Índice de conteúdo
Entenda como o programa de afiliados funciona, quais são as principais ferramentas de divulgação e como participar
O programa de afiliados surgiu a partir das oportunidades que a internet criou, e vem criando, para o empreendedorismo. Basicamente, um programa de afiliados é uma estratégia de marketing e vendas.
Por isso, o serviço liga as duas pontas de um processo de vendas: o produtor e o afiliado. Por conta disso, temos que:
Simule já o seu empréstimo online com a FinanZero: crédito pessoal com parcelamento em até 24 meses!
Basicamente, quando um afiliado se associa a um produtor, ele ganha um link para divulgar o produto ou serviço.
Esse link é exclusivo para o afiliado, já que ele possui um código que demonstra à plataforma de onde veio a venda. E, por isso, a comissão já é direcionada para o afiliado sem precisar passar por autorização do produtor.
Além disso, é importante ressaltar que normalmente produtores e afiliados procuram plataformas voltadas para esse serviço. Isso porque elas oferecem uma maior segurança e um serviço de gerenciamento do programa.
Por isso, nesse caso:
Basicamente, qualquer pessoa pode participar de um programa de afiliados. No entanto, normalmente, as plataformas não deixam menores de idades participarem.
Mas isso pode variar entre os locais, por isso, é importante checar quais são as regras da plataforma antes de se inscrever nos programas.
Além disso, é importante lembrar que para participar não é necessário ter um investimento inicial ou conhecimento técnico, basta se inscrever e divulgar o produto.
Teoricamente, existem 4 modelos de programa de afiliados. Dentre eles:
No entanto, é importante lembrar que cada modelo tem comissões diferentes.
Não existe uma regra para qual produto ou área podem estar em um programa de afiliados. Por isso, é possível criar materiais em diversos formatos: desde softwares, e-books, videoaulas, entre outros.
No Brasil existem inúmeras plataformas voltadas para o programa de afiliados. Mas dentre as mais conhecidas temos: Hotmart, Eduzz e Monetizze. A inscrição nas três é gratuita.
Para decidir qual se encaixa melhor no seu perfil, é necessário fazer uma pesquisa prévia sobre as vantagens e desvantagens de cada uma.
Há diversas formas de divulgar os produtos ou serviços do programa de afiliados. É importante lembrar que não existe uma regra para isso, a divulgação depende do perfil do afiliado, de suas estratégias e conhecimentos.
Dentre as formas de divulgação temos:
Além disso, é necessário entender se deseja fazer uma divulgação orgânica ou paga.
Basicamente, a divulgação orgânica é fazer com que os produtos e serviços chegam até os clientes de forma natural, isto é, sem ter que pagar para os mecanismos de busca.
Para isso, você precisa investir em marketing de conteúdo e saber trabalhar com algumas técnicas que ajudam a melhorar o posicionamento da página, como o SEO.
Além disso, para divulgar um produto de forma orgânica, você pode utilizar: posts em blogs, youtube e redes sociais.
Já a divulgação paga, como o próprio nome já diz, você precisa pagar pelo tráfego de clientes. Para isso, você pode utilizar o Google Ads ou Facebook Ads, por exemplo.
No entanto, é importante lembrar que cada plataforma tem suas estratégias e suas especificidades. Por isso, é importante entender como funcionam antes de começar a usar.
Por fim, ficou com mais alguma dúvida sobre programa de afiliados? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
Quero participar do programa de Afiliados. Como faço?
Sou a Ana Clara De Oliveira, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.