Ter uma negativação no nome pode complicar a vida do brasileiro em vários aspectos; confira como limpar seu nome nos órgãos de crédito

O primeiro passa para quem teve uma negativação indevida é tentar entender a situação e dialogar com a suposta credora. Por isso, é preciso ter em mãos todas as informações que comprovem que a pessoa não contraiu aquela dívida.

Está negativado? Precisa de dinheiro para liquidar as contas? Clique aqui e peça já um empréstimo com as melhores taxas do mercado!

Além disso, é importante entrar em contato com os birôs de crédito, a partir de uma formalização do pedido de exclusão da negativação indevida. Para isso, é necessário apresentar cópia dos seguintes documentos:

  • RG;
  • CPF;
  • Boletim de ocorrência assinado pelo delegado ou investigador;
  • Declaração explicando a situação e solicitando a exclusão da negativação – além disso, nesse documento é necessário colocar nome, endereço, telefone e números de RG e CPF.

Mas é importante lembrar que todas as cópias dos documentos devem estar autenticadas e com firma reconhecida.

Glossário: o que é um birô de crédito?
Basicamente, um birô de crédito é um banco de dados com informações de crédito dos consumidores, principalmente sobre o pagamento de contas. Além disso, o principal uso deles é na análise de crédito.

Confira – CPF com restrição? Simule um empréstimo para negativado e receba até 10 ofertas

Quais acontece se eu ficar negativado no SPC e Serasa?

A principal consequência de ter uma negativação é a dificuldade em conseguir produtos financeiros, isto é, cartão de crédito, financiamento para a casa própria ou até mesmo problemas para comprar algo simples do dia a dia.

Por isso, não perca tempo – peça já seu empréstimo com taxas de juros baixas para sair da negativação!

Além disso, também existem outros efeitos disso:

  • Score pode cair;
  • Dificuldades em comprar a prazo via carnê;
  • Dificuldade para alugar um imóvel;
  • Por fim, muitos bancos optam por cancelar alguns serviços para essas pessoas.

O que é score? Prejudica quem está negativado?

O score é uma pontuação de 0 a 1000 que classifica o perfil de consumidor e de pagador dos brasileiros. Por isso:

  • Quanto mais perto de 1000 melhor o score e as chances de o cliente ficar em dia com uma conta são maiores;
  • Mas quanto mais perto de 0, pior o score, e por isso, as chances de a pessoa não pagar uma dívida são maiores.

Além de definir esse ponto do consumidor, o score é um dos itens examinados durante uma análise de crédito. Por isso, quem tem uma restrição no CPF pode ter mais dificuldade para conseguir um produto financeiro.

Posso pedir um empréstimo mesmo estando negativado?

Sim! Estar negativado não impede que uma pessoa solicite um empréstimo, ou qualquer produto financeiro. Além disso, basicamente todas as linhas de crédito estão à disposição desse perfil de cliente.

No entanto, como dito anteriormente, uma pessoa com restrição no CPF pode ter maiores dificuldades para conseguir um produto financeiro.

Saiba mais em – Quais são os tipos de empréstimo para negativado?

Negativado, CPF com restrição e nome sujo: qual a diferença?

Em resumo, não existe uma diferença entre esses termos. Isso porque os três são usados para classificar um perfil de cliente: o inadimplente.

Por isso, estar negativado, ter uma restrição no CPF ou estar com o nome sujo, significa que o cliente tem uma dívida ativa cadastrada nos órgãos de proteção ao crédito.

Paguei minha dívida e meu nome continua com negativação. E agora?

De acordo com a Serasa, o cliente precisa aguardar o período de oito dias úteis após o pagamento da dívida para seu nome sair da base.

Mas caso isso não aconteça, é importante entrar em contato com a empresa credora e solicitar um pedido de exclusão do nome no birô de crédito.

Depois de cinco anos, minha dívida some?

Não! Isso é um mito. Isso porque após cinco anos com a restrição no CPF, o nome do cliente volta a ficar limpo. No entanto, a dívida não deixa de existir. Por isso, a empresa pode cobrar a pessoa na Justiça, isto é, com um processo judicial.

Então, bora sair da restrição? Aqui com a FinanZero você acessa o empréstimo que precisa sem sair de casa e ainda consegue limpar o nome rapidinho! Veja mais!

Além disso, ficou com mais alguma dúvida sobre negativação indevida? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.