;
FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Como utilizar os créditos da NF paulista no IPVA?

Como utilizar os créditos da NF paulista no IPVA?

Compartilhe esse post:

Os créditos da NF Paulista devem ser resgatados dentro do prazo de doze meses após a liberação, e pode ser usado no abatimento do IPVA ou depositado em conta corrente ou poupança.

Criada em 2007, a Nota Fiscal Paulista é uma iniciativa do estado de São Paulo e integra o Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal. O objetivo é incentivar os consumidores a registrarem o CPF ou CNPJ na nota durante o pagamento de um produto ou serviço e, com isso, diminuir a sonegação fiscal das empresas.

Como forma de “recompensa”, o consumidor pode receber de volta até 30% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) recolhido pelos estabelecimentos. A devolução, por sua vez, é feita através de créditos que podem ser resgatados em dinheiro ou abatidos do valor do IPVA.

De acordo com a Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo (Sefaz), em 2022 foram liberados mais de R$175 milhões em créditos aos consumidores pessoa física.

Empréstimo para quitar dívidas vale a pena?

Como se cadastrar na Nota Fiscal Paulista?

Para começar a acumular créditos através da Nota Fiscal Paulista não é preciso se cadastrar, basta informar o CPF ou CNPJ no momento de pagamento. Contudo, para ter direito ao resgate da quantia ou abatimento no IPVA, é necessário realizar o cadastro, conforme mostramos a seguir.

Cadastro NF Paulista para pessoa física

Para ter acesso aos créditos como pessoa física, o consumidor deve fazer o seguinte:

  • acesse o sistema da Nota Fiscal Paulista e clique em “Cadastro Pessoa Física”, disponível abaixo do campo para login;
  • na tela seguinte, informe o CPF, data de nascimento e nome completo da mãe, sem acentos;
  • clique em “Não sou um robô” e depois em “Avançar”;
  • então, será preciso preencher o formulário com nome completo, endereço, telefone para contato e e-mail. Por fim, aceite os termos de uso e crie uma senha que deve conter, pelo menos, oito caracteres, além de uma letra minúscula, uma maiúscula e um número.

Então, após concluir o cadastro, o portal redireciona o usuário para a página inicial de login, em que basta informar o CPF e a senha cadastrada para ter acesso ao sistema da NF Paulista.

Cadastro NF Paulista para pessoa jurídica

O cadastro na NF Paulista para pessoa jurídica é similar ao de pessoa física, portanto, é so fazer o seguinte:

  • acesse o sistema da Nota Fiscal Paulista e clique em “Cadastro Pessoa Jurídica”, disponível abaixo do campo para login;
  • na tela seguinte, informe o CNPJ e nome da empresa, além do do CPF do representante legal;
  • clique em “Não sou um robô” e depois em “Avançar”;
  • em seguida será necessário preencher um formulário com razão social, endereço completo, telefone e e-mail para contato. Além disso, é solicitado o cadastro de uma senha e de uma frase de segurança, que será enviada em todos os e-mails referentes à NF Paulista, a fim de garantir a veracidade das informações.

Após concluído o cadastro, o portal redireciona para a página inicial de login, em que é só informar o CNPJ e senha cadastrados.

Como conseguir um empréstimo de R$500?

Como ver o saldo da NF Paulista?

Para consultar o saldo da NF Paulista é necessário fazer login no sistema com o CPF/CNPJ e senha previamente cadastrados. Então, na tela inicial, clique em “Conta corrente”, disponível na parte superior da tela, e selecione a opção “Utilizar créditos”. Em seguida, escolha entre as opções apresentadas, que serão “Crédito em conta corrente”, “Crédito em conta poupança” e “Quitação ou abatimento no valor do IPVA”.

Ao optar por uma delas, será mostrado o saldo disponível, então, o consumidor pode concluir a operação de resgate ou clicar em “Cancelar” para sair da tela em questão.

Como utilizar os créditos da NF Paulista no IPVA?

Para resgatar os créditos e realizar o abatimento no IPVA, o consumidor pode utilizar o site Nota Fiscal Paulista. Para facilitar, mostramos um passo a passo:

  • acesse o sistema NF Paulista e faça login com CPF/CNPJ e senha;
  • na tela inicial, clique em “Conta corrente”, disponível na parte superior da tela, e selecione a opção “Utilizar créditos”;
  • então, escolha a opção “Quitação ou abatimento no valor do IPVA”;
  • na tela seguinte, informe o número do Renavam e clique em “Confirmar”;
  • informe quanto deseja utilizar dos créditos disponíveis para abatimento e conclua a operação.

Vale lembrar que a opção de utilização dos créditos no IPVA está disponível somente em outubro, para abatimento da cobrança do ano seguinte. Além disso, o carro deve estar no nome do consumidor que está resgatando os créditos.

Golpes de empréstimo pelo WhatsApp: descubra quais são os mais comuns

Quanto tempo o crédito da NF Paulista fica disponível?

Anteriormente era possível resgatar os créditos dos últimos cinco anos, contudo, desde outubro de 2020, quando entrou em vigor a Lei n°17.293, o consumidor terá o prazo de até um ano para utilizar os créditos, contados a partir da data em que foram liberados. Passado esse período, a quantia será cancelada e, consequentemente, não será possível resgatá-la.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, //FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Afinal, fazer empréstimo em nome de idoso crime?

Empréstimo em nome de idoso: saiba mais detalhes sobre essa prática, se ela é criminosa e o que acontece com quem a faz.

Ler artigo completo

0 respostas para “Como utilizar os créditos da NF paulista no IPVA?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo