FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Open Banking: quais são os benefícios e vantagens?

Open Banking: quais são os benefícios e vantagens?

Compartilhe esse post:

Open Banking promete revolucionar o mercado financeiro. Isto é, com a liberdade de escolha, o consumidor é quem decide quais são as melhores condições para si

Desde o último domingo (23), o Open Banking tem agitado as redes sociais consideravelmente. Isso porque, o ex-BBB e economista, Gil do Vigor, fez uma campanha sobre essa nova funcionalidade para o banco Santander. Até o momento, o comercial rendeu mais de 20 mil cadastros no banco em apenas 12 horas.

Desse modo, o vídeo de 45 segundos explora rapidamente com gírias e memes – “vigorar Brasiiiiiil” – sobre as mudanças no sistema bancário atual com a chegada do Open Banking. Por isso, reunimos nesse post as principais informações que os usuários precisam saber sobre a proposta que pode revolucionar o mercado financeiro.

Como solicitar o empréstimo pessoal online com a FinanZero?

O que é o Open Banking e como ele funciona?

Do termo em inglês “banco aberto”, o Open Banking como o próprio nome sugere, é um sistema bancário aberto que permite o compartilhamento de dados dos clientes entre diferentes instituições financeiras. No entanto, essas operações só poderão ser feitas mediante a solicitação ou autorização do próprio cliente.

Nesse sentido, o Open Banking não terá um aplicativo específico para que as informações sejam compartilhadas. Pelo contrário, a ideia é que os consumidores possam utilizar o próprio aplicativo de seus respectivos bancos (Bradesco, Caixa Econômica, Itaú, Santander etc) para autorizar essa nova funcionalidade.

Na prática, funcionará da seguinte maneira: se o cliente tem conta no banco Y e Z e gostaria que todas as informações do banco Y fossem compartilhadas com o banco Z, ele deve acessar o aplicativo do Banco Y e solicitar o compartilhamento de suas informações com o banco Z.

Sob nenhuma circunstância, os bancos Y e Z poderão compartilhar entre si as informações do usuário sem a solicitação do mesmo. Afinal, o princípio do Open Banking é que todo o processo aconteça com o consentimento do cliente. Dessa maneira, o cliente poderá comparar as tarifas bancárias dos bancos Y e Z e analisar qual a mais vantajosa para si, por exemplo. Em resumo, o cliente terá maior liberdade de escolha.

Como economizar dinheiro ganhando um salário mínimo?

Compare já o empréstimo pessoal online ideal para o seu bolso: são mais de 50 parceiros!

Quando o Open Banking começará a funcionar?

A funcionalidade do Open Bank foi autorizada pelo Banco Central (BC) e já está em vigor desde fevereiro de 2021. Todavia, o BC estabeleceu quatro fases para que as mudanças fossem feitas gradualmente e por isso, a primeira fase não contou com a participação dos clientes.

A segunda fase com previsão de início em julho, por outro lado, é baseada 100% na troca de dados pessoais dos consumidores. Portanto, é nessa etapa que as informações a seguir poderão ser compartilhadas:

  • Nome completo;
  • CPF ou CNPJ;
  • Telefone de contato;
  • Endereço;
  • Dados e tarifas bancárias.

Em seguida, o BC divulgou que a implementação da terceira e quarta fase do Open Banking está prevista para os meses de agosto e dezembro, respectivamente. Nessas duas etapas, o objetivo é que os bancos possam trocar informações mais específicas, tais como: histórico financeiro, operações de câmbio e entre outros.

Qual o melhor site de apostas esportivas?

Quais são os benefícios e vantagens do Open Banking?

Além da liberdade de escolha já citada anteriormente, o Open Banking também oferece outros benefícios. Embora somente os clientes pareçam ter vantagens, os bancos também saem no lucro. Como é o caso de menos investimento no processo de implementação, por exemplo. Os gastos dessa intermediação não são de responsabilidade dos bancos e sua única função é integrar os sistemas por meio de APIs, sem precisar abrir mão de suas tecnologias internas.

Além disso, o Open Banking cria um ambiente mais competitivo e com mais opções para os usuários, que poderão estabelecer critérios para decidir qual condição lhe parece mais vantajosa. Também é válido ressaltar a segurança de todas as informações que serão compartilhadas.

Atualmente diversas operações no Brasil já contam com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e com o Open Banking a realidade não será muito diferente. A nova funcionalidade terá o dever de proteger e assegurar a privacidade de dados que o cliente autorizar o compartilhamento.

O que é análise de crédito?

Por fim, ficou com dúvidas sobre o Open Banking? Se sim, deixe aqui nos comentários que a FinanZero te ajuda.

Ademais, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como economizar dinheiro ganhando um salário mínimo?

O que é e quanto está o salário mínimo atualmente?Como economizar ganhando […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Open Banking: quais são os benefícios e vantagens?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
Solicite seu empréstimo