;
FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Como funciona pagar só o mínimo do cartão de crédito?

Como funciona pagar só o mínimo do cartão de crédito?

Compartilhe esse post:

Cartão de crédito: como funciona, quais são as vantagens, como fica o limite e demais questões sobre o pagamento mínimo do cartão

As transações com cartões de crédito realizadas em 2021 somam 31 bilhões, representando um aumento de 33%, as informações são da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito (Abecs). Segundo a SPC Brasil, 50 milhões de pessoas têm o cartão de crédito como o seu principal meio de pagamento.

O cartão pode facilitar o pagamento de compras físicas ou online, gerando segunça quando comparado com o dinheiro em espécie. Com grande parte da população preferindo-o como forma de pagamento, é possível que algumas funcionalidades não sejam totalmente conhecidas, como o pagamento mínimo da parcela. A seguir estão as principais informações sobre o tema.

Empréstimo pessoal sem burocracia e 100% online é com a FinanZero, acesse e faça já o seu pedido!

Como funciona pagar só o mínimo do cartão de crédito?

O pagamento mínimo do cartão de crédito é um acordo que resulta no não endividamento do indivíduo com o banco e é também conhecido como crédito rotativo. Dessa maneira, essa possibilidade consiste no pagamento mínimo da fatura, enquanto o restante é cobrado no mês seguinte, na próxima fatura, com juros.

Essa função se difere do parcelamento da parcela, que consiste em dividir o valor total da parcela em uma determina quantia e ainda uma data para o seu vencimento. Ambas as modalidades apresentam uma cobrança de juros , porém são distintas em seu funcionamento.

Peça já o seu cartão de crédito sem anuidade com a FinanZero!

O que acontece quando se paga só o mínimo do cartão?

Ao pagar o valor mínimo estipulado pelo banco, o indivíduo passa o restante da sua fatura para o próximo vencimento. Então, o valor que ainda não foi pago é cobrado no mês seguinte com o acréscimo de juros, que podem variar de banco para banco.

De acordo com o Banco Central, só é possível pagar o valor mínimo do cartão de crédito uma única vez. Isso significa que a fatura do mês seguinte não poderá ser paga da mesma forma, sendo cobrado o valor total e nesse caso o indivíduo pode ainda recorrer ao parcelamento.

Como funciona o limite do cartão de crédito?

O que é melhor pagar o mínimo do cartão ou parcelar?

O pagamento mínimo do cartão de crédito ou crédito rotativo é uma opção para quem não possui dinheiro para o pagamento total da fatura, evitando o aperto no final do mês. O mesmo acontece com o parcelamento, que consiste em dividir a quantia cobrada em parcelas com valores menores.

Ambas as opções cobram juros pela cobrança adiada pelo banco. A melhor escolha deve ser aquela que apresenta as melhores condições, então, aquela que apresenta as taxas de juros mais baixas. O indivído então deve comprar ambas as possibilidades e optar pela que mais se encaixa em sua realidade financeira.

Quando se paga o mínimo do cartão de crédito como fica o limite?

O limite do cartão com o crédito rotativo fica comprometido de acordo com a dívida do indivíduo. Isso porque, no pagamento mínimo o valor da dívida ainda não foi totalmente pago e então o limite ainda estará comprometido com a quantia não paga da fatura.

O cartão de crédito terá o seu limite novamente restaurado após o pagamento total da fatura. Uma opção é que o indivíduo peça ao banco o aumento do seu limite para que mesmo com o crédito rotativo seja possível utilizar o cartão.

Quais são os juros do parcelamento da fatura do cartão de crédito?

Quanto é o juros do pagamento mínimo do cartão?

Os juros que são cobrados no pagamento mínimo do cartão são:

  • Juros do rotativo;
  • IOF mensal;
  • IOF diário;

Os juros do pagamento mínimo são os mais altos, sendo cerca de 300% ao mês. O Imposto sobre Operação Finaceira (IOF), é uma taxa cobranda em operações de crédito, como o parcelamento e esse imposto é em média de 6%.

Vale a pena pagar o mínimo do cartão de crédito?

O pagamento mínimo do cartão de crédito vale a pena quando apresenta vantagens em relação as demais opções para o pagamento da fatura. Então, o indivíduo deve considerar o valor total que será pago, somando os juros. Além disso, é válido buscar outras outras alternativas e compará-las como o parcelamento da fatura.

Quando paga a fatura do cartão de crédito o limite volta?

E então, restou mais alguma dúvida sobre o funcionamento do pagamento mínimo da fatura do cartão de crédito? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como aumentar o limite do cartão de crédito do Banco do Brasil?

Muitos clientes do Banco do Brasil têm dúvidas de como aumentar o limite do cartão de crédito.

Ler artigo completo

0 respostas para “Como funciona pagar só o mínimo do cartão de crédito?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo