A temida malha fina é um grande empecilho aos contribuintes na hora de declarar o Imposto de Renda, por isso, confira o que fazer se a sua declaração foi retida

O prazo para entregar a Declaração do Imposto de Renda 2021 termina na próxima segunda, dia 31. A princípio, a entrega deveria ser feita pelos contribuintes até o dia 30 de abril. Entretanto, através do Diário Oficial da União (DOU), a Receita Federal declarou a prorrogação do prazo para o dia 31 de maio.

Segundo a Receita Federal, só em 2020, mais de um milhão de brasileiros caíram na malha fina. Portanto, o objetivo desse post é auxiliar de forma assertiva os contribuintes que caírem na malha fina desse ano. A ideia é que a consulta seja feita o quanto antes, para que a declaração seja regularizada.

Como solicitar o empréstimo pessoal online com a FinanZero?

O que é a malha fina?

Em resumo, a malha fina é quando o contribuinte omite ou insere dados incorretos na declaração do Imposto de Renda. Ao fazer a checagem das declarações, a Receita Federal detecta alguma inconsistência no documento e a declaração é retida.

Através do próprio portal da Receita Federal é possível localizar se o contribuinte caiu na malha fina. Isto é, o próprio órgão indica se houver alguma irregularidade no documento. Por isso, após emitir a declaração do Imposto de Renda, é importante que o contribuinte acompanhe a solicitação através do site, e em casos de pendência, o mais indicado é resolver o quanto antes.

Open Banking: quais são os benefícios e vantagens?

O que acontece quando a pessoa cai na malha fina?

Antes de explicar o que acontece com o contribuinte caso ele tenha caído na malha fina, é importante compreender quais são os fatores que influenciam nessas situações. Então, listamos abaixo as principais formas de cair na malha fina:

  • Omitir rendimentos;
  • Declarar valores que não são verdadeiros;
  • Preencher alguma informação incorreta;
  • Fraudar documentos;
  • Incluir dependentes irregulares;
  • Apresentar dados divergentes.

Assim sendo, quando a Receita detecta quaisquer divergências nas informações declaradas, o contribuinte é notificado. Logo, será necessário analisar qual pendência foi levantada e fazer a regularização por meio do e-CAC: o sistema de atendimento eletrônico da Receita Federal. Para acessar o e-CAC basta clicar aqui.

Como economizar dinheiro ganhando um salário mínimo?

O que fazer para não cair na malha fina?

O primeiro ponto a ser levantado é: os contribuintes devem separar com antecedência todos os documentos e recibos de rendimentos e de gastos dedutíveis. Dessa forma, na hora de emitir a declaração o contribuinte consegue se organizar de forma mais eficaz por já ter todos os documentos em mãos.

Além disso, outra dica importante é fazer a revisão de todos os dados. Afinal, a melhor forma de saber se algum número ou dado foi inserido incorretamente – mesmo que sem querer – é revendo cada um dos pontos que foram inseridos. Embora pareça algo supérfluo, essa revisão evita algum tipo de “retrabalho” futuramente.

Também é válido ressaltar a declaração correta das despesas dedutíveis (saúde, educação e pensão alimentícia), além de incluir os itens que constam no nome dos dependentes. Isto porque, muitos contribuintes não declaram os bens dos dependentes, pois acreditam que apenas os bens em nome próprio já são necessários.

Qual o melhor site de apostas esportivas?

Como fazer a consulta da malha fina na Receita Federal?

Para verificar se sua declaração caiu na malha fina, o contribuinte deve fazer o passo a passo a seguir:

  1. Conforme mencionado, acessar o portal e-CAC;
  2. Em seguida, informar o CPF ou CNPJ, o código de acesso e a senha;
  3. Já dentro do portal, será necessário escolher a opção “Declarações e Demonstrativos”;
  4. Então, o contribuinte deve clicar em “DIRPF – Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física” e procurar pela opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”
  5. Por fim, clique em “Extrato do Procedimento” e escolha o ano de 2021. Caso apareça a opção “Com Pendências”, a declaração caiu na malha fina e o contribuinte terá que fazer a regularização dessa situação.

Nesses casos, o processo de regularização também pode ser feito 100% online. O contribuinte só precisa acessar a Malha Fiscal de Atendimento da Receita Federal através deste link, e reenviar os documentos de acordo com a pendência que a declaração foi retida.

O salário mínimo em 2022 vai aumentar?

Por fim, ficou com dúvidas sobre a malha fina? Se sim, deixe aqui nos comentários que a FinanZero te ajuda.

Ademais, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.