Como negociar dívidas com a conta de água: entenda
Índice de conteúdo
Veja o passo a passo para regularizar contas de água atrasadas e evite o bloqueio de abastecimento.
Os serviços de abastecimento de água são de extrema importância para a população, desde a distribuição de água potável até o recolhimento e tratamento do esgoto gerado pelas residências e empresas de centros urbanos e rurais. Para efetivar a manutenção e distribuição de água à população, as concessionárias cobram mensalmente pelo serviço, que deve ser pago em dia para evitar possíveis bloqueios.
O aumento da conta de água acontece em determinados casos, como durante períodos de crise hídrica e estiagens mais prolongadas. Por isso, muitas vezes pode ficar complicado manter os pagamentos em dia, ocorrendo atrasos e sujando o nome do responsável pelo relógio.
Para ajudar na hora de renegociar as contas de água que estão atrasadas, montamos um passo a passo com as etapas essenciais para regularizar a situação e evitar possíveis bloqueios de abastecimento. Confira!
5 passos para negociar conta de água
1. Reúna todas as contas de água que estão em atraso
Quem pretende negociar dívidas com a companhia de água deve reunir todos os boletos que estão em atraso. Independentemente do mês correspondente à conta, o titular pelo relógio de consumo precisa juntar os valores em aberto e somá-los para descobrir quanto está devendo à empresa.
Em algumas companhias de abastecimento hídrico, as contas pendentes podem ser consultadas no site das distribuidoras ou centrais de atendimento telefônico. O ideal é fazer a negociação de todos os valores pendentes para que o responsável não seja cobrado de forma constante, fique com restrições de nome e acabe prejudicando ainda mais o seu orçamento.
2. Estude o orçamento e veja quanto poderá pagar por mês da negociação
Depois de descobrir o valor total das dívidas com a empresa de abastecimento ficará mais fácil para o responsável da conta identificar quanto poderá pagar por mês em uma possível renegociação. Mesmo que queira se livrar dos pagamentos que estão pendentes de forma rápida, é importante parcelar os valores considerando sua renda e orçamento mensal, pois não irá adiantar pagar uma conta em dia e deixar as demais cobranças em atraso. É importante apertar o cinto e economizar.
3. Procure os canais da empresa de abastecimento para negociar as contas
Uma boa parte das empresas que fazem o abastecimento de água e cuidam do saneamento básico dos estados brasileiros possuem setores para negociar e parcelar os débitos que estão em aberto. A Sabesp, a Cedae, Copasa e a Embasa são algumas das companhias que possuem centrais de parcelamento de contas online e por teleatendimento. Verifique nos boletos de cobranças os números e endereços eletrônicos das empresas para negociar a conta.
4. Feche o acordo com a companhia de água
Após entrar em contato com a empresa e conseguir uma proposta de negociação das contas de água atrasadas, o titular deve avaliar o valor das parcelas e calcular se ele caberá no seu orçamento. Caso esteja de acordo, a companhia informará como ficarão os pagamentos pendentes e passará os dados completos da renegociação.
5. Pague as parcelas da negociação em dia
Mantenha os pagamentos referentes às contas atrasadas sempre pagos e não atrase as cobranças dos meses seguintes geradas pela empresa. Como o acordo está firmado com a companhia de abastecimento, ela não cortará a distribuição de água do imóvel. Mas, se porventura o titular pela instalação deixar de pagar os pagamentos corretamente, a companhia de água poderá efetuar o corte dos serviços.
Fique atento às cobranças indevidas!
Em alguns casos, a danificação de um equipamento da empresa de saneamento básico próximo da residência de clientes pode aumentar de forma considerável a conta de água. Nessas situações, o morador deve entrar em contato com a companhia e solicitar o conserto do encanamento, além de pedir a correção do valor da conta de água.
Caso tenha observado um aumento repentino no preço da conta é recomendável observar os encanamentos da residência para descobrir se não há algum vazamento. Se houver, chame um profissional e faça o reparo adequado do local. Isso evita o encarecimento da conta e, sobretudo, o desperdício de água.
0 respostas para “Como negociar dívidas com a conta de água: entenda”:
- Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios