;
FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Como economizar com combustível?

Como economizar com combustível?

Compartilhe esse post:

Economizar combustível: o que economiza mais andar rápido ou devagar, o que faz o consumo ser maior e quais são as opções para economizar

Economizar com combustível pode ser uma ótima forma de ter um dinheiro a mais no final do mês. De acordo com uma pesquisa realizada em 2018 pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) 47% da população brasileira possui um automóvel. O dado nos mostra que para grande parte da população brasileira possui um veículo. Realizar economias com combustível e garantir uma renda a mais no final do mês pode ser muito vantajoso.

A economia com combustível pode ajudar a realizar sonhos ou a quitar dívidas de forma mais rápida. Com passos simples e que podem ser realizados no dia a dia é possível economizar uma boa quantidade de dinheiro. Abaixo estão listadas algumas questões e dicas sobre o assunto.

Qual é o melhor site para comprar vinhos?

O que economiza mais combustível: andar rápido ou devagar?

São vários fatores que podem influenciar o gasto de combustível dos automóveis e a velocidade é um deles. Basicamente, quanto mais rápido o veículo anda, mais combustível ele gasta. Isso porque quanto mais rápida a velocidade mais energia é necessária e no caso dos automóveis a energia vem da gasolina ou do álcool.

Dessa forma, andar em uma velocidade entre 40 e 70km pode fazer ajudar na economia do combustível. Contudo, nem sempre é possível manter uma velocidade constante quando a estrada possui alterações nas velocidades permitidas. Por isso, existem outras formas de economizar combustível que serão citadas abaixo.

Como consultar a malha fina na Receita Federal?

O que faz o veículo não economizar combustível?

O consumo de mais combustível pelo veículo pode estar relacionado a vários fatores, por isso estão listados alguns que podem ser corrigidos no dia a dia.

Economizar usando combustível de má qualidade

O uso de combustíveis que são não de qualidade podem prejudicar o desenvolvimento de veículo a longo prazo. Por isso, a ida a um posto de gasolina que garanta que o combustível usado é de boa qualidade pode auxiliar na economia a longo prazo.

Além disso, o rendimento de combustíveis de baixa qualidade podem fazer as idas ao posto serem mais frequentes, gastando assim, mais dinheiro. Então, a importância da ida a um posto de gasolina de confiança pode trazer vantagens.

Uso do ar-condicionado em excesso

O uso do ar-condicionado faz com que o veículo gaste mais combustível. Isso porque para o seu funcionamento ele usa a potência do motor, fazendo com que a gasolina ou álcool usado acabe mais rápido. Quando o ar-condicionado é muito usado, esse gasto é maior e leva a ida ao posto de gasolina ser mais frequente.

Dessa forma é válido em dias mais amenos diminuir o uso do ar-condicionado para economizar com combustível e garantir essa economia.

Pneus não alinhados

É muito importante que os pneus do veículo estejam calibrados pois pneus murchos rolam com menos facilidade, o que faz com que o veículo use mais força para andar e com isso mais combustível. O ideal é que os pneus sejam calibrados a cada 15 dias para evitar que fiquem murchos, exigindo mais do veículo.

O alinhamento e balanceamento de pneus também devem ser feitos com frequência pois desníveis, mesmo que pequenos, podem fazer com que o combustível seja mais gasto. O alinhamento e balanceamento devem ser feitos a cada 10 quilômetros rodados ou menos, principalmente em casos que o veículo passe por lugares muito acidentados ou com buracos.

Falta de revisão preventiva no veículo

Uma revisão geral no veículo pode evitar que um mal funcionamento de alguma peça influencie na economia de combustível. Um acúmulo de sujeira no filtro de ar prejudica a entrada de ar no motor que por consequência usa mais combustível para funcionar, assim como problemas no filtro do combustível, velas de ignição e a lubrificação do motor também auxiliam no maior gasto de gasolina ou álcool.

Freio, embreagem e escapamento também podem prejudicar a economia de combustível. Por isso, a revisão pode contribuir para que final do mês a economia com gasolina ou álcool seja significativa.

Open Banking: quais são os benefícios e vantagens?

Como economizar com combustível?

Existem muitas maneiras de economizar combustível. Contudo, a melhor é aquela que se encaixa no dia a dia do indivíduo. Como comentado o uso do ar-condicionado em excesso, pneus desalinhados, combustível de má qualidade e a falta de manutenção no veículo são fatores que podem influenciar nos gastos de gasolina ou álcool. Dessa forma, uma ótima maneira de começar a economizar é colocar em prática ações que diminuam os gastos, aplicando no dia a dia o que foi comentado.

Além disso, existem alguns aplicativos disponíveis no celular que podem servir de ajuda para momentos de economia com combustível, são eles:

Carango

O carango é um aplicativo que permite que informações sobre qualquer carro sejam armazenadas, sendo elas quilometragem, consumo de combustível, manutenções, serviços e custos. Por meio dele também é possível acompanhar os gastos de gasolina por quilometragem, o que faz com que o gerenciamento do carro seja mais simples auxiliando no planeamento financeiro.

Econoflex

Esse aplicativo indica se é melhor abastecer o veículo com álcool ou gasolina, comparando os preços de cada um dos combustíveis e informando qual é melhor. O uso do Econoflex pode auxiliar nas economias do dia a dia ou em alguma situação inesperada de gasto.

Compare já o empréstimo pessoal online ideal para o seu bolso: são mais de 50 parceiros!

Blablacar

O aplicativo blablacar é um aplicativo de carona onde o motorista anuncia a quantidade de lugares vagos em seu veículo e um indivíduo que deseja viajar ou ir para algum lugar, por onde o motorista estiver indo, pode solicitar a carona. O pagamento acontece no final da viagem, onde as despesas de combustível são dividas entre os passageiros e o motorista. Então usar o blablacar pode auxiliar na economia do combustível e garantir aquela renda extra no final do mês.

Carpool

O Carpool também é um aplicativo de carona, ele é conectado ao Waze e permite que os seus usuários peçam ou ofereçam carona em trajetos curtos, como durante a ida ao trabalho. Com esse aplicativo é possível economizar dinheiro e fazer renda extra dependendo do trajeto que o usuário faz.

Além dos aplicativos citados, também alguns que garantem uma economia em postos específicos como o Abastece aí, que é exclusivo para o posto Ipiranga e o Premmia que oferece pontos ao abastecer no posto BR. Para clientes do banco Inter o abastecimento em postos com a bandeira Shell dão cashback no abastecimento, ou seja, o cliente pode receber uma parte do dinheiro de volta.

E então, restou mais alguma dúvida sobre como economizar com combustível? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Qual é o melhor site para comprar vinhos?

Devido ao confinamento causado pela pandemia do coronavírus, as buscas por vinhos aumentaram consideravelmente desde […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Como economizar com combustível?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo