;
FinanzeroBlogFinanças Pessoais

É possível cadastrar a mesma chave Pix em bancos diferentes?

É possível cadastrar a mesma chave Pix em bancos diferentes?

Compartilhe esse post:

Os usuários podem cadastrar chaves do mesmo tipo em contas diferentes, contudo, não é possível repetir uma chave Pix.

De acordo com uma pesquisa publicada pela Fiserv, o Pix é considerado o meio de pagamento preferido entre os consumidores brasileiros. Funcionando desde novembro de 2020, o sistema de pagamentos já foi utilizado por mais de 90 milhões de pessoas, segundo o Banco Central.

Na prática, o Pix permite que os usuários realizem transferências e pagamentos, contudo, o que difere o sistema dos demais serviços tradicionais oferecidos pelas instituições, é que as operações via Pix podem ser feitas a qualquer hora ou dia da semana e são concluídas em até dez segundos, mesmo que entre bancos diferentes.

Para realizar essas transações, os usuários podem utilizar os dados bancários ou, mais frequentemente, a chave Pix.

Pix tem limite de valor?

O que é a chave Pix?

Chave Pix é o nome atribuído ao identificador da conta de uma pessoa, portanto, durante as transações, ao invés de solicitar ou fornecer o número da agência, conta bancária e CPF, o usuário pode utilizar a chave Pix.

Para isso, é preciso cadastrar uma ou mais chaves através do próprio aplicativo da instituição em que possui conta ativa e irá usufruir do sistema de pagamentos. Essas chaves, por sua vez, podem ser o número do CPF/CNPJ, e-mail, número de celular e chave aleatória. Essa última, a chave aleatória, é uma sequência de números e letras gerada automaticamente pelo sistema.

Após cadastrar a chave Pix, basta informá-la para receber qualquer tipo de transferência, seja de pessoa física ou jurídica. Vale ressaltar, entretanto, que o Pix pode ser usado através do número da conta e agência, pois o cadastramento da chave não é obrigatório para utilização do serviço.

Qual o melhor banco para fazer empréstimo para aposentado?

Quantas chaves Pix posso ter?

O limite de chaves Pix cadastradas varia de acordo com o tipo de conta, dessa forma, quem é pessoa física pode cadastrar até cinco chaves por conta, seja corrente ou poupança. Já quem é pessoa jurídica pode ter até vinte chaves cadastradas em cada conta ativa.

São até 10 ofertas pré-aprovadas de empréstimo pessoal para você comparar, vem para a FinanZero!

Posso ter Pix em mais de um banco?

Sim, é possível utilizar o Pix em mais de um banco, isso significa que se um usuário possui conta em três instituições diferentes, por exemplo, poderá utilizar o sistema de pagamentos Pix em todas as contas. Apesar disso, as chaves cadastradas devem ser diferentes, logo, se o CPF for cadastrado na conta A, não será permitido cadastrá-lo na conta B.

Como pagar com Pix?

É possível cadastrar a mesma chave Pix em bancos diferentes?

Não é possível cadastrar a mesma chave Pix em bancos ou contas diferentes. Isso porque, cada chave Pix pode ser utilizada por uma única conta, ou seja, não deve ser repetida. Sendo assim, ao cadastrar o número do CPF, por exemplo, este não poderá ser cadastrado como chave novamente.

Por outro lado, é possível cadastrar o mesmo tipo de chave em bancos diferentes, desde que as informações sejam diferentes. Isso significa que, quem possui mais de um número de celular ou e-mail, por exemplo, pode cadastrar uma opção na conta A e a outra opção na conta B.

Dessa forma, não há repetição da chave Pix, como acontece, também, com a chave aleatória, que pode ser gerada em quantas instituições o usuário possuir conta.

Quanto custa uma empregada doméstica com carteira assinada?

Como consultar as chaves Pix?

A consulta às chaves Pix cadastradas podem ser feitas através do Registrato, do Banco Central, e também pelo aplicativo da instituição financeira em que possui conta e realizou o cadastro da chave.

Registrato

Ao acessar o Registrato, é possível ter acesso ao Relatório de Chaves Pix, uma lista que mostra os bancos, cooperativas de crédito e outras instituições financeiras e de pagamentos em que o usuário cadastrou uma ou mais chaves. Para consultar, é só fazer o seguinte:

  • realize o login no Registrato com a conta gov.br ou através do cadastro Sisbacen/Registrato;
  • na tela inicial, clique em “Relatórios”, disponível no canto esquerdo da tela;
  • então, clique na opção “Pix”.

Feito isso, será gerado um relatório com todas as chaves Pix ativas, bem como em qual instituição está cadastrada e data de cadastramento. Essa opção é interessante para quem tem dúvidas se possui chaves que cadastrou e não se recorda, bem como para consultar se os dados foram utilizados por terceiros em ações de fraude.

Como se cadastrar no Registrato?

Aplicativo

A consulta às chaves Pix pelo aplicativo é considerada mais prática, já que não exige a realização de cadastros. Portanto, basta acessar o aplicativo da instituição em que possui conta e cadastrou a chave, e realizar o seguinte procedimento:

  • na tela inicial do app, clique na seção “Pix”;
  • depois, procure pela opção “Configurar Pix” ou “Minhas chaves”, a depender do banco.

Pronto, serão apresentadas as chaves Pix cadastradas, assim como também será possível excluir ou adicionar uma nova. Além disso, é nessa área que o usuário define qual é a chave Pix principal da conta.

Tem mais alguma dúvida sobre a chave Pix? Deixa nos comentários. Ah, e acompanhe a FinanZero nas redes sociais, também: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Qual o melhor banco para fazer empréstimo para aposentado?

Empréstimo: veja qual o melhor banco para solicitar a modalidade para aposentados e demais questões sobre o crédito e suas condições.

Ler artigo completo

0 respostas para “É possível cadastrar a mesma chave Pix em bancos diferentes?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo