Atenção: Não exigimos nenhum depósito ou pagamento para análise ou liberação de crédito.
FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Como utilizar os créditos da NF paulista no IPVA?

Como utilizar os créditos da NF paulista no IPVA?

Compartilhe esse post:

Os créditos da NF Paulista devem ser resgatados dentro do prazo de doze meses após a liberação, e pode ser usado no abatimento do IPVA ou depositado em conta corrente ou poupança.

Criada em 2007, a Nota Fiscal Paulista é uma iniciativa do estado de São Paulo e integra o Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal. O objetivo é incentivar os consumidores a registrarem o CPF ou CNPJ na nota durante o pagamento de um produto ou serviço e, com isso, diminuir a sonegação fiscal das empresas.

Como forma de “recompensa”, o consumidor pode receber de volta até 30% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) recolhido pelos estabelecimentos. A devolução, por sua vez, é feita através de créditos que podem ser resgatados em dinheiro ou abatidos do valor do IPVA.

De acordo com a Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo (Sefaz), em 2022 foram liberados mais de R$175 milhões em créditos aos consumidores pessoa física.

Empréstimo para quitar dívidas vale a pena?

Como se cadastrar na Nota Fiscal Paulista?

Para começar a acumular créditos através da Nota Fiscal Paulista não é preciso se cadastrar, basta informar o CPF ou CNPJ no momento de pagamento. Contudo, para ter direito ao resgate da quantia ou abatimento no IPVA, é necessário realizar o cadastro, conforme mostramos a seguir.

Cadastro NF Paulista para pessoa física

Para ter acesso aos créditos como pessoa física, o consumidor deve fazer o seguinte:

  • acesse o sistema da Nota Fiscal Paulista e clique em “Cadastro Pessoa Física”, disponível abaixo do campo para login;
  • na tela seguinte, informe o CPF, data de nascimento e nome completo da mãe, sem acentos;
  • clique em “Não sou um robô” e depois em “Avançar”;
  • então, será preciso preencher o formulário com nome completo, endereço, telefone para contato e e-mail. Por fim, aceite os termos de uso e crie uma senha que deve conter, pelo menos, oito caracteres, além de uma letra minúscula, uma maiúscula e um número.

Então, após concluir o cadastro, o portal redireciona o usuário para a página inicial de login, em que basta informar o CPF e a senha cadastrada para ter acesso ao sistema da NF Paulista.

Cadastro NF Paulista para pessoa jurídica

O cadastro na NF Paulista para pessoa jurídica é similar ao de pessoa física, portanto, é so fazer o seguinte:

  • acesse o sistema da Nota Fiscal Paulista e clique em “Cadastro Pessoa Jurídica”, disponível abaixo do campo para login;
  • na tela seguinte, informe o CNPJ e nome da empresa, além do do CPF do representante legal;
  • clique em “Não sou um robô” e depois em “Avançar”;
  • em seguida será necessário preencher um formulário com razão social, endereço completo, telefone e e-mail para contato. Além disso, é solicitado o cadastro de uma senha e de uma frase de segurança, que será enviada em todos os e-mails referentes à NF Paulista, a fim de garantir a veracidade das informações.

Após concluído o cadastro, o portal redireciona para a página inicial de login, em que é só informar o CNPJ e senha cadastrados.

Como conseguir um empréstimo de R$500?

Como ver o saldo da NF Paulista?

Para consultar o saldo da NF Paulista é necessário fazer login no sistema com o CPF/CNPJ e senha previamente cadastrados. Então, na tela inicial, clique em “Conta corrente”, disponível na parte superior da tela, e selecione a opção “Utilizar créditos”. Em seguida, escolha entre as opções apresentadas, que serão “Crédito em conta corrente”, “Crédito em conta poupança” e “Quitação ou abatimento no valor do IPVA”.

Ao optar por uma delas, será mostrado o saldo disponível, então, o consumidor pode concluir a operação de resgate ou clicar em “Cancelar” para sair da tela em questão.

Como utilizar os créditos da NF Paulista no IPVA?

Para resgatar os créditos e realizar o abatimento no IPVA, o consumidor pode utilizar o site Nota Fiscal Paulista. Para facilitar, mostramos um passo a passo:

  • acesse o sistema NF Paulista e faça login com CPF/CNPJ e senha;
  • na tela inicial, clique em “Conta corrente”, disponível na parte superior da tela, e selecione a opção “Utilizar créditos”;
  • então, escolha a opção “Quitação ou abatimento no valor do IPVA”;
  • na tela seguinte, informe o número do Renavam e clique em “Confirmar”;
  • informe quanto deseja utilizar dos créditos disponíveis para abatimento e conclua a operação.

Vale lembrar que a opção de utilização dos créditos no IPVA está disponível somente em outubro, para abatimento da cobrança do ano seguinte. Além disso, o carro deve estar no nome do consumidor que está resgatando os créditos.

Golpes de empréstimo pelo WhatsApp: descubra quais são os mais comuns

Quanto tempo o crédito da NF Paulista fica disponível?

Anteriormente era possível resgatar os créditos dos últimos cinco anos, contudo, desde outubro de 2020, quando entrou em vigor a Lei n°17.293, o consumidor terá o prazo de até um ano para utilizar os créditos, contados a partir da data em que foram liberados. Passado esse período, a quantia será cancelada e, consequentemente, não será possível resgatá-la.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, //FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Afinal, fazer empréstimo em nome de idoso crime?

Empréstimo em nome de idoso: saiba mais detalhes sobre essa prática, se ela é criminosa e o que acontece com quem a faz.

Ler artigo completo

0 respostas para “Como utilizar os créditos da NF paulista no IPVA?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasSimule seu empréstimoMais ValorViaCerta – BankingSuhai – seu veículo protegidoMinuto Seguros – protegendo o seu autoKlubi – Consórcio OnlineKoin – Pague parcelado as suas comprasGalleria Bank – Empréstimo com garantia de imóvelFlow – Empréstimo com garantia de imóvelRegularizzando – Refinanciamento de ImóvelZapay – Refinanciamento de Veículo OnlineSmpCred – Empréstimo Pessoal OnlineCP Assessoria – Refinanciamento de Imóvel OnlineConsiga EmpréstimosCompare em Casa – SegurosZili Cred – Refinanciamento de Imóvel OnlineC6 Bank – Empréstimo Consignado e Cartão de créditoFacio – Empréstimo Pessoal OnlineTermos e condições de usoTermos e condições de usoTermos e condições de usoTermos e condições de usoEmpréstimo Pessoal OnlineMy Place Office_heMy Place Office_refinMy Place OfficeTermos e condições de usoRevenda de ConsórciosZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúde
Solicite seu empréstimo