Índice de conteúdo
O saldo devedor do empréstimo consignado pode ser consultado através do Portal Meu INSS e pelo Demonstrativo de Dívida Ativa.
O empréstimo consignado é considerado uma das principais modalidades de crédito voltado à pessoa física. Nele, as parcelas são descontadas diretamente do salário ou benefício do consumidor, até que a dívida seja integralmente quitada. Dessa forma, para solicitá-lo é necessário que o interessado possua renda fixa, logo, podem pedir o consignado:
Após obtenção do crédito, que pode ser pago em até 60 meses, o cliente pode consultar a qualquer momento o saldo devedor, bem como optar pela antecipação da quitação do empréstimo, conforme explicaremos a seguir.
Qual é a renda mínima para conseguir um empréstimo consignado?
O saldo devedor é a quantia que ainda não foi paga do empréstimo, ou seja, o valor que o cliente precisa pagar à instituição financeira. Dessa forma, ao quitar as prestações, o consumidor diminui o saldo devedor. Sendo assim, para consultar qual é o saldo devedor, é preciso levar em consideração o perfil do cliente, pois enquanto os trabalhadores devem entrar em contato com a credora, os aposentados e pensionistas podem utilizar o Portal Meu INSS ou, se preferirem, contatar a instituição, também.
Conforme mencionado, os aposentados e pensionistas do INSS podem consultar o saldo devedor do empréstimo consignado diretamente pelo Portal Meu INSS, assim, após realizar login através da cota gov.br, asta fazer o seguinte:
O Demonstrativo de Evolução da Dívida (DED) funciona como um extrato detalhado da dívida e é fornecido pela própria instituição credora. Portanto, quem possui um ou mais contratos de empréstimo consignado vigente pode solicitar a emissão do DED ao banco, pois nele constará o andamento de pagamento da dívida e detalhes como:
Para obtê-lo basta entrar em contato com a instituição financeira, que por sua vez, é obrigada a fornecer o documento em até cinco dias úteis, a contar a partir do pedido.
Não consigo usar o cashback do Pagbank: o que fazer?
Sim, o cliente que possui recursos financeiros suficientes pode antecipar o pagamento das parcelas e quitar o empréstimo consignado de uma vez. Inclusive, optar por essa operação pode ser vantajoso para o consumidor, pois ao amortizar uma dívida antes do prazo há a probabilidade do valor pago ser menor do que o acordado em contrato, já que o abatimento de alguns juros.
A quitação antecipada do empréstimo consignado não é considera burocrática, pois o cliente pode entrar em contato diretamente com a instituição financeira credora e manifestar o interesse em quitar a dívida. A partir daí, o banco possui até cinco dias úteis para emitir o boleto de pagamento e disponibilizá-lo ao consumidor. Neste documento haverá o valor total do empréstimo, o desconto aplicado referente ao pagamento antecipado, já que há o abatimento de juros, e o valor líquido a pagar.
Tem mais alguma dúvida sobre o saldo devedor do empréstimo consignado? Deixa nos comentários que a gente te ajuda. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios