FinanzeroBlogFinanças Pessoais

É possível pagar a mesma fatura duas vezes?

É possível pagar a mesma fatura duas vezes?

Compartilhe esse post:

Fatura paga duas vezes: é possível, o que acontece nessas situações, como resolver e demais questões sobre o problema

Com o avanço da internet e dos meios digitais como facilitadores do cotidiano, é comum que grande parte dos indivíduos utilizem o cartão de crédito para realizarem suas compras online ou físicas. De acordo com do SPC Brasil, mais de 50 milhões de pessoas usam cartão de crédito como principal forma de pagamento.

Com isso, alguns usuários podem encontrar dificuldades quando algum problema relacionado ao meio de pagamento surge. Abaixo estão listadas as principais informações o pagamento duplo de uma fatura, como resolver esse problema e quais são as medidas aplicadas para essa situação.

Empréstimo pessoal com taxas a partir de 1,49% a.m é na FinanZero, simule agora!

O que acontece se eu pagar uma fatura duas vezes?

O pagamento duplo de uma fatura resulta em uma cobrança também dupliacada. Isso significa que ao pagar uma conta ou a fatura do cartão de crédito duas vezes, o valor será cobrado na mesmas quantidade do salário do indivíduo.

Esse problema pode ocorrer de forma manual, pelo próprio dono do cartão de crédito. Então, o indivíduo pode se confundir e pagar duas vezes pela mesma conta. Uma outra possibilidade, é que a dívida seja cobrada ou descontada automáticamente pelo banco.

O que fazer quando a mesma fatura é paga duas vezes?

Nessa situação, o cidadão deve entrar em contato com a instituição para entender o ocorrido. É válido também verificar se ambos os pagamentos foram descontados da conta, já que é possível que algum erro de sistema tenha impedido o desconto do valor.

Ao entrar em contato com o banco, o indivíduo pode entender quais serão os próximos passos que devem ser feitos para resolver o problema. É comum que a instituição possa ser contatada por meio de telefonema, de forma presencial em agências ou pelo aplicativo.

Qual a diferença de limite de compras à vista e parcelado?

Qual o prazo para resolver?

É comum que cada banco trabalhe de uma forma e isso implica no prazo de determinadas resoluções. Contudo, o esperado é que o problema de pagamento duplicado seja resolvido em até 30 dias úteis. Se o indivíduo não tiver alguma informação do banco, como prazo ou solução, ele deve entrar em contato com a justiça e informar o problema.

Como evitar que a mesma fatura seja paga duas vezes?

É possivel evitar que uma fatura seja paga duas vezes conferindo de o valor foi devimente descontado no primeiro pagamento. Assim, ao conferir se a dívida foi realmente paga, o indivíduo pode contatar o banco para informar o não pagamento ou guardar o comprovante de pagamento para indicar a quitação da dívida.

Uma outra dica, é anotar as dívidas, assim ao ver uma nova cobrança o indivíduo já sabe que algo está errado. Se o pagamento duplicado foi feito de forma automática pelo banco, apenas será possível informar a instituição do ocorrido para que o erro seja resolvido internamente.

O que é fatura paga parcialmente?

Posso receber o valor de volta quando uma fatura é paga duas vezes?

Cada instituição pode ter sua pólitica quando esse problema acontece. Os bancos podem optar pela devolução do valor que foi cobrado indevidamente ou fornecer crédito para o pagamento da próxima fatura.

O indivíduo então deve ter consiciência de quais são as opções informadas pelo banco e assim optar pela disponível ou escolher a que desejar. De qualquer forma, o banco precisa encontrar uma solução para o erro.

O que fazer se o banco não devolver o valor quando a fatura é paga duas vezes?

Como mencionado, o banco precisa encontrar uma maneira de restituir o indivíduo e assim corrigir o problema. Contudo, a devolução do dinheiro pode não ser uma opção, dependendo da instituição e nesses casos é preciso que alguma medida seja tomada.

De acordo com o código de defesa do Consumidor, os banco têm a obrigatoriedade de devolver o valor cobrado indevidamente, ou podem oferecer uma insenção de pagamento para as próximas faturas. Se nada for feito pelo banco, o indivíduo deve entrar em contato com a justiça informando todos os comprovantes do pagamento duplicado, cobrança indevida e recusa do banco em pagar o valor devido.

É possível cancelar parcelamento automático?

E então, restou mais alguma dúvida sobre o a possibilidade de pagar uma mesma fatura duas vezes? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Qual a diferença de limite de compras à vista e parcelado?

Como funciona o cartão de crédito?Quais as principais vantagens em ter um […]

Ler artigo completo

0 respostas para “É possível pagar a mesma fatura duas vezes?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
Solicite seu empréstimo