FinanzeroBlogFinanças Pessoais

É melhor pagar o mínimo do cartão ou parcelar a fatura?

É melhor pagar o mínimo do cartão ou parcelar a fatura?

Compartilhe esse post:

Muitas vezes a fatura do cartão chega e não há como pagá-la integralmente, então, o que é melhor fazer?

Nesta situação, muitos optam por pagar o mínimo do cartão e não parcelar a fatura. O ideal é que a fatura seja paga integralmente até a sua data limite de vencimento, para que ocorram a incidência de juros e multas.

Pagar a fatura integralmente, porém, não é sempre possível, por isso muitos tem dúvidas do que fazer neste caso.

O primeiro fato a ser destacado é que deixar de realizar o pagamento da fatura não deve ser uma opção, visto que deste modo, o nome do cidadão provavelmente ficará “sujo”.

Para entender se é melhor pagar o mínimo do cartão ou parcelar a fatura, é preciso primeiro descobrir a diferença de cada uma dessas ações. Veja abaixo.

Como alterar o limite do cartão no app Nubank?

Qual a diferença entre pagar o mínimo do cartão e parcelar a fatura?

A maioria dos cartões de crédito oferecem aos clientes a possibilidade de eles realizarem o pagamento mínimo da fatura, ou seja, o pagamento mínimo de tudo o que foi gasto durante o mês.

Pagando o mínimo do cartão, o cliente do banco entra no crédito rotativo, onde os juros incidem sobre o valor em aberto da fatura.

Caso o pagamento do mínimo do cartão não seja realizado, o bloqueio do cartão poderá ocorrer por não pagamento e o nome do cliente poderá ir para os órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa.

Apesar disso, além da possibilidade de pagar o mínimo do cartão, alguns bancos oferecem também a chance de parcelar a fatura.

Segundo a resolução n° 4.549, do Banco Central do Brasil (BACEN), o crédito rotativo só pode ir até o vencimento da fatura do mês seguinte, ou seja, 30 dias depois.

Passado este período, o crédito rotativo é convertido em outra modalidade: o parcelamento do saldo devedor da fatura. Nesta modalidade, o saldo do cartão é parcelado como um empréstimo, contando uma taxa de juros própria.

Geralmente, esta taxa costuma ser menor que a do
crédito rotativo.

Agora, sabendo as diferenças entre estas duas operações de crédito, vale a pena optar por qual?

Afinal, é melhor pagar o mínimo do cartão ou parcelar a fatura?

Entre essas duas opções, o mais indicado é parcelar a fatura. O pagamento mínimo só é indicado caso o cliente saiba que terá como pagar o valor da dívida no próximo mês e precisa apenas de tempo para isso.

Outra opção também, é contratar um empréstimo pessoal com uma baixa taxa de juros, uma simulação pode ser feita na FinanZero, por meio deste link.

Ainda que o parcelamento da fatura tenha juros menores do que o crédito rotativo, cada uma destas modalidades tem suas vantagens e desvantagens. Confira abaixo.

Como alterar a conta bancária cadastrada no app FGTS?

Quais as vantagens e desvantagens de pagar o mínimo do cartão e parcelar a fatura?

As duas operações têm seus prós e contras, por isso, para de fato escolher qual optar, é importante conhecer as vantagens e desvantagens de ambas operações de crédito.

Pagamento mínimo

Compromete o limite do cartão, já que o banco só libera crédito referente à parte paga da fatura. Além disso, é preciso dar atenção aos juros que incidem sobre o valor em aberto, já que eles podem restituir uma boa parte do valor mínimo pago.

É importante destacar que os juros do crédito rotativo são compostos.

Um ponto positivo de realizar o pagamento mínimo do cartão, é que esta operação evita que o nome do cliente vá parar nos órgãos de proteção ao crédito, evitando que o cartão seja bloqueado. Ademais, o cliente ganha tempo para conseguir quitar a dívida.

Parcelamento da fatura

O parcelamento da fatura fixa uma taxa de juros, normalmente inferior aos juros do crédito rotativo. Além disso, esta operação possibilita que o valor em aberto seja pago por um prazo maior.

Parcelar a fatura ajuda ainda a organizar melhor a fatura e o saldo do cartão.

Uma desvantagem é que o limite do cartão fica comprometido e vai voltando aos poucos, conforme os pagamentos forem sendo efetuados.

Como criar um QR Code Pix?

Ficou com mais alguma dúvida sobre se é melhor pagar o mínimo do cartão ou parcelar a fatura ou alguma outra? Deixa nos comentários. Além disso, acompanhe a FinanZero nas redes sociais, para ficar por dentro desse e outros assuntos: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como cadastrar conta bancária no PayPal?

Veja como cadastrar conta bancária no PayPal e saiba quais são os cartões de crédito/ […]

Ler artigo completo

0 respostas para “É melhor pagar o mínimo do cartão ou parcelar a fatura?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo