FinanzeroBlogCrédito

É possível comprar terreno com carta de crédito?

É possível comprar terreno com carta de crédito?

Compartilhe esse post:

Quem opta pelo consórcio de imóvel, pode comprar terreno com a carta de crédito e está sujeito às mesmas regras que os demais segmentos.

Atualmente existem diversas formas de adquirir um terreno, seja através de financiamentos junto à instituições financeiras privadas, em programas do governo federal, como Minha Casa Minha Vida, utilizando o saldo FGTS e, ainda, mediante a participação em consórcios. Este último, inclusive, tem registrado aumento nos últimos anos, como mostra a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC).

De acordo com os dados divulgados, agosto de 2023 registrou aumento de quase 11% na modalidade, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. O consórcio de imóveis, por exemplo, possuía 1,59 milhão de participantes ativos na data mencionada, e é considerado o terceiro segmento de consórcio mais buscado.

Como saber se um grupo de consórcio é bom?

O que é a carta de crédito?

A carta de crédito nada mais é do que o próprio valor que o consorciado tem direito a receber após ser contemplado através de sorteio ou lance. Sendo assim, o documento disponibiliza a quantia solicitada pelo consumidor no momento da formalização do contrato, com o acréscimo de valor caso tenha ocorrido reajuste de acordo com o índice.

Portanto, após a liberação da carta de crédito, o consorciado pode adquirir o bem desejado, desde que seja respeitada a natureza do segmento. Ou seja, se trata de um consórcio para imóvel, é possível adquirir desde casa a apartamento, mas não é permitido comprar um veículo, por exemplo.

É importante ressaltar que o valor da carta de crédito é oriundo das parcelas pagas pelos participantes, que constitui o fundo comum. A administradora, por sua vez, é a responsável por fazer a gestão dos recursos, bem como organizar as assembleias, sorteios e contemplações.

Após receber a carta de crédito, se o consorciado ainda possuir parcelas a serem pagas, é preciso que as quite em dia, pois em caso de inadimplência o bem adquirido poderá ser leiloado, já que o contrato de consórcio de bens ocorre mediante a alienação fiduciária.

É possível comprar terreno com a carta de crédito?

Sim, a carta de crédito contemplada no consórcio de imóvel permite a compra de diversos tipos de imóveis, como casas e apartamentos, além da aquisição de terrenos. Contudo, é sempre importante consultar a administradora escolhida antes de formalizar o contrato, para atestar que ao receber a carta, é de fato permitido utilizá-la para a compra de um terreno e se existem critérios a serem seguidos.

Como pagar DAS atrasados?

Como adquirir um terreno usando a carta de crédito?

Após a contemplação da carta de crédito, o consorciado terá acesso ao documento, então, basta negociar as condições de compra e apresentar a carta como forma de pagamento à empresa vendedora. Em seguida, inicia-se o processo de transferência do dinheiro por parte da administradora ao vendedor.

Esse procedimento, de modo geral, tende a ser rápido, pois não envolve diversas etapas para ser concluído. Sendo assim, finalizada a transferência dos recursos, o consorciado passa a ser o proprietário do terreno e pode iniciar a construção do imóvel.

Vale a pena comprar um terreno com a carta de crédito?

Depende, cada consumidor deve sempre observar os pontos de vantagens e desvantagens que uma operação de crédito pode trazer, e com o consórcio não é diferente. A seguir, listamos as principais características de comprar terreno com carta de crédito.

Não precisa pagar entrada

Ao solicitar o financiamento de imóvel ou terreno, as instituições costumam exigir o pagamento da entrada, que corresponde entre 10% e 30% do valor total do bem. Ao optar pelo consórcio, não é preciso pagar nenhum valor inicial para adquirir uma cota. Além disso, se a carta de crédito corresponder ao valor exato do terreno, o consumidor não precisará pagar por nenhum valor adicional.

Não há juros

Diferente do financiamento, o consórcio não conta com a incidência de juros, isso acontece porque o dinheiro usado via carta de crédito não é emprestado por nenhuma instituição, mas custeado pelo próprio grupo de consorciados, através das parcelas mensais, que constituem o fundo comum.

As únicas cobranças que o consumidor encontrará, e que serão diluídas nas parcelas, são referentes ao fundo de reserva e à taxa de administração, que é um tipo de remuneração à administradora. Ainda assim, o valor é menor, se comparado à taxa de juros comumente aplicada em operações para aquisição de imóveis e/ou terrenos.

Entenda como funciona o fundo de reserva em um consórcio

Maior poder de negociação

Ao comprar terreno com carta de crédito, o vendedor recebe o valor à vista, portanto, o consorciado tem maior poder de negociação. Inclusive, se ao fechar o acordo de compra e venda, o valor do terreno for menor que o dinheiro disponível na carta de crédito, a quantia que restar pode ser usada para outras finalidades, desde que vinculada ao bem adquirido, como pagar a documentação de transferência de posse ou quitar as parcelas restantes do consórcio, por exemplo.

Processo mais longo

Depois de contemplado, o procedimento de compra tende a ser rápido, entretanto, é preciso considerar que, se o consorciado não tem dinheiro suficiente para ofertar lances e, com isso, tiver que esperar ser contemplado via sorteio, a liberação da carta de crédito pode demorar. Consequentemente, o processo de compra do terreno se torna mais longo e pouco viável para quem tem pressa ou deseja um bem concorrido.

Possibilidade de utilização do FGTS

Os trabalhadores que possuem recursos disponíveis na conta FGTS podem utilizar parte ou todo o saldo para comprar o terreno através do consórcio. De acordo com a Caixa Econômica Federal, instituição responsável pela gestão das contas FGTS, o recurso pode ser usado para:

  • ofertar lances;
  • liquidação ou amortização das parcelas restantes;
  • complementar a carta de crédito;
  • pagar até 80% das próximas 12 parcelas, inclusive atrasadas.

Garantia do poder de compra

É sabido que o consórcio para compra de terreno pode ser um contrato de médio ou longo prazo, em que o consumidor passa alguns anos pagando. Com isso, ao ser contemplado, pode ocorrer do bem desejado estar mais caro, logo, para garantir o poder de compra, é aplicado anualmente o Índice de Reajuste.

Neste segmento, que visa a aquisição de um terreno para moradia, as administradoras aplicam o Índice Nacional da Construção Civil (INCC), que mensura a variação de preços de itens considerados básicos para estrutura, instalação e acabamento em construções habitacionais, além do valor dos materiais, equipamentos e mão de obra. Assim, considerando a mudança no custo, é feito o reajuste da carta de crédito, para que o participante consiga adquirir o mesmo bem ao ser contemplado.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. E para ficar por dentro desse e outros temas, não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como construir patrimônio com consórcio?

Saiba como construir patrimônio com consórcio, quais são as principais vantagens e acompanhe dicas para fazer isso com sucesso.

Ler artigo completo

0 respostas para “É possível comprar terreno com carta de crédito?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoKeycash – Financiamento e Crédito ImobiliárioSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosCredistar: Empréstimo Pessoal OnlineWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de Empréstimo
Solicite seu empréstimo