Como planejar minhas férias com dinheiro emprestado sem extrapolar e me endividar mais do que posso pagar?

Viajar é uma delícia! O problema é saber como se planejar para colocar o pé na estrada —  ou no avião — e não passar mais um feriado prolongado ou férias em casa.

Para certas viagens, basta dar aquela enxugadinha básica no orçamento, como é o caso de um fim de semana na praia ou em um hotel fazenda. Mas, e quando a ideia é fazer uma viagem grande, com a família toda, para realizar o sonho das crianças de conhecer a Disney ou de ver a neve pela primeira vez? Quando é assim, se não quiser deixar o passeio para depois que a criançada crescer, uma saída é optar por um empréstimo.

Desde que você compare bem as opções no site da FinanZero, é possível usar o crédito pessoal para viajar com parcelas que cabem no seu bolso. Mas, para isso, é essencial se planejar para pedir só o dinheiro que realmente precisa — lembre-se de que você pagará juros por ele. A seguir, veja dicas de como gastar menos com hospedagem, passagens, passeios e muito mais!

Passagem aérea: aposte no uso de buscadores

Ao começar a planejar uma viagem, o primeiro passo é encontrar uma passagem aérea com preço mais em conta. Isso, porque as tarifas variam de acordo com a data, e você precisará dessas informações para buscar outros serviços, como diárias de hotéis, ingressos para atrações, entre outros.

Para quem pode viajar em qualquer época do ano, fugir das altas temporadas pode representar uma economia e tanto. No entanto, mesmo se você não puder se dar ao luxo de viajar em maio ou setembro, por exemplo, ainda é possível não gastar mais do que precisa com a ajuda de buscadores online.

Com funcionamento semelhante ao da FinanZero, plataformas como a Decolar.com permitem que você compare o preço das passagens em diferentes companhias aéreas. Para isso, você só precisa informar os locais de origem e destino, colocar o número de passageiros e preencher as datas aproximadas de quando deseja viajar. O bom é que, hoje em dia, muitos buscadores permitem ver o valor das passagens também em dias próximos. Assim, é possível ajustar as datas de acordo com os descontos para conseguir o melhor preço.

Ah! É importante destacar que, embora estejamos falando de passagem aérea, a dica vale também para viagens de ônibus. Nesse caso, você pode contar com a ajuda de buscadores específicos, como o ClickBus, para viagens no Brasil.

Antecedência e comparação de preço para economizar na hospedagem

Sabe aquele hotel bom, bonito, barato e que, para ajudar, ainda tem uma ótima localização? Saiba que você não é único a estar interessado nele. Por isso, um dos segredos para conseguir economizar na hospedagem é não deixar para ver as diárias de última hora, já que, buscando com antecedência, fica mais fácil encontrar e reservar as opções mais vantajosas.

Para ver os hotéis disponíveis e comparar as características de cada um, a melhor forma é por meio do uso de buscadores, como Hoteis.com, Booking, etc. Algumas dessas plataformas ainda permitem o parcelamento e têm programas de fidelidade que acumulam diárias para usar em outras viagens. Depois de achar uma opção bacana, não pense que é só fazer a reserva! Hoje em dia, existem plataformas que possibilitam comparar o preço de um mesmo hotel em diferentes plataformas, como é o caso da Trivago. Não deixe de fazer uma pesquisa aprofundada!

Já para quem está disposto a abrir mão de algumas comodidades, como arrumação do quarto, outra forma de economizar é usar o Airbnb. Criada em São Francisco, a plataforma facilita o processo de alugar quartos ou casas inteiras, sem a burocracia de imobiliárias. Caso escolha um local equipado com cozinha, você ainda pode economizar a grana de refeições fora de casa.

Economize no dia a dia, conhecendo bem o seu destino

Uma etapa divertida e essencial de qualquer viagem é a pesquisa por passeios, restaurantes, eventos, entre outras atividades no local que você vai visitar. O que você talvez não saiba é que ela também pode te ajudar — e muito! — a economizar e saber com mais precisão o quanto você realmente precisa pegar emprestado. Afinal, uma viagem não é feita só de passagens aéreas e acomodação. Além disso, também é preciso pensar nos gastos com comida, ingressos e com o deslocamento de um local para outro. Por exemplo: ao chegar no aeroporto, você vai pegar um táxi ou usar o transporte público? E como fará para ir do hotel às atrações? Antes de pedir um empréstimo, é importante colocar todos estes elementos na conta.

Tem cartão de crédito? Informe-se sobre os benefícios em viagens

Você já ouviu falar que alguém usou o seguro de viagem do cartão de crédito? Pois é! Algumas categorias de cartão tem benefícios bem interessantes para quem planeja viajar. Além do seguro de emergência médica internacional, dependendo da bandeira e da categoria, o cartão ainda pode oferecer seguro gratuito na locação de automóveis, transfer cortesia e acesso a salas VIP em aeroportos. No entanto, uma das principais formas de economizar com o cartão de crédito é fazendo uso do programa de milhagens, quando ele está disponível.

Com esse tipo de programa de recompensa, o cliente acumula pontos sempre que faz compras no cartão de crédito, sendo que a pontuação acumulada pode ser trocada por passagens aéreas.

Para saber se seu cartão oferece o benefícios e qual é a sua pontuação, procure por essa informação na fatura ou acesse o internet banking do banco emissor. Lá, você também poderá se informar sobre qual é o programa de recompensas e qual é o processo para resgate da pontuação.