FinanzeroBlogFinanças Pessoais

É melhor pagar o mínimo do cartão ou parcelar a fatura?

É melhor pagar o mínimo do cartão ou parcelar a fatura?

Atualizado em: Segunda-feira, 13/06/2022 às 14h42
Compartilhe esse post:WhatsappFacebookLinkedInTwitter

Sinto muito, seu dispositivo não suporta leitura de texto

Muitas vezes a fatura do cartão chega e não há como pagá-la integralmente, então, o que é melhor fazer?

Nesta situação, muitos optam por pagar o mínimo do cartão e não parcelar a fatura. O ideal é que a fatura seja paga integralmente até a sua data limite de vencimento, para que ocorram a incidência de juros e multas.

Pagar a fatura integralmente, porém, não é sempre possível, por isso muitos tem dúvidas do que fazer neste caso.

O primeiro fato a ser destacado é que deixar de realizar o pagamento da fatura não deve ser uma opção, visto que deste modo, o nome do cidadão provavelmente ficará “sujo”.

Para entender se é melhor pagar o mínimo do cartão ou parcelar a fatura, é preciso primeiro descobrir a diferença de cada uma dessas ações. Veja abaixo.

Como alterar o limite do cartão no app Nubank?

Qual a diferença entre pagar o mínimo do cartão e parcelar a fatura?

A maioria dos cartões de crédito oferecem aos clientes a possibilidade de eles realizarem o pagamento mínimo da fatura, ou seja, o pagamento mínimo de tudo o que foi gasto durante o mês.

Pagando o mínimo do cartão, o cliente do banco entra no crédito rotativo, onde os juros incidem sobre o valor em aberto da fatura.

Caso o pagamento do mínimo do cartão não seja realizado, o bloqueio do cartão poderá ocorrer por não pagamento e o nome do cliente poderá ir para os órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa.

Apesar disso, além da possibilidade de pagar o mínimo do cartão, alguns bancos oferecem também a chance de parcelar a fatura.

Segundo a resolução n° 4.549, do Banco Central do Brasil (BACEN), o crédito rotativo só pode ir até o vencimento da fatura do mês seguinte, ou seja, 30 dias depois.

Passado este período, o crédito rotativo é convertido em outra modalidade: o parcelamento do saldo devedor da fatura. Nesta modalidade, o saldo do cartão é parcelado como um empréstimo, contando uma taxa de juros própria.

Geralmente, esta taxa costuma ser menor que a do
crédito rotativo.

Agora, sabendo as diferenças entre estas duas operações de crédito, vale a pena optar por qual?

Afinal, é melhor pagar o mínimo do cartão ou parcelar a fatura?

Entre essas duas opções, o mais indicado é parcelar a fatura. O pagamento mínimo só é indicado caso o cliente saiba que terá como pagar o valor da dívida no próximo mês e precisa apenas de tempo para isso.

Outra opção também, é contratar um empréstimo pessoal com uma baixa taxa de juros, uma simulação pode ser feita na FinanZero, por meio deste link.

Ainda que o parcelamento da fatura tenha juros menores do que o crédito rotativo, cada uma destas modalidades tem suas vantagens e desvantagens. Confira abaixo.

Como alterar a conta bancária cadastrada no app FGTS?

Quais as vantagens e desvantagens de pagar o mínimo do cartão e parcelar a fatura?

As duas operações têm seus prós e contras, por isso, para de fato escolher qual optar, é importante conhecer as vantagens e desvantagens de ambas operações de crédito.

Pagamento mínimo

Compromete o limite do cartão, já que o banco só libera crédito referente à parte paga da fatura. Além disso, é preciso dar atenção aos juros que incidem sobre o valor em aberto, já que eles podem restituir uma boa parte do valor mínimo pago.

É importante destacar que os juros do crédito rotativo são compostos.

Um ponto positivo de realizar o pagamento mínimo do cartão, é que esta operação evita que o nome do cliente vá parar nos órgãos de proteção ao crédito, evitando que o cartão seja bloqueado. Ademais, o cliente ganha tempo para conseguir quitar a dívida.

Parcelamento da fatura

O parcelamento da fatura fixa uma taxa de juros, normalmente inferior aos juros do crédito rotativo. Além disso, esta operação possibilita que o valor em aberto seja pago por um prazo maior.

Parcelar a fatura ajuda ainda a organizar melhor a fatura e o saldo do cartão.

Uma desvantagem é que o limite do cartão fica comprometido e vai voltando aos poucos, conforme os pagamentos forem sendo efetuados.

Como criar um QR Code Pix?

Ficou com mais alguma dúvida sobre se é melhor pagar o mínimo do cartão ou parcelar a fatura ou alguma outra? Deixa nos comentários. Além disso, acompanhe a FinanZero nas redes sociais, para ficar por dentro desse e outros assuntos: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como cadastrar conta bancária no PayPal?

Por que não consigo cadastrar conta bancária no PayPal?Quais cartões de débito […]

Ler artigo completo

respostas para “É melhor pagar o mínimo do cartão ou parcelar a fatura?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Navegue por:

    Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
    PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
    Solicite seu empréstimo