RMC

O empréstimo sobre RMC é cobrado sem a permissão do beneficiário por diversas vezes, e você pode acabar sofrendo com isso. Descubra como não ser cobrado indevidamente!

Muitas pessoas se deparam com um desconto no extrato do empréstimo com a seguinte rubrica “empréstimo sobre a RMC” e não sabem o que isso significa.

Mas, é muito importante o conhecimento desse tema para saber exatamente o motivo do desconto que está sendo cobrado, então abaixo estão as principais questões sobre o assunto e a explicação do que é empréstimo sobre a RMC.

Empréstimo para negativado: simulação online

O que significa a sigla RMC?

No empréstimo consignado, o valor das parcelas é descontado automaticamente pela folha de salário ou benefício do INSS. Dessa forma, o cliente não tem a preocupação de pagamento.

A sigla RMC significa Reserva de Margem Consignável. Ela pode aparecer na rubrica “Empréstimo sobre RMC”, que vem justificando um valor que está sendo cobrado do seu salário ou benefício do INSS.

Esses pequenos descontos na maioria das vezes não deveriam estar sendo cobrados. Dessa forma, Empréstimo sobre RMC é um valor que está sendo descontado do pedido de empréstimo consignado.

Simule já o seu empréstimo pessoal com a FinanZero!

Pra que serve a RMC?

A Reserva de Margem Consignável (RMC) é utilizada para que o solicitante do empréstimo consignável tenha uma porcentagem de valor que pode ser utilizada em um cartão de crédito consignável. A Margem para uma possível contratação de cartão é de 5%, dessa forma os indivíduos contratantes do empréstimo não podem utilizar mais do que 35% da sua renda para a contratação do crédito. Sendo então:

  • 30% para o empréstimo consignado;
  • 5% para o cartão de crédito consignado;

Contudo, o valor da RMC só pode ser cobrado do cidadão quando ele solicita o cartão de crédito.

Qual a relação da RMC com o meu empréstimo?

Como comentado, os empréstimos consignados podem ter essa sigla RMC aplicada. Nesse tipo de empréstimo o pagamento das parcelas é descontado automaticamente da folha de pagamento ou benefício INSS do solicitante.

Contudo, o que acontece é que alguns bancos acabam contratando um serviço a mais para quem fez o pedido de empréstimo consignado. Esse serviço a mais é um cartão de crédito consignado e com ele é permito cobrar, todos os meses, um valor muito pequeno do seu benefício.

Como o valor cobrado é muito pequeno, o mesmo acaba passando despercebido mesmo para quem não contratou o serviço. Se um pedido de cartão de crédito não foi solicitado e está sendo cobrado com a rubrica: “Empréstimo sobre RMC”, o cancelamento do desconto pode ser requisitado para que o desconto não seja mais aplicado.

Meu INSS: como posso fazer um novo cadastro?

Como cancelar empréstimo sobre a RMC?

Quando temos algum tipo de problema com empréstimos consignados a resolução do problema se dá entrando em contato com o Banco que está prestando o serviço para o cidadão ou diretamente com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS. Dessa forma, em situações de descontos não autorizados, como o da RMC, entrando em contato com a instituição financeira que está prestando o serviço para você, o problema poderá ser solucionado.

Se o empréstimo sobre a RMC não for cancelado, é recomendado entrar em contato com o INSS. Esse contato pode ser feito através do site ou então, pessoalmente em um agência mais próxima da sua residência. Ao entrar em contato com a instituição financeira ou com o INSS, pode ser feito o pedido para que retirem imediatamente os descontos não autorizados.

Para cancelar o empréstimo sobre a RMC basta seguir os passos abaixo:

  1. Entre em contato com o banco credor do empréstimo;
  2. Solicite o cancelamento dos descontos;
  3. Apresente os documentos que comprovem o não pedido do cartão de crédito, se houver;

Porém, o cartão de credito consignável só pode ser cancelado se o cidadão não tiver solicitado e não tiver dívidas pendentes.

E então, restou mais alguma dúvida em relação ao que é empréstimo sobre a RMC? Se sim, enfim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.