;
FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Compensação bancária: quais são os tipos e como funciona?

Compensação bancária: quais são os tipos e como funciona?

Compartilhe esse post:

Saiba o que é compensação bancária, como funciona, seu prazo e os tipos disponíveis

Você já ouviu falar de compensação bancária? Provavelmente sim. Afinal, sempre que vamos pagar algumas contas, esse termo pode surgir.

Pensando nessa questão, nesse artigo, falaremos mais sobre esse assunto, explicando o que significa e como funciona. Acompanhe:

Aprenda a usar o Whatsapp Business para potencializar suas vendas

O que é compensação bancária?

Compensação bancária é o termo utilizado para representar o tempo que demora para uma quantia depositada ou transferida cair em uma conta. Esse processo é válido para qualquer tipo de conta, seja ela corrente ou poupança.

Vamos a um exemplo prático: você contratou o serviço de um encanador e fez o pagamento por meio de transferência bancária. Essa transação tem um certo período para ser finalizada, assim, até que o dinheiro fique disponível na conta do profissional, significa que ele está em compensação bancária.

Esse processo ocorre em diversos tipos de operações monetárias, desde que sejam mediadas por instituições financeiras. Em resumo, essa expressão tem a ver com o tempo que um banco leva para analisar e confirmar um determinado pagamento.

Cada tipo de transação tem seu prazo para ser efetivada, podendo ser de dias, horas ou minutos.

Economia doméstica: aprenda a deixar em dia as finanças do lar

Como a compensação bancária funciona?

O processo de compensação bancária é muito importante, mas não é complexo. Veja:

  1. O cliente faz uma determinada operação em uma instituição financeira, sendo um DOC, Ted, Pix ou um depósito;
  2. Em seguida, o banco passa a checar alguns dados, como o valor da transação, natureza do pagamento, informações do pagador e do recebedor, entre outros.
  3. Se tudo estiver correto, a instituição faz a autenticação da operação e repassa o valor para a conta bancária do recebedor.

A grande questão é que, em alguns casos, pode ocorrer algum erro. Nesse caso, pode ser algo simples ou até mesmo uma suspeita de fraude. Nessa situação, o banco invalida a transação e faz a devolução da quantia para a conta de origem.

Esse processo tem ficado cada vez mais rápido, principalmente com a chegada do Pix. Mas é preciso ressaltar que, tudo vai depender do tipo de operação realizada. Afinal, cada uma delas tem um prazo estipulado para acontecer. O intuito é manter as contas dos pagadores em segurança e permitir que as operações sejam feitas com cuidado.

Como fazer um jantar para o dia dos namorados sem estourar o orçamento?

Qual o prazo de uma compensação bancária?

O prazo que uma compensação bancária tem é uma das principais dúvidas entre os consumidores. Mas a verdade é que isso é relativo, pois vai depender do tipo de operação realizada.

Além disso, toda e qualquer transação, precisa seguir algumas normas, estipuladas pelo Sistema de Pagamentos Brasileiro.

A checagem dos dados em uma operação financeira acontece por estar precisa em lei. Dessa forma, podemos afirmar que não se trata de uma regra criada pelos bancos.

Em resumo, o tempo que uma compensação bancária tem vai de acordo com o valor, tipo de operação, tipo de conta, entre outros.

6 dicas de presentes para o Dia dos Namorados para quem quer impressionar

Quais são os tipos de compensação?

Para que você possa compreender melhor sobre o que é compensação bancária e como ela funciona, veja os tipos disponíveis:

TED

Essa é a sigla para Transferência Eletrônica Disponível, ou seja, estamos falando de um tipo de transferência bancária. Ela pode ser feita entre contas de mesma titularidade ou não.

Sua compensação acontece em poucos minutos, desde que seja feita dentro do horário comercial da instituição financeira. Caso seja feita fora desse tempo, sua compensação acontece no dia útil seguinte à operação.

Lembrando que cada banco tem seu horário comercial estipulado. Sendo assim, fique atento na hora de realizar uma TED.

 DOC

DOC significa Documento de Ordem de Crédito e também é um tipo de transferência. Seu diferencial é que seu valor máximo é de R$4.999,99.

Sua compensação bancária leva mais tempo, mas essa operação é muito procurada quando é preciso transferir valores para bancos distintos. Isso porque sua tarifa fica menor nesse caso.

A quantia pode cair na conta do recebedor após um dia útil, mas pode demorar mais se o pagamento for feito em feriados ou finais de semana, chegando aos 2 dias úteis.

