Contratar crédito do conforto do sofá é uma maravilha. Mas, como saber se uma empresa oferece empréstimo confiável na internet?

A facilidade de contratar um empréstimo sem sair de casa vem também com seus percalços e o medo de não conseguir um empréstimo confiável na internet. Para começar, é preciso encontrar uma empresa séria, que preste o serviço com toda a segurança. Ainda mais quando o objetivo é conseguir crédito estando negativado, é fácil se deparar com fraudes no meio do caminho.

Então, está na hora de saber como uma empresa oferece empréstimo confiável na internet.

Além de evitar clicar em qualquer link recebido por e-mail ou Whatsapp, alguns outros cuidados são fundamentais para separar o joio do trigo na hora de buscar uma oferta de empréstimo confiável na internet. A seguir, montamos um guia com as principais dicas de como saber se uma empresa é confiável.

Stalkeie as redes sociais da empresa

Em inglês, o verbo stalk significa perseguir, sendo que, no Brasil, o verbo stalkear se tornou sinônimo de acompanhar de perto as atividades de uma pessoa nas redes sociais.

Na vida pessoal, a atividade não é lá das mais saudáveis. Mas, quando o assunto é empréstimo confiável na internet, vale a pena fazer isso com a empresa que você deseja contratar! Entre na página do Facebook da empresa, no Twitter e/ou no Instagram e veja se as contas são verificadas, ou seja, se têm aquele símbolo azulzinho que aparece nas páginas oficiais.

Em caso positivo, repare na avaliação que os usuários deram para a empresa e verifique se a página está atualizada, se anda postando coisas novas e quando foi criada.

Em especial, dê uma olhada nos comentários de outros usuários e, principalmente, nas respostas dadas para eles. Isso é bom porque, além de dar uma ideia da credibilidade da empresa, ainda mostra como ela se posiciona quando há algum problema. O que mostra se ela é ou não uma boa opção para empréstimo confiável na internet.

Veja também – Faça a simulação do seu crédito pessoal com segurança na FinanZero!

Faça uma busca em sites de reclamação e verifique se a empresa de empréstimo é confiável

Há quem diga que, se formos nos basear em sites de reclamação, é melhor desistir de contratar serviços pela internet. Anda mais quando o assunto é empréstimo confiável na internet.

E, de fato, é quase impossível encontrar uma empresa grande e/ou conhecida que não tenha reclamações. Até por isso, se não achar nenhuma referência à empresa nesse tipo de site, o melhor é redobrar a atenção! Mas, se é assim, qual é o sentido de procurar pela empresa em sites de reclamação?

A resposta é simples: analisar a reputação dela! Problemas e mal-entendidos acontecem, a questão é saber como a empresa reage nestas situações.

Em primeiro lugar, ela se preocupa em dar resposta aos clientes? Qual é o tom de voz utilizado? A empresa dá soluções reais ou apenas reproduz a mesma resposta automática? Qual é a avaliação final dos clientes? Diante destes questionamentos, fica mais fácil saber em quais empresas você pode confiar.

Leia avaliações do Google

Como saber se uma empresa é confiável? Busque a opinião de quem já usou o serviço!

Sites de reclamação não são o único lugar onde clientes podem dar sua opinião. O Google também permite que usuários comentem sobre as empresas. Para ter acesso a eles, busque pelo nome da empresa e veja o box que aparece no canto direito da sua tela. Ou, no caso do smartphone, logo após os resultados patrocinados.

Assim como nos sites de reclamações, veja o que andam falando sobre a empresa que você deseja contratar. Empresas de confiança costumam receber nota alta nas avaliações, mas pode acontecer de ter clientes descontentes. Nesse caso, observe se a empresa responde e busca soluções para deixar o cliente satisfeito.

Consulte o Banco Central para ter certeza na hora de contratar um empréstimo confiável na internet

Quem busca um empréstimo confiável na internet conta com uma ferramenta valiosa quando o tema é como saber se uma empresa é confiável.

Pois, trata-se de uma lista com todas as instituições financeiras autorizadas a conceder crédito no Brasil. Disponível por meio de uma ferramenta de busca, ela permite encontrar as empresas utilizando tanto o nome quanto o CNPJ delas. Clique aqui para acessar a ferramenta.

Entre você mesmo em contato com a empresa para certificar-se que terá um empréstimo confiável

Tomar a iniciativa é sempre uma boa ideia para certificar-se de que uma empresa é confiável. Em vez de esperar que ela entre em contato, vá além, entre no site da instituição, anote o telefone e ligue você mesmo para a central de atendimento dela.

Assim, você garante que o número de telefone informado existe, funciona e já fica sabendo como é o atendimento deles. Durante a ligação, aproveite para tirar todas as suas dúvidas.

Outra forma de entrar em contato com a empresa em questão é via e-mail. Nessa hora, repare se é informado um endereço eletrônico confiável. Empresas de confiança usam domínio de e-mail próprio (exemplo: contato@finanzero.com.br).

Além disso, aproveite para avaliar se o tempo de resposta é satisfatório e se as dúvidas foram sanadas com clareza. Pois, para ter um empréstimo confiável na internet é preciso não haver dúvidas.

Nunca faça depósitos antecipados

Essa é uma dica chave de como saber se uma empresa é confiável. Isso, porque uma das fraudes mais comuns no mercado de empréstimo é a solicitação de depósitos antecipados. Para isso, as empresas fraudulentas alegam que o valor é necessário para cobrir despesas administrativas, em cartório, entre outras.

Mas saiba que a prática é proibida pelo Banco Central e são muito comuns os casos de empresas falsas que, após recebimento da quantia, desaparecem sem dar notícia. Portanto, sempre que uma pessoa te pedir qualquer tipo de depósito para liberar o crédito, já sabe: é fraude na certa!

Analise o site da empresa com cuidado para garantir um empréstimo confiável na internet

Ainda que seja recomendado buscar outras fontes, ele também pode indicar se uma empresa é confiável. Portanto, empresas sérias costumam investir para tornar sua comunicação fácil e atraente.

Por isso, observe se o site é bem feito, se não está repleto de propagandas e se consegue encontrar as informações com facilidade. De acordo com a legislação brasileira, todas as empresas, mesmo as que oferecem serviços virtuais, precisam informar CNPJ, endereço físico, além de canal de atendimento válido.

Por fim, verifique se o endereço do site começa em HTTPS e não somente em HTTP. Isso garante que todos os dados compartilhados ali são criptografados, o que dificulta o roubo de informações por pessoas mal-intencionadas.

Agora que você está por dentro de como achar empréstimo confiável na internet, pode testar todas as dicas com a FinanZero! No Google, você encontra mais de 2 mil avaliações de clientes que usaram e aprovaram o empréstimo obtido por meio da nossa plataforma.

Ficou com mais alguma dúvida sobre empréstimo confiável na internet? Deixe nos comentários, e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.