;
FinanzeroBlogMercado

Desemprego no Brasil cai para 11,8% em julho, divulga IBGE

Desemprego no Brasil cai para 11,8% em julho, divulga IBGE

Compartilhe esse post:

Desemprego cai no trimestre encerrado em julho, e trabalho informal cresce

A taxa de desemprego caiu de 12,5% para 11,8% na comparação entre o trimestre encerrado em julho, ante aquele terminado em abril. Foram menos 609 mil pessoas desempregadas.

Mesmo com a queda, no país ainda tem 12,6 milhões pessoas procurando trabalho. Esses são os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada nesta sexta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“A elevação de 1,2 milhão de pessoas no contingente de ocupados, com redução significativa da pressão sobre o mercado de trabalho (menos 609 mil pessoas desempregadas), provocou essa retração considerável na taxa”, explicou o gerente da PNAD Contínua, Cimar Azeredo.

desemprego
Fonte: IBGE.

Confira mais clicando aqui – Brasil tem crescimento econômico de 0,4% no 2T2019; entenda o que é PIB

Desemprego cai, mas trabalho informal bate recorde

No entanto, a melhora na taxa de desemprego está relacionada ao aumento do trabalho informal. No trimestre encerrado em julho, o total de empregados do setor privado sem carteira de trabalho assinada atingiu 11,7 milhões de pessoas. Este foi o maior contingente da série histórica iniciada em 2012.

O aumento em relação ao trimestre anterior foi de 3,9%, o que representa 441 mil pessoas nessa categoria. Já em relação ao trimestre encerrado em julho do ano passado, a elevação foi de 5,6%. Assim, houve um adicional de 619 mil pessoas.

Outro fator relacionado à informalidade são os trabalhadores por conta própria, os autônomos. Esta classe também atingiu o maior patamar da série: 24,2 milhões de pessoas.

O crescimento registrado foi de 1,4% na comparação com o trimestre anterior (fevereiro a abril de 2019). Isso significa que mais 343 mil pessoas adentraram este contingente. Em relação ao ano anterior, o indicador também apresentou elevação, de 5,2%. Ou seja, um adicional estimado de 1,2 milhão de pessoas.

Leia também – Dívida pública do Brasil sobe 0,38% em julho, diz Tesouro

Na visão do gerente da PNAD Contínua, a alta do trabalho informal frente ao desemprego do País não é um bom sinal. Pois significa que a economia ainda está fraca. Assim, seria mais positivo observar o mercado de trabalho com carteira assinada apresentando alta.

“Desde o início da crise econômica a inserção por conta própria vem sendo ampliada em função da falta de oportunidade no mercado formal. Um dos sinais de recuperação do mercado de trabalho, dada experiências em crises anteriores, é a redução desta forma de inserção, que atingiu o nível mais alto neste trimestre”, explicou Azeredo.

No trimestre, havia aproximadamente 28,1 milhões de pessoas subutilizadas no país. Esse grupo apresentou estabilidade frente ao trimestre anterior. Na comparação com o trimestre encerrado em julho de 2018, houve um aumento de 703 mil pessoas subutilizadas.

Para conferir na íntegra a publicação do IBGE referente ao desemprego no trimestre encerrado em julho de 2019, clique aqui.

Próximo artigo

IGP-M cai 0,67% em agosto, diz FGV. Mas o que isso significa?

O de agosto caiu 0,67%, mas você sabe o que é e para que serve este indicador calculado pela FGV? Clique para entender melhor.

Ler artigo completo

0 respostas para “Desemprego no Brasil cai para 11,8% em julho, divulga IBGE”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo