Importante ferramenta de marketing digital, o Instagram pode potencializar os seus ganhos

Em junho de 2018, o Instagram anunciou que havia batido a marca de 1 bilhão de contas ativas. E de lá para cá, cada vez mais as pessoas migram para o universo desta rede social.

Alguns diferenciais tornam o Instagram uma plataforma mais “viciante” que outras redes sociais, como:

  • O atributo Stories, que duram somente 24 horas e permitem um contato mais próximo entre marca/influenciador (influencer) e consumidor;
  • As hashtags, que aglomeram diversos posts sobre um determinado tema que o usuário esteja procurando;
  • As lives que permitem transmissões em tempo real e são focadas em um tema;
  • E, claro, o feed, que é o mosaico de fotos que se forma no perfil da conta;

Além disso, existem duas formas da pessoa ganhar dinheiro com o Instagram:

  1. Influenciador digital: marcas patrocinam o instagrammer (influenciador do Instagram) para que o mesmo publique posts com os produtos;
  2. Sales: utilizar a plataforma do Instagram para anunciar e vender seus produtos;

Neste post falaremos sobre a primeira forma especificamente.

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Como virar influenciador digital no Instagram? Veja 5 dicas

Definir um nicho para se especializar

A figura do influenciador digital alinha-se à tendência do mercado global de procurar especialistas. Nas universidades, a maioria dos estudantes sonha em fazer a pós-graduação, seguida do mestrado, seguido do doutorado. Este é um caminho de especialização, pois o aluno irá saber cada vez mais sobre uma parcela menor do curso feito após o ensino médio.

No consumo nas redes sociais não é diferente: as pessoas buscam especialistas para formarem uma opinião sobre determinado assunto ou produto. Por isso, a figura do influenciador digital ganhou tanto espaço na última década.

Definir um nicho é definir um norte para que o influenciador digital saiba com qual público terá mais facilidade de dialogar. O instagrammer também é um produtor de conteúdo, e este conteúdo deve ter um tema. Definir um nicho é definir o tema sobre o qual se falará.

Produzir conteúdo para o Instagram

Após escolher o nicho que deseja influenciar, o instagrammer deverá produzir conteúdo. Existem diversos formatos para isso ser feito, e o ideal é uma combinação equilibrada de todos eles:

  • Stories;
  • Imagens ou fotos no feed;
  • Lives;
  • Vídeos no IGTV (plataforma de vídeos dentro do Instagram para vídeos com mais de 1 minuto);

Uma dica bacana, que se alinha às tendências do mercado atual, é fazer reviews (resenhas) de produtos do nicho. Por exemplo, se o instagrammer deseja influenciar com suas opiniões de livros, vale fazer vídeos comentando as opiniões sobre determinada obra.

Dependendo do tamanho da conta (ou seja, quantos seguidores ela possui), uma editora poderia entrar em contato enviando livros para que resenhas fossem feitas. Ou, até pagar para o instagrammer fazer uma resenha de um livro específico.

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Criar uma identidade visual da marca

Existem diversos feeds “bonitos” no Instagram. E é exatamente disso que se trata a identidade visual da marca, um conceito importantíssimo do design. Para quem nunca viu nada sobre identidade visual, vale pesquisar e entender o básico de cores, formas e editores de imagem (tanto desktop quanto mobile).

Mas para quem não quiser ocupar tanto tempo com a pesquisa, o site e aplicativo Canva pode facilitar a questão da identidade visual. Pois mesmo na versão gratuita, há um grande leque de opções para o usuário testar e criar seus posts.

Alguns pontos para ficar atento na criação da identidade da marca são:

  • Cores principais dos posts;
  • Algum ícone ou logo para ser colocado sempre ou quase sempre nos posts (para quando as pessoas verem, associarem ao instagrammer);
  • Formação do feed como um todo (o quebra-cabeça que a disposição de todos os posts formará);

Otimizar o conteúdo para ser encontrado

Uma importante ferramenta para otimizar o seu conteúdo, para que ele seja mais encontrado pelas pessoas que buscam pelo tema, é utilizar as hashtags. O uso de hashtags têm enorme importância, pois pode trazer:

  • Mais seguidores;
  • Mais engajamento (comentários, curtidas, etc);
  • Potencializar o branding* em geral;

*Branding: existem muitas definições para este termo, mas neste caso refere-se à visão que as pessoas têm sobre a marca.

Conseguir mais seguidores no Instagram

Este é um trabalho de formiguinha. Conseguir mais seguidores organicamente (ou seja, sem pagar para obtê-los) é como ver uma planta crescer: tem que ter paciência e regar.

Veja como conseguir mais seguidores:

  1. Siga contas do mesmo nicho que o seu: podem ser outros influenciadores digitais ou empresas do setor;
  2. Então, siga as contas que estão seguindo as contas do mesmo nicho que o seu: estas pessoas podem se interessar pelo conteúdo, já que se interessam por um conteúdo próximo;
  3. Continue a fazer isso por quanto tempo puder: quanto mais se cria esse hábito, mais a sua conta fica conhecida entre as pessoas e aumenta o seu branding;

Após seguir estas 5 dicas do post, basta ter persistência e não desistir do seu objetivo. Haverão dias de perdas de seguidores, assim como haverão dias de ganhos.

Quanto ganha um influenciador digital no Instagram?

De acordo com a plataforma digital Later, os ganhos no Instagram podem chegar a US$ 100 com patrocinadores, em uma conta de 5 a 10 mil seguidores. Tais ganhos podem se estender a US$ 10.000 caso os seguidores subam a 1 milhão ou mais.

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