O pedido deve ser realizado pela internet, no site do Enem-Inep. Basta seguir o passo a passo:
- Acesse a página do participante, no site oficial do Enem 2020.
- Selecione a opção no campo superior da tela “Isenção Enem 2020”.
- Insira o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e data de nascimento.
- Selecione qual é a figura demonstrada no site e envie o formulário.
- Aparecerá na tela os termos de solicitação para que o usuário concorde.
- Na tela seguinte, confira se os dados pessoais estão corretos e preenchas os dados de endereço.
- Coloque com cuidado as informações sobre o ensino médio, um erro pode desclassificar o participante para a isenção de taxa.
- O site solicitará o número do “NIS”, caso o estudante não possua basta continuar com esse campo em branco.
- Preencha o questionário socioeconômico, lembrado que as informações serão checadas pelo Inep posteriormente.
- Coloque todos os dados de contato pedidos.
Assim que o aluno concluir todas as etapas citadas acima, pelo site aparecerá uma mensagem confirmando que está tudo certo. O retorno referente a solicitação será enviada por e-mail, mas o candidato pode acompanhar no site também.
Qual o prazo para solicitação?
Vale ressaltar que o período para realizar o cadastro que dá direito a isenção de taxa para 2020 e justificar a ausência no Enem do ano passado (2019) vai de 6 a 17 de abril de 2020.
É imprescindível justificar a ausência do Enem em 2019, caso o estudante tenha conseguido a isenção da taxa no ano anterior. Somente perante a uma justificativa viável será concedido o benefício novamente para o mesmo candidato. A justifica, que é feita como uma carta ao Inep, também deve ser enviada pela página do participante no site oficial do Exame.
Como saber se a solicitação de isenção foi aprovada?
Os resultados do pedido de isenção ficarão disponíveis para todos os candidatos no dia 24 de abril, sexta-feira. Para acessar a determinação do Inep basta acessar o site e ir até a página do participante.
Caso a isenção tenha sido negada, o estudante poderá entrar com recurso para pedir uma reavaliação cadastral. Para isso, o cadastramento passa por uma nova análise e o estudante precisa realizar a solicitação novamente. O prazo para pedir vai de 17 de abril a 1 de maio.
Quem conseguir a isenção da taxa deve fazer a inscrição do Enem normalmente entre os dias 11 e 22 de maio de 2020. E os candidatos que não tiveram o benefício da gratuidade concedido precisará pagar a taxa de inscrição completa, dentro do prazo estipulado no edital. Caso contrário, o candidato ficará impedido de realizar as provas.
Compare ofertas de empréstimo pessoal com taxas de juros a partir de 1,49% ao mês!
Qual o calendário de provas?
O Inep confirmou a data de aplicação das provas do Enem 2020:
Para os alunos que optaram pela prova digital no ato da inscrição, as provas serão nos dias 11 e 18 de outubro de 2020. Essa novidade do Inep visa melhorar o desperdício de papel. A ideia é que nos próximos anos todos os alunos façam o Enem apenas no ambiente digital. Contudo, aplicação deste material ainda é experimental e estará disponível apenas em 15 capitais.
Os candidatos que preferirem seguir a estrutura de prova convencional, irão fazer o exame nos dias 01 e 08 de novembro de 2020. O Enem 2020 seguirá a ordem de aplicação das edições anteriores:
- quatro provas objetivas, cada uma contendo 45 questões de múltipla escolha;
- uma prova de redação obrigatória que vale até mil pontos.
Ficou com mais alguma dúvida sobre como fazer a isenção do Enem? Deixe nos comentários, e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
0 respostas para “Como fazer a isenção do Enem?”:
- Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios