Como funciona pagar só o mínimo do cartão de crédito?
Índice de conteúdo
Cartão de crédito: como funciona, quais são as vantagens, como fica o limite e demais questões sobre o pagamento mínimo do cartão
As transações com cartões de crédito realizadas em 2021 somam 31 bilhões, representando um aumento de 33%, as informações são da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito (Abecs). Segundo a SPC Brasil, 50 milhões de pessoas têm o cartão de crédito como o seu principal meio de pagamento.
O cartão pode facilitar o pagamento de compras físicas ou online, gerando segunça quando comparado com o dinheiro em espécie. Com grande parte da população preferindo-o como forma de pagamento, é possível que algumas funcionalidades não sejam totalmente conhecidas, como o pagamento mínimo da parcela. A seguir estão as principais informações sobre o tema.
Empréstimo pessoal sem burocracia e 100% online é com a FinanZero, acesse e faça já o seu pedido!
Como funciona pagar só o mínimo do cartão de crédito?
O pagamento mínimo do cartão de crédito é um acordo que resulta no não endividamento do indivíduo com o banco e é também conhecido como crédito rotativo. Dessa maneira, essa possibilidade consiste no pagamento mínimo da fatura, enquanto o restante é cobrado no mês seguinte, na próxima fatura, com juros.
Essa função se difere do parcelamento da parcela, que consiste em dividir o valor total da parcela em uma determina quantia e ainda uma data para o seu vencimento. Ambas as modalidades apresentam uma cobrança de juros , porém são distintas em seu funcionamento.
Peça já o seu cartão de crédito sem anuidade com a FinanZero!
O que acontece quando se paga só o mínimo do cartão?
Ao pagar o valor mínimo estipulado pelo banco, o indivíduo passa o restante da sua fatura para o próximo vencimento. Então, o valor que ainda não foi pago é cobrado no mês seguinte com o acréscimo de juros, que podem variar de banco para banco.
De acordo com o Banco Central, só é possível pagar o valor mínimo do cartão de crédito uma única vez. Isso significa que a fatura do mês seguinte não poderá ser paga da mesma forma, sendo cobrado o valor total e nesse caso o indivíduo pode ainda recorrer ao parcelamento.
Como funciona o limite do cartão de crédito?
O que é melhor pagar o mínimo do cartão ou parcelar?
O pagamento mínimo do cartão de crédito ou crédito rotativo é uma opção para quem não possui dinheiro para o pagamento total da fatura, evitando o aperto no final do mês. O mesmo acontece com o parcelamento, que consiste em dividir a quantia cobrada em parcelas com valores menores.
Ambas as opções cobram juros pela cobrança adiada pelo banco. A melhor escolha deve ser aquela que apresenta as melhores condições, então, aquela que apresenta as taxas de juros mais baixas. O indivído então deve comprar ambas as possibilidades e optar pela que mais se encaixa em sua realidade financeira.
Quando se paga o mínimo do cartão de crédito como fica o limite?
O limite do cartão com o crédito rotativo fica comprometido de acordo com a dívida do indivíduo. Isso porque, no pagamento mínimo o valor da dívida ainda não foi totalmente pago e então o limite ainda estará comprometido com a quantia não paga da fatura.
O cartão de crédito terá o seu limite novamente restaurado após o pagamento total da fatura. Uma opção é que o indivíduo peça ao banco o aumento do seu limite para que mesmo com o crédito rotativo seja possível utilizar o cartão.
Quais são os juros do parcelamento da fatura do cartão de crédito?
Quanto é o juros do pagamento mínimo do cartão?
Os juros que são cobrados no pagamento mínimo do cartão são:
- Juros do rotativo;
- IOF mensal;
- IOF diário;
Os juros do pagamento mínimo são os mais altos, sendo cerca de 300% ao mês. O Imposto sobre Operação Finaceira (IOF), é uma taxa cobranda em operações de crédito, como o parcelamento e esse imposto é em média de 6%.
Vale a pena pagar o mínimo do cartão de crédito?
O pagamento mínimo do cartão de crédito vale a pena quando apresenta vantagens em relação as demais opções para o pagamento da fatura. Então, o indivíduo deve considerar o valor total que será pago, somando os juros. Além disso, é válido buscar outras outras alternativas e compará-las como o parcelamento da fatura.
Quando paga a fatura do cartão de crédito o limite volta?
E então, restou mais alguma dúvida sobre o funcionamento do pagamento mínimo da fatura do cartão de crédito? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
0 respostas para “Como funciona pagar só o mínimo do cartão de crédito?”:
- Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios