FinanzeroBlogMercado

Brasil tem crescimento econômico de 0,4% no 2T2019; entenda o que é PIB