FinanzeroBlogCrédito

Comprar ônibus: 5 dicas para aumentar sua frota

Comprar ônibus: 5 dicas para aumentar sua frota

Compartilhe esse post:

Quem deseja comprar ônibus pode contar com operações de crédito como Finame e consórcio de veículos pesados.

De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o emplacamento de ônibus apresentou aumento de 45,83% no primeiro semestre de 2023, se comparado ao mesmo período do ano anterior, chegando a 2.115 emplacamentos.

Para quem deseja ampliar a frota de veículos e adquirir novos ônibus, apresentamos opções de crédito disponíveis e algumas dicas.

Como comprar um caminhão: descubra aqui!

Como comprar ônibus

Confira modalidades disponíveis no mercado para comprar um ônibus.

Pagamento à vista

O pagamento à vista nada mais é do que a quitação integral no ato de aquisição do bem, ou seja, o consumidor paga pelo valor total cobrado pelo ônibus e não gera nenhum tipo de dívida. Este método é vantajoso porque, além de evitar a criação do compromisso financeiro de médio ou longo prazo, também permite ao interessado negociar o preço do veículo e a inclusão de acessórios com desconto ou gratuitamente.

Finame

Promovido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Finame é um produto financeiro voltado a pessoas físicas e jurídicas de transporte rodoviário de pessoas e de carga, que possibilita a compra de automóveis pesados, como ônibus e caminhão, desde que a fabricação seja 60% nacional.

É possível, ainda, financiar até 100% do ônibus em alguns casos. Além disso, há três opções de juros, para que o consumidor opte por aquela que melhor se encaixa em seu perfil e orçamento.

Finame Selic: como o próprio nome sugere, é atrelada à taxa Selic e, portanto, é pós-fixada. Sendo assim, se houver variações na Selic ao longo do contrato, os juros incididos também passarão por essa variação. O prazo de pagamento nessa opção é de até 60 meses e financiamento de até 100% do valor do bem.

Taxa fixa do BNDES: também conhecida como TBF, conta com percentual de juros fixo e estabelecido em contrato, desse modo, é pré-fixada. A opção está disponível somente para pessoas com faturamento anual de até R$300 milhões e possibilita financiar 100% do veículo, com prazo de pagamento de até 84 meses.

Taxa de Longo Prazo: a terceira opção de financiamento via Finame é a TLP, que se trata de um percentual pós-fixado, que se baseia no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ou seja, está vulnerável à oscilações. O prazo de pagamento varia de acordo com o crédito concedido, que inclusive, muda conforme o perfil do solicitante. Sendo assim, empresas com faturamento anual a partir de R$300 milhões podem financiar até 100% do ônibus, enquanto as empresas com faturamento anual inferior à quantia mencionada terão acesso a crédito no valor correspondente a, no máximo, 60% do preço.

Consórcio de casa de praia: como fazer?

Financiamento de veículos pesados

O financiamento de veículos pesados permite ao consumidor adquirir ônibus, caminhão, micro-ônibus e outros veículos. Diferente do Finame, que é promovido pelo BNDES, nessa opção de financiamento as instituições estabelecem suas próprias regras de crédito, de acordo com o permitido pelo Banco Central, e liberam os recursos diretamente ao cliente, para que este adquira o bem desejado. A taxa de juros é definida a partir da análise de crédito, bem como o prazo de pagamento, que pode chegar a 60 meses.

Nessa operação, é comum que seja estabelecido o contrato de alienação fiduciária, portanto, o ônibus comprado é usado como garantia de pagamento até que a dívida seja quitada. Se houver inadimplência, a instituição pode obter a posse do item e leiloá-lo.

Consórcio de pesados

O consórcio de pesados é um autofinanciamento coletivo, isso porque, a administradora responsável pela operação reúne diversas pessoas ou empresas interessadas em adquirir um bem do mesmo segmento, neste caso, veículos pesados. A partir daí, os participantes efetuam depósitos mensais a um fundo comum, e o recurso é utilizado para a contemplação da carta de crédito, que é um documento com o valor necessário para a compra do bem.

O prazo de pagamento nessa modalidade pode chegar a 120 meses, considerada a mais extensa, se comparada às demais, e os consorciados têm a possibilidade de conseguir até 100% do valor do bem.

Conheça todas as regras do consórcio antes de fazer o seu

5 dicas para aumentar sua frota

A seguir, listamos dicas sobre como aumentar a frota de ônibus com base nas demandas e orçamento.

Defina a utilização do bem

Ter em mente a utilização do bem é essencial. Portanto, compreender se o uso será voltado ao transporte metropolitano ou rodoviário, por exemplo, é uma das etapas. Para quem pretende dar continuidade ao que já é feito, esse procedimento é dispensável, pois o uso está definido.

Estabeleça um orçamento

Em seguida, é o momento de avaliar quanto será necessário e o orçamento disponível. Se não for possível adquiri-lo à vista, optar por uma das modalidades de crédito mencionadas pode ser uma opção viável. O principal objetivo dessa etapa é considerar o possível custo da aquisição e evitar o superendividamento.

Verifique a capacidade de carga

Aliado à definição de utilização do ônibus, também é essencial verificar a capacidade necessária para o automóvel e o oferecido no mercado. Desse modo, evita-se a compra de um bem que não supre a necessidade ou, ainda, que oferece mais do que o ideal, elevando os custos da operação.

Considere possíveis custos com manutenção

Contar com um profissional de confiança pode ser interessante, pois se torna possível efetuar uma inspeção detalhada do ônibus, a fim de garantir que o mesmo se encontra em boas condições e, também, para calcular possíveis custos com manutenção. A partir daí, tem-se uma ideia do custo geral do automóvel a médio prazo.

Analise o valor de revenda

Por fim, para as empresas que visam revender o ônibus posteriormente, para que seja feita a renovação da frota, é indispensável avaliar o possível valor de revenda, porque há modelos que tendem a desvalorizar menos, tornando a operação mais vantajosa.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. E para ficar por dentro desse e outros temas, não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Consórcio de casa de praia: como fazer?

O que é o consórcio de casa de praia, como funciona, quais são as principais vantagens, como solicitar e como é a contemplação.

Ler artigo completo

0 respostas para “Comprar ônibus: 5 dicas para aumentar sua frota”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEI
Solicite seu empréstimo