;
FinanzeroBlogCrédito

Como saber o saldo devedor do empréstimo consignado?

Como saber o saldo devedor do empréstimo consignado?

Compartilhe esse post:

O saldo devedor do empréstimo consignado pode ser consultado através do Portal Meu INSS e pelo Demonstrativo de Dívida Ativa.

O empréstimo consignado é considerado uma das principais modalidades de crédito voltado à pessoa física. Nele, as parcelas são descontadas diretamente do salário ou benefício do consumidor, até que a dívida seja integralmente quitada. Dessa forma, para solicitá-lo é necessário que o interessado possua renda fixa, logo, podem pedir o consignado:

  • trabalhadores em regime de contratação CLT;
  • servidores públicos federais, estaduais e municipais;
  • pensionistas e aposentados do INSS;
  • militares das Forças Armadas.

Após obtenção do crédito, que pode ser pago em até 60 meses, o cliente pode consultar a qualquer momento o saldo devedor, bem como optar pela antecipação da quitação do empréstimo, conforme explicaremos a seguir.

Qual é a renda mínima para conseguir um empréstimo consignado?

Como saber o saldo devedor do empréstimo consignado?

O saldo devedor é a quantia que ainda não foi paga do empréstimo, ou seja, o valor que o cliente precisa pagar à instituição financeira. Dessa forma, ao quitar as prestações, o consumidor diminui o saldo devedor. Sendo assim, para consultar qual é o saldo devedor, é preciso levar em consideração o perfil do cliente, pois enquanto os trabalhadores devem entrar em contato com a credora, os aposentados e pensionistas podem utilizar o Portal Meu INSS ou, se preferirem, contatar a instituição, também.

Extrato do INSS

Conforme mencionado, os aposentados e pensionistas do INSS podem consultar o saldo devedor do empréstimo consignado diretamente pelo Portal Meu INSS, assim, após realizar login através da cota gov.br, asta fazer o seguinte:

  • na tela inicial, passe o mouse na opção “Serviços”, disponível na parte superior;
  • clique em “Extratos/certidões/declarações e, em seguida, em “Extrato do empréstimo consignado”;
  • será apresentado o benefício recebido, clique nele;
  • na tela seguinte, será gerado um documento que apresenta o percentual livre da margem consignável e os valores das parcelas dos empréstimos ativos, bem como o saldo devedor.

Demonstrativo de Evolução da Dívida

O Demonstrativo de Evolução da Dívida (DED) funciona como um extrato detalhado da dívida e é fornecido pela própria instituição credora. Portanto, quem possui um ou mais contratos de empréstimo consignado vigente pode solicitar a emissão do DED ao banco, pois nele constará o andamento de pagamento da dívida e detalhes como:

  • número do contrato;
  • valor concedido;
  • número de parcelas já quitadas;
  • saldo devedor, isso é, quanto resta pagar;
  • taxas de juros aplicada;
  • Custo Efetivo Total, o CET;
  • prazo de pagamento.

Para obtê-lo basta entrar em contato com a instituição financeira, que por sua vez, é obrigada a fornecer o documento em até cinco dias úteis, a contar a partir do pedido.

Não consigo usar o cashback do Pagbank: o que fazer?

Posso antecipar o pagamento do empréstimo consignado?

Sim, o cliente que possui recursos financeiros suficientes pode antecipar o pagamento das parcelas e quitar o empréstimo consignado de uma vez. Inclusive, optar por essa operação pode ser vantajoso para o consumidor, pois ao amortizar uma dívida antes do prazo há a probabilidade do valor pago ser menor do que o acordado em contrato, já que o abatimento de alguns juros.

Como antecipar a quitação do consignado?

A quitação antecipada do empréstimo consignado não é considera burocrática, pois o cliente pode entrar em contato diretamente com a instituição financeira credora e manifestar o interesse em quitar a dívida. A partir daí, o banco possui até cinco dias úteis para emitir o boleto de pagamento e disponibilizá-lo ao consumidor. Neste documento haverá o valor total do empréstimo, o desconto aplicado referente ao pagamento antecipado, já que há o abatimento de juros, e o valor líquido a pagar.

Tem mais alguma dúvida sobre o saldo devedor do empréstimo consignado? Deixa nos comentários que a gente te ajuda. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Não consigo usar o cashback do Pagbank: o que fazer?

Cashback do Pagbank: como utilizar o saldo disponível, quais são as opções para os clientes e como ativar o pagamento pelo aplicativo.

Ler artigo completo

0 respostas para “Como saber o saldo devedor do empréstimo consignado?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo