;
FinanzeroBlogCrédito

Como tirar negativação indevida do SPC e Serasa?

Como tirar negativação indevida do SPC e Serasa?

Compartilhe esse post:

Ter uma negativação no nome pode complicar a vida do brasileiro em vários aspectos; confira como limpar seu nome nos órgãos de crédito

O primeiro passa para quem teve uma negativação indevida é tentar entender a situação e dialogar com a suposta credora. Por isso, é preciso ter em mãos todas as informações que comprovem que a pessoa não contraiu aquela dívida.

Simule já o seu empréstimo online com a FinanZero: crédito pessoal com parcelamento em até 24 meses!

Além disso, é importante entrar em contato com os birôs de crédito, a partir de uma formalização do pedido de exclusão da negativação indevida. Para isso, é necessário apresentar cópia dos seguintes documentos:

  • RG;
  • CPF;
  • Boletim de ocorrência assinado pelo delegado ou investigador;
  • Declaração explicando a situação e solicitando a exclusão da negativação – além disso, nesse documento é necessário colocar nome, endereço, telefone e números de RG e CPF.

Mas é importante lembrar que todas as cópias dos documentos devem estar autenticadas e com firma reconhecida.

Glossário: o que é um birô de crédito?
Basicamente, um birô de crédito é um banco de dados com informações de crédito dos consumidores, principalmente sobre o pagamento de contas. Além disso, o principal uso deles é na análise de crédito.

Quais acontece se eu ficar negativado no SPC e Serasa?

A principal consequência de ter uma negativação é a dificuldade em conseguir produtos financeiros, isto é, cartão de crédito, financiamento para a casa própria ou até mesmo problemas para comprar algo simples do dia a dia.

Além disso, também existem outros efeitos disso:

  • Score pode cair;
  • Dificuldades em comprar a prazo via carnê;
  • Dificuldade para alugar um imóvel;
  • Por fim, muitos bancos optam por cancelar alguns serviços para essas pessoas.

O que é score? Prejudica quem está negativado?

O score é uma pontuação de 0 a 1000 que classifica o perfil de consumidor e de pagador dos brasileiros. Por isso:

  • Quanto mais perto de 1000 melhor o score e as chances de o cliente ficar em dia com uma conta são maiores;
  • Mas quanto mais perto de 0, pior o score, e por isso, as chances de a pessoa não pagar uma dívida são maiores.

Além de definir esse ponto do consumidor, o score é um dos itens examinados durante uma análise de crédito. Por isso, quem tem uma restrição no CPF pode ter mais dificuldade para conseguir um produto financeiro.

Posso pedir um empréstimo mesmo estando negativado?

Sim! Estar negativado não impede que uma pessoa solicite um empréstimo, ou qualquer produto financeiro. Além disso, basicamente todas as linhas de crédito estão à disposição desse perfil de cliente.

No entanto, como dito anteriormente, uma pessoa com restrição no CPF pode ter maiores dificuldades para conseguir um produto financeiro.

Saiba mais em – Quais são os tipos de empréstimo para negativado?

Negativado, CPF com restrição e nome sujo: qual a diferença?

Em resumo, não existe uma diferença entre esses termos. Isso porque os três são usados para classificar um perfil de cliente: o inadimplente.

Por isso, estar negativado, ter uma restrição no CPF ou estar com o nome sujo, significa que o cliente tem uma dívida ativa cadastrada nos órgãos de proteção ao crédito.

Paguei minha dívida e meu nome continua com negativação. E agora?

De acordo com a Serasa, o cliente precisa aguardar o período de oito dias úteis após o pagamento da dívida para seu nome sair da base.

Mas caso isso não aconteça, é importante entrar em contato com a empresa credora e solicitar um pedido de exclusão do nome no birô de crédito.

Depois de cinco anos, minha dívida some?

Não! Isso é um mito. Isso porque após cinco anos com a restrição no CPF, o nome do cliente volta a ficar limpo. No entanto, a dívida não deixa de existir. Por isso, a empresa pode cobrar a pessoa na Justiça, isto é, com um processo judicial.

Além disso, ficou com mais alguma dúvida sobre negativação indevida? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Sampa Week: como aproveitar as promoções?

Sampa week é a semana de promoções do município de São Paulo, confira as lojas […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Como tirar negativação indevida do SPC e Serasa?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo