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Como potencializar o Instagram da sua empresa?

Como potencializar o Instagram da sua empresa?

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Somente ter uma conta no Instagram pode não trazer tantos ganhos; saiba como aumentar os lucros utilizando esta ferramenta digital

De acordo com uma pesquisa feita pelo LinkedIn sobre as principais profissões que o mercado procura em 2020, a figura do gestor de mídias sociais está na primeira posição. Este profissional é o responsável pelo gerenciamento de todas as redes e plataformas digitais de comunicação da empresa.

Uma destas plataformas é o Instagram, que na última década se consolidou no mundo, e foi comprada pela rede social concorrente, Facebook, do bilionário Mark Zuckerberg.

Por que as marcas devem investir no Instagram?

As vendas presenciais já não são a maior forma de arrecadar fundos. Prova disso é que na lista de bilionários da revista Forbes de 2020, Jeff Bezos esteve na primeira posição pelo terceiro ano consecutivo. Sua empresa, a Amazon, é especialista em distribuição e vendas online.

Isto mostra a tendência global de cada vez mais comprar seus produtos em celulares e computadores. Somado a isso, a pandemia do coronavírus que abalou a economia do mundo também mostrou que o comércio precisa se desenvolver neste caminho.

Afinal, de tempos em tempos surgem pandemias e epidemias, que fazem parte do ciclo da natureza. E a quarentena movida pelo isolamento social é a principal forma de diminuir os impactos destas nos seres humanos.

Assim, é recomendável que a marca invista em seu marketing digital no Instagram pois:

  • expande as vendas geograficamente;
  • expande a visão da marca entre os consumidores (é mais fácil ela se tornar conhecida);
  • aproxima o consumidor do vendedor para sanar possíveis dúvidas sobre os produtos;
  • vendas online tendem a crescer com a migração dos serviços gerais para o formato mobile;
  • em pandemias e epidemias as vendas online impedem a paralisação da economia;

Confira a seleção de dicas da redação da FinanZero para enriquecer a apresentação da sua empresa no Instagram.

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Como ter mais alcance no Instagram? Veja 5 dicas

Interagir com os seguidores

Este item é o primeiro da lista pois esta é uma das grandes vantagens de anunciar e vender os produtos em redes sociais ante plataformas de e-commerce: a proximidade com o consumidor, que pode enviar suas dúvidas pelos comentários ou por Direct Message (DM).

Assim, é importante não deixar as dúvidas “no vácuo”. Responder os clientes auxilia para que os mesmos ganhem mais confiança na empresa e seu propósito.

Além de responder as dúvidas, outras formas de interação são:

  • Curtir os comentários;
  • Agradecer pelos feedbacks tanto em comentários como por DM;
  • Postar Stories ou posts no feed com printscreens dos comentários e DMs positivos;
  • Postar Stories com perguntas ou enquetes;

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Conseguir mais seguidores no Instagram

Para conseguir mais seguidores no Instagram de forma orgânica (não paga) existem algumas estratégias:

  1. Ter uma bio (descrição que aparece no perfil) clara e sucinta sobre a marca e/ou o produto;
  2. Seguir contas com propósitos ou produtos similares ao da sua empresa (existe até a possibilidade de firmar uma parceria);
  3. Seguir as contas que seguem essas marcas tangentes à sua, pois este público pode te seguir de volta já que aparentemente tem interesse no seu nicho;

Não é um trabalho fácil, pelo contrário, é lento e pode acarretar frustrações. O importante é persistir, pois as contas de microempreendedores com muitos seguidores provavelmente já fizeram isso no passado.

Otimizar as postagens para busca

Utilizar hashtags (#) é essencial para que pessoas desconhecidas também encontrem os seus produtos. Na barra de pesquisa do Instagram, é possível digitar uma hashtag e ver quantas publicações existem utilizando a mesma hashtag.

Esta mensuração é importante, pois as pessoas costumam buscar, e o próprio Instagram também indica hashtags com bastante uso. Lembrando que se a pessoa curte vários posts com a mesma #, o próprio código do Instagram já sugere outros posts com aquele tema na aba “explorar”.

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Postar em um bom horário

O Instagram para empresas possui uma espécie de “analytics”, que mostra diversos dados coletados pela plataforma das ações do perfil da marca. Para conseguir ter acesso a esses dados, é necessário configurar a conta como “comercial” (sem custo adicional).

Como saber qual o melhor horário para fazer postagens no feed do Instagram:

  1. Acesse o perfil da empresa pelo celular;
  2. Clique no menu hamburguer do lado direito da tela (o menu hamburguer são as três linhas paralelas);
  3. Selecione “Informações”;
  4. Clique em “Público”;
  5. Vá até o tópico “Seguidores” (basta rolar a tela para baixo, será o último tópico);

Nesta área será possível ver o fluxo de seguidores de acordo com as horas dos dias da semana em um gráfico de barras. Quanto maior a barra, mais seguidores foram adquiridos naquele horário.

Além disso, se ao invés de “Público”, clicar em “Atividade”, é possível ver a distribuição das interações por dia da semana. Utilizando a combinação destes dados, basta escolher o melhor dia e horário para fazer as publicações.

Ter frequência de publicações no Instagram

Manter a frequência dos posts, ao invés de postar e demorar a fazê-lo novamente, fortalece a memória dos consumidores para com a sua marca.

Uma marca forte é uma marca presente. Se no marketing offline (TV, outdoors, etc) isto é feito de forma geográfica, ou seja, com anúncios em vários locais e ofertando o produto em pontos de venda diferentes, no marketing online, que é o marketing digital, isto deve ser feito também.

No Instagram a frequência dos posts reflete esta presença. Mas para potencializar ainda mais o marketing digital da empresa, criar contas da marca em outras plataformas pode ampliar a presença da marca. Confira algumas redes sociais para fazer isso:

  1. Youtube;
  2. Facebook;
  3. TikTok;
  4. LinkedIn;
  5. Twitter;

Ficou com mais alguma dúvida sobre como potencializar o Instagram para vender? Deixe nos comentários, e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

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