;
FinanzeroBlogMercado

Indústria: confiança do setor cresce em agosto, aponta FGV

Indústria: confiança do setor cresce em agosto, aponta FGV

Compartilhe esse post:

Indústria tem confiança maior de 0,8 pontos em agosto de 2019

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) calculada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) avançou 0,8 pontos em agosto de 2019. Assim, passando para 95,6 pontos. Em médias móveis trimestrais, o índice recuou pelo quinto mês consecutivo, desta vez em 0,5 ponto.

“Após três quedas consecutivas, a confiança da indústria apresenta um resultado positivo em agosto. Mas ainda não é suficiente para compensar as perdas dos últimos meses e mudar a tendência de queda. Apesar do avanço dos indicadores mais operacionais, relacionados à demanda, estoques e utilização da capacidade, a percepção dos empresários sobre a situação atual dos negócios se manteve estável. Em relação às expectativas, os resultados são conflitantes”, comentou Renata de Mello Franco, economista
do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre/FGV).

“Se, por um lado, os indicadores para os próximos três meses avançaram, o sentimento dos empresários em relação à evolução dos negócios nos seis meses seguintes piorou”, completou.

A confiança melhorou em 12 dos 19 segmentos industriais pesquisados em agosto. O Índice de Situação Atual (ISA) cresceu 1,2 pontos, para 95,6 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE) subiu 0,4 ponto, para 95,7 pontos, ambos se mantem abaixo do nível neutro de 100 pontos.

Confira mais clicando aqui – Empresas: confiança do setor fica estável em agosto, aponta FGV

ISA e IE na confiança da Indústria

Neste mês, todos os indicadores que compõem o ISA apresentaram comportamento favorável. A melhora na percepção sobre os estoques foi o principal fator a contribuir para a evolução do ISA. A parcela de empresas que avaliam o nível de estoques como insuficiente aumentou de 5,2% para 5,4% do total.

Enquanto a parcela das que o consideram excessivo caiu de 11,8% para 10,8% do total, levando a uma alta de 2,4 pontos do indicador para 96,5 pontos. Os demais indicadores permaneceram relativamente estáveis:

  • com produção apresentando alta de 0,8 ponto;
  • e situação atual dos negócios com variação de 0,1 ponto.

Em relação ao IE, houve melhora das expectativas para os próximos três meses. Os indicadores de produção prevista e evolução do pessoal ocupado aumentaram em 2,0 e 2,2 pontos respectivamente.

Em compensação, o indicador que mede o otimismo dos empresários com a evolução do ambiente de negócios nos seis meses seguintes caiu 3,1 pontos. Desta forma, tornando-se um freio para o índice.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) subiu 0,3 ponto percentual (p.p.) entre julho e agosto, alcançando 75,8%, acumulando alta de 1 p.p. no ano. Em médias móveis trimestrais, o NUCI avançou pela quinta vez consecutiva, em 0,1 p.p., para 75,4%.

Para conferir na íntegra a publicação do Ibre/FGV referente ao índice de confiança da Indústria em agosto de 2019, clique aqui.

Próximo artigo

Empresas: confiança do setor fica estável em agosto, aponta FGV

A confiança das empresas caiu 0,1 pontos em julho de 2019, conforme dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta sexta-feira (30).

Ler artigo completo

0 respostas para “Indústria: confiança do setor cresce em agosto, aponta FGV”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo