FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Como vender um carro financiado?

Como vender um carro financiado?

Compartilhe esse post:

Saiba se é possível vender um carro financiado e como funciona

Nem todo mundo sabe, mas é possível sim vender um carro financiado. Essa é uma opção para quem precisa de dinheiro extra ou deseja trocar de veículo. Seja qual for o motivo, essa é uma possibilidade real.

Pensando nisso, neste post, mostraremos como a venda funciona e quais são os passos que você precisa seguir. Para saber mais, continue a leitura!

Qual é o melhor mês para dar lance em consórcio?

Quais são as formas de vender um carro financiado?

Muitas pessoas recorrem ao financiamento quando querem fazer a aquisição de veículo. Afinal de contas, essa é a principal alternativa para quem não tem dinheiro para comprá-lo à vista.

Quando compra o automóvel dessa forma, o usuário fica com o bem alienado. Sendo liberado apenas com o fim do pagamento de todas as parcelas. Mas como citamos anteriormente, é possível vender o veículo mesmo nesse período. Veja como:

Transferência do carro e das parcelas

Uma faz maneiras de vender um carro financiado é fazendo a transferência para outra pessoa. Mas isso significa que o valor em aberto também precisa ser assumido pelo comprador.

Em resumo, ambos os envolvidos na negociação precisam ir até o banco responsável pelo financiamento. Lá, uma análise de crédito é realizada para saber se o novo proprietário será aprovado ou não.

Se houver a aprovação, a transferência é feita como se fosse um financiamento novo.

Vale ressaltar que esse processo pode ter cobrança de taxas, independentemente do resultado da análise de crédito.

Venda com pagamento à vista

Outra possibilidade para vender um carro financiado é por meio de pagamento à vista. Isso significa que o comprador paga o valor integral ao vendedor, que usa o dinheiro para quitar o financiamento.

Ao pagar as parcelas restantes de uma só vez, é possível conseguir um desconto junto ao banco. Assim, uma negociação pode ser feita com a instituição com o intuito de aumentar o valor do abatimento.

A grande vantagem para o comprador é a de receber o veículo já quitado, não precisando se preocupar com as prestações do financiamento. Mas é muito importante verificar toda a documentação para evitar problemas no futuro.

Vale a pena vender um carro financiado?

A negociação pode ser válida e benéfica tanto para o vendedor quanto para o comprador. Mas para que isso aconteça, é necessário que os devidos cuidados sejam tomados em todo o processo.

A maioria das pessoas resolve passar para frente o veículo financiado quando precisam de dinheiro com certa urgência, seja para quitar dívidas, fazer uma viagem, entre outros.

Uma das vantagens de vender um carro financiado acontece quando o proprietário está endividado e não consegue mais pagar as parcelas. Assim, essa se torna uma forma de se livrar da dívida.

Como conseguir empréstimo para capital de giro?

O que fazer antes de vender um veículo financiado?

Se você decidiu vender seu veículo com o financiamento em aberto, saiba que o ideal é seguir alguns passos para que tudo aconteça da melhor maneira possível. Veja o que fazer antes de fechar negócio:

Conheça todos os valores

Antes de anunciar a venda do automóvel, é imprescindível conferir o saldo em aberto do financiamento. Afinal, você precisa negociá-lo por um valor que não permita que tenha prejuízo.

Por isso, é essencial saber a taxa de juros do restante do financiamento, além dos impostos que incidem sobre o valor do bem.

Outro fator relevante é identificar se o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) está em dia e se há multas de trânsito em aberto. O licenciamento também deve estar regularizado se você realmente quiser encontrar um comprador interessado.

Documentos em dia

Para que nenhum dos envolvidos tenha problemas com a venda do veículo, os documentos devem estar em dia. Isso significa que é necessário consultar o histórico por meio do site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Outro ponto que deve ser verificado é o Gravame, um dado importante com relação à alienação do veículo. Essa informação pode ser vista pelo Sistema Nacional de Gravames (SNG), também no Detran.

Veja todas as pendências

Para vender um carro financiado é imprescindível que não haja pendências. Isso significa que o IPVA e licenciamento devem estar em dia.

O licenciamento só pode ser feito se não houver multas de trânsito em aberto. Por isso, antes de colocar o automóvel à venda, verifique se há algo que não esteja regularizado.

Faça a transferência

Se você anunciou e conseguiu vender um carro financiado, saiba que o passo seguinte consiste em fazer a transferência do bem ao novo proprietário. Essa é uma etapa imprescindível para que a negociação esteja completa.

O processo deve ser feito em cartório e o ideal é evitar os chamados ‘contratos de gaveta’. A transferência é importante para evitar que o antigo dono do veículo passe por problemas com multas e demais pendências que possam surgir.

Entenda o que é a Licença-maternidade e confira um guia completo sobre o tema

Passo a passo para fazer a transferência de veículo

Se você fez a venda do veículo e precisa fazer a transferência, veja abaixo o passo a passo:

  1. Verifique se existem pendências no automóvel vendido. Isso pode ser feito diretamente no site do Detran;
  2. Com tudo certo, faça o preenchimento do recibo de compra e venda, que é essencial para oficializar a transação;
  3. Em seguida, o comprador e o vendedor devem ir até o cartório para fazer o reconhecimento de firma das assinaturas do CRV;
  4. Vá até uma unidade do Detran do estado onde o veículo está registrado e faça o pagamento da taxa de transferência;
  5. Efetue uma vistoria do veículo em uma empresa regularizada e autorizada pelo Detran;
  6. Apresente no Detran os seguintes documentos: laudo de vistoria, CRLV, CRV, formulário do Renavam, RG e CPF dos envolvidos na negociação;
  7. Por fim, faça o requerimento de transferência e aguarde.

Você tem mais alguma dúvida sobre como vender um veículo financiado? Caso tenha, deixe aqui seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero

Próximo artigo

Qual é o melhor mês para dar lance em consórcio?

Saiba como funciona o lance em consórcio e qual o mês ideal para tentar a contemplação com a carta de credito. Acompanhe!

Ler artigo completo

0 respostas para “Como vender um carro financiado?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo