FinanzeroBlogCrédito

Como saber o saldo devedor do empréstimo consignado?

Como saber o saldo devedor do empréstimo consignado?

Atualizado em: Quinta-feira, 02/06/2022 às 20h04
Compartilhe esse post:WhatsappFacebookLinkedInTwitter

Sinto muito, seu dispositivo não suporta leitura de texto

O saldo devedor do empréstimo consignado pode ser consultado através do Portal Meu INSS e pelo Demonstrativo de Dívida Ativa.

O empréstimo consignado é considerado uma das principais modalidades de crédito voltado à pessoa física. Nele, as parcelas são descontadas diretamente do salário ou benefício do consumidor, até que a dívida seja integralmente quitada. Dessa forma, para solicitá-lo é necessário que o interessado possua renda fixa, logo, podem pedir o consignado:

  • trabalhadores em regime de contratação CLT;
  • servidores públicos federais, estaduais e municipais;
  • pensionistas e aposentados do INSS;
  • militares das Forças Armadas.

Após obtenção do crédito, que pode ser pago em até 60 meses, o cliente pode consultar a qualquer momento o saldo devedor, bem como optar pela antecipação da quitação do empréstimo, conforme explicaremos a seguir.

Qual é a renda mínima para conseguir um empréstimo consignado?

Como saber o saldo devedor do empréstimo consignado?

O saldo devedor é a quantia que ainda não foi paga do empréstimo, ou seja, o valor que o cliente precisa pagar à instituição financeira. Dessa forma, ao quitar as prestações, o consumidor diminui o saldo devedor. Sendo assim, para consultar qual é o saldo devedor, é preciso levar em consideração o perfil do cliente, pois enquanto os trabalhadores devem entrar em contato com a credora, os aposentados e pensionistas podem utilizar o Portal Meu INSS ou, se preferirem, contatar a instituição, também.

Extrato do INSS

Conforme mencionado, os aposentados e pensionistas do INSS podem consultar o saldo devedor do empréstimo consignado diretamente pelo Portal Meu INSS, assim, após realizar login através da cota gov.br, asta fazer o seguinte:

  • na tela inicial, passe o mouse na opção “Serviços”, disponível na parte superior;
  • clique em “Extratos/certidões/declarações e, em seguida, em “Extrato do empréstimo consignado”;
  • será apresentado o benefício recebido, clique nele;
  • na tela seguinte, será gerado um documento que apresenta o percentual livre da margem consignável e os valores das parcelas dos empréstimos ativos, bem como o saldo devedor.

Demonstrativo de Evolução da Dívida

O Demonstrativo de Evolução da Dívida (DED) funciona como um extrato detalhado da dívida e é fornecido pela própria instituição credora. Portanto, quem possui um ou mais contratos de empréstimo consignado vigente pode solicitar a emissão do DED ao banco, pois nele constará o andamento de pagamento da dívida e detalhes como:

  • número do contrato;
  • valor concedido;
  • número de parcelas já quitadas;
  • saldo devedor, isso é, quanto resta pagar;
  • taxas de juros aplicada;
  • Custo Efetivo Total, o CET;
  • prazo de pagamento.

Para obtê-lo basta entrar em contato com a instituição financeira, que por sua vez, é obrigada a fornecer o documento em até cinco dias úteis, a contar a partir do pedido.

Não consigo usar o cashback do Pagbank: o que fazer?

Posso antecipar o pagamento do empréstimo consignado?

Sim, o cliente que possui recursos financeiros suficientes pode antecipar o pagamento das parcelas e quitar o empréstimo consignado de uma vez. Inclusive, optar por essa operação pode ser vantajoso para o consumidor, pois ao amortizar uma dívida antes do prazo há a probabilidade do valor pago ser menor do que o acordado em contrato, já que o abatimento de alguns juros.

Como antecipar a quitação do consignado?

A quitação antecipada do empréstimo consignado não é considera burocrática, pois o cliente pode entrar em contato diretamente com a instituição financeira credora e manifestar o interesse em quitar a dívida. A partir daí, o banco possui até cinco dias úteis para emitir o boleto de pagamento e disponibilizá-lo ao consumidor. Neste documento haverá o valor total do empréstimo, o desconto aplicado referente ao pagamento antecipado, já que há o abatimento de juros, e o valor líquido a pagar.

Tem mais alguma dúvida sobre o saldo devedor do empréstimo consignado? Deixa nos comentários que a gente te ajuda. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Não consigo usar o cashback do Pagbank: o que fazer?

Quais são as opções para receber o cashback do Pagbank?Passo a passo […]

Ler artigo completo

respostas para “Como saber o saldo devedor do empréstimo consignado?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Navegue por:

    Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
    PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
    Solicite seu empréstimo