FinanzeroBlogMercado

Empresas: confiança do setor fica estável em agosto, aponta FGV

Empresas: confiança do setor fica estável em agosto, aponta FGV

Compartilhe esse post:

Índice de confiança das empresas oscila 0,1 ponto em agosto deste ano

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) caiu 0,1 ponto em agosto de 2019, para 93,9 pontos. A instituição divulgou os dados nesta sexta-feira (30). Na métrica de média móveis trimestrais, houve avanço, pelo segundo mês consecutivo, em 0,6 ponto.

“Após avançar no mês anterior, a confiança empresarial ficou estável em agosto, com movimentos em sentidos opostos de seus dois componentes. O Índice de Situação Atual (ISA) continuou avançando e sinaliza sustentação da economia em terreno positivo neste terceiro trimestre.

Já as expectativas recuaram, mostrando que as empresas ainda manifestam dúvidas quanto à continuidade, nos próximos meses, da fase de aceleração do nível de atividade econômica iniciada no segundo trimestre”, afirma Aloisio Campelo Jr., Superintendente de Estatísticas Públicas do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre/FGV).

O Índice de Confiança Empresarial consolida os índices de confiança dos quatro setores cobertos pelas Sondagens Empresariais produzidas pela FGV IBRE:

  • Indústria;
  • Serviços;
  • Comércio;
  • Construção.

O Índice de Situação Atual (ISA-E) subiu 1,1 ponto em agosto, para 91,3 pontos, o maior patamar desde fevereiro de 2019 (91,4 pontos).

No sentido contrário, o Índice de Expectativas (IE-E) caiu 0,8 ponto, para 99,8 pontos, após avançar nos quatro meses anteriores.

Confira mais clicando aqui – IGP-M cai 0,67% em agosto, diz FGV. Mas o que isso significa?

Subíndices que compõem o índice de confiança das empresas

Entre os subíndices que integram o ICE:

  • a confiança no setor de serviços recuou em agosto, em 1,1 pontos;
  • confiança do setor industrial subiu 0,8 ponto, após acumular perdas de 3,1 pontos entre maio e julho.
  • a confiança do setor comercial, o avanço de 3,2 pontos em agosto sugere continuidade na recuperação do setor;
  • confiança do setor da construção subiu 2,2 pontos, para 87,6 pontos, o maior nível desde dezembro de 2014 (88,7 pontos).

“Em agosto o resultado foi bastante heterogêneo entre os setores. O comércio continua sendo o setor mais otimista. Talvez em função da expectativa favorável com a liberação de recursos do FGTS a partir de setembro”, disse Campelo Jr.

“Caminhando em sentido oposto no mês, o setor de Serviços adota uma postura mais cautelosa. A indústria se situa no meio dos dois, mas o grande destaque de agosto é a Construção. Embora a confiança deste setor ainda seja a mais baixa entre os quatro, vem avançando consistentemente há três meses. Principalmente por ser impulsionada pelo aumento do otimismo no segmento de edificações residenciais e comerciais”, completou.

Para conferir na íntegra a publicação do Ibre/FGV referente ao índice de confiança das empresas em agosto de 2019, clique aqui.

Próximo artigo

Desemprego no Brasil cai para 11,8% em julho, divulga IBGE

A taxa de desemprego caiu de 12,5% para 11,8% em julho de 2019, conforme dados divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira (30). Leia mais.

Ler artigo completo

0 respostas para “Empresas: confiança do setor fica estável em agosto, aponta FGV”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
Solicite seu empréstimo