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Golpes em aplicativos de pagamento: como garantir transações seguras online

Golpes em aplicativos de pagamento: como garantir transações seguras online

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Os golpes em aplicativos de pagamento visam, principalmente, obter recursos e dados pessoais das vítimas de forma ilegal.

Uma pesquisa realizada para a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e para o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) projeta que 7,2 milhões de consumidores foram vítimas de alguma fraude financeira entre o segundo semestre de 2022 e o primeiro de 2023.

Pensando nisso, explicamos quais os principais golpes em aplicativos de pagamento e separamos dicas para se proteger.

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Quais os tipos de golpes em aplicativos de pagamento?

De modo geral, os golpes em aplicativos de pagamento, bem como os que são aplicados por outros meios, visam obter recursos e dados pessoais e bancários da vítima de forma ilegal. Sendo assim, é comum que essas pessoas sejam induzidas a clicarem em links ou arquivos enviados, que podem dar permissão a malwares que acessam contas e outros aplicativos do proprietário do celular ou computador.

Há, ainda, a prática de induzir o usuário a fornecer dados sensíveis, pois com essas informações é possível solicitar diversos serviços financeiros, como empréstimos, cartões de crédito e abertura de contas.

Atualização do aplicativo

O primeiro exemplo de golpe em aplicativo de pagamento praticado é mediante a alegação de que o usuário precisa atualizar o aplicativo. Essa comunicação pode ser feita via e-mail, SMS ou mensagem do WhatsApp e, de acordo com o passo a passo indicado na mensagem, a vítima deve baixar um aplicativo ou clicar em algum link disponibilizado pelo fraudador.

Há, também, situações em que o golpista entra em contato previamente, informando sobre a suposta atualização do aplicativo e ensinando a vítima sobre o procedimento. Em seguida, se concordar com o procedimento, o usuário recebe o link via SMS, e-mail ou WhatsApp.

Compra aprovada ou em análise

Outra prática comum é o envio de mensagens SMS ou e-mails para usuários, em que o fraudador simula ser da instituição financeira em que o mesmo possui conta. No texto, é informado que há uma compra aprovada ou em análise em determinado valor, porém, se o dono da conta não reconhecer, recomenda-se que entre em contato com uma suposta central de atendimento, em que o número também é indicado na mensagem.

Ao entrar em contato, a vítima acredita estar falando com um funcionário do banco, contudo, atualmente há diversos casos em que se trata de uma falsa central de atendimento. O intuito do golpista, neste caso, é convencer a vítima a enviar uma determinada quantia de dinheiro ou fornecer dados bancários, com a alegação de que serão usados para estornar a compra.

Nova funcionalidade

Similar à atualização de aplicativo, o golpe da nova funcionalidade consiste numa ligação ou envio de e-mail ou SMS, em que o usuário é alertado de que uma nova funcionalidade está disponível no app, mas que será gratuita apenas para os primeiros que a ativarem. A ideia dessa prática é gerar o senso de urgência, fazendo com que a vítima não pesquise se a informação é verdadeira.

Então, a mesma é induzida a baixar algum programa ou clicar em links suspeitos que podem dar acesso remoto ao dispositivo e, com isso, os golpistas conseguem acessar contatos, contas bancárias, aplicativos com documentos de identificação e afins.

Liberação de crédito

Por fim, outra prática fraudulenta comum é o envio de mensagens informando o usuário de que foi liberado uma determinada quantia de crédito, que pode ser tanto cheque especial, quando se trata de conta corrente ou poupança, quanto limite de saque, quando o cliente possui cartão de crédito.

Neste caso, a vítima é induzida a entrar em contato com uma falsa central de atendimento e, durante a ligação, os golpistas apresentam condições de pagamento atrativas. Ao aceitar a proposta, surge a argumentação de que a liberação do crédito está condicionada ao pagamento de uma taxa, que tem diversos nomes, como taxa de liberação, taxa de avalista e taxa por score baixo, por exemplo. Após efetuar o pagamento, os golpistas deixam de responder às ligações e mensagens.

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Como se proteger dos golpes em aplicativos de pagamento

Tendo em vista quais são os principais tipos de golpes em aplicativos de pagamento, separamos quatro dicas para ajudar os usuários a se protegerem dessas práticas.

Induzir as vítimas a clicarem em links maliciosos, como mostrado, é o principal tipo de golpe. Isso porque, os fraudadores podem incluir diversos softwares, que geram variados resultados, como invasão de dispositivos, transmissão de vírus e/ou vazamento de dados. Portanto, é essencial que, antes de clicar em qualquer link, o usuário avalie se o remetente se trata de um canal oficial da instituição financeira e se a informação apresentada na mensagem é verdadeira, ou se visa somente convencê-lo a clicar.

Verifique a procedência das informações

Ao receber mensagens, seja qual for o canal, sobre atualização de aplicativo, liberação de funcionalidades, compras aprovadas ou em análise, crédito disponibilizado e afins, a recomendação é entrar em contato com a central de atendimento oficial da instituição financeira, e não no número indicado na mensagem. A partir daí, é possível certificar-se da veracidade das informações e, se for do interesse, dar prosseguimento na operação.

Se solicitarem dados pessoais, desconfie

Se receber uma ligação ou mensagem no WhatsApp, que solicita dados pessoais, como nome completo, CPF e telefone, além de dados bancários, como número da conta ou do cartão de crédito, código verificador e/ou senha, não disponibilize. Essas informações são consideradas sigilosas e nenhuma instituição financeira pode exigir que os clientes a forneçam.

Não faça pagamentos

As instituições financeiras não podem cobrar de seus clientes pela resolução de um caso, por exemplo, para estornar uma suposta compra realizada no cartão de crédito. Da mesma forma, a concessão de empréstimos não está condicionada ao pagamento de nenhum tipo de taxa, essa prática, inclusive, é considerada crime pelo Banco Central do Brasil, pois nenhuma instituição pode cobrar valores antecipados.

Sendo assim, se o usuário receber pedidos de pagamento, a recomendação é encerrar o contato imediatamente e realizar uma denúncia.

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