Boletos

Esse é um documento emitido por bancos ou empresas autorizadas para a cobrança de um determinado serviço ou produto.

Sua compensação pode ser um pouco mais demorada, em alguns casos pode chegar aos 3 dias úteis.

Depósitos bancários

O depósito acontece quando alguém pega um valor em dinheiro e deposita na conta de outra pessoa ou de uma empresa. O processo pode acontecer em um terminal de autoatendimento ou em uma agência bancária, na ‘boca do caixa’.

Se a operação for realizada em horário comercial, a compensação bancária pode ocorrer no mesmo dia. Caso ocorra fora desse período, após o fechamento da agência, o valor só será compensado no próximo dia útil.

Hoje é possível encontrar caixas eletrônicos que fazem o processo muito rapidamente, disponibilizando o valor em poucos minutos.

Pix

O Pix é um sistema de pagamentos imediato e que é relativamente novo, tendo seu início em novembro de 2020.

Foi desenvolvido pelo Banco Central e suas movimentações acontece quase em tempo real. Sua compensação bancária leva cerca de 10 segundos.

Você tem mais alguma dúvida sobre o que é e como funciona a compensação bancária? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twiiter.

Perguntas frequentes sobre a FinanZero

A FinanZero cobra algum depósito antecipado?

A FinanZero não cobra nenhum depósito antecipado, seguindo a norma estabelecida pelo Banco Central (BC). De acordo com tal norma, quaisquer taxas cobradas pelos nossos parceiros já estão inclusas no parcelamento do empréstimo solicitado.

A FinanZero atua como correspondente bancário no Brasil, tendo um marketplace que conecta clientes às instituições financeiras. Para os clientes, o nosso serviço é 100% gratuito, não havendo qualquer tipo de cobrança ou pedido de depósito antecipado por qualquer integrante do nosso time em todo o processo de contratação do empréstimo.

Alertamos ainda para que os clientes fiquem atentos a possíveis estelionatários, os “golpistas”, que utilizam termos como estes abaixo para solicitar cobranças indevidas e que caracterizam crime, conforme o artigo 171 do Código Penal:

  1. “Taxa de avalista”;
  2. “Tarifa pelo score baixo”;
  3. “Taxa antecipada de contratação do seguro do crédito”;
  4. “Depósito de liberação”;
  5. “Depósito antecipado”;
  6. “Juros antecipados.

Para mais informações, confira o post do blog “Como identificar golpes do empréstimo?”. Além disso, fique atento às comunicações oficiais da FinanZero:

  1. Selo de verificação nas redes sociais: nossas contas no Instagram e no Facebook são verificadas pelas redes sociais;
  2. E-mails da empresa possuem domínio próprio: a comunicação oficial da FinanZero por e-mail parte de contas com a terminação @finanzero.com.br;

Portanto, caso alguém solicite a você um depósito antecipado para liberação de empréstimo, fique atento! E lembre-se que nós não realizamos esse tipo de cobrança. Uma dica extra que deixamos para os nossos clientes é consultar o CNPJ da empresa na Receita Federal antes de fechar qualquer negociação de cunho financeiro.

A FinanZero cobra pelo serviço de busca de empréstimos?

O serviço da FinanZero é 100% gratuito a todos os clientes de todo o Brasil.

A FinanZero é um banco?

Não. A FinanZero é autorizada pelo Banco Central a atuar como correspondente bancário. De acordo com o BC, a nomenclatura “correspondente bancário” ou “banco correspondente” deve ser utilizada apenas para as instituições financeiras que estabeleceram convênios com outros bancos para a prestação de serviços financeiros, conforme previsto na Resolução 1.865, do Conselho Monetário Nacional, de 05 de setembro de 1991.

Os serviços que são oferecidos pelo correspondente bancário foram regulamentados pelas Resoluções do Banco Central (BC) de Nº3110 e 3156, que foram escritas no ano de 2003. Nessas, foi declarado que todo Correspondente Bancário pode prestar diversos serviços acessórios para instituições bancárias e entidades financeiras autorizadas a funcionar pelo BC.

No caso da FinanZero, que é um buscador de empréstimos online, o serviço oferecido é o intermédio entre o cliente e a instituição financeira que concede empréstimos. O serviço da FinanZero é 100% gratuito para o consumidor e 100% online.

Para mais informações, confira o post do blog “O que é correspondente bancário?“.

Próximo artigo

Como calcular as verbas rescisórias? Conheça seus direitos

Entender como calcular as verbas rescisórias e conhecer seus direitos é fundamental para qualquer trabalhador […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Compensação bancária: quais são os tipos e como funciona?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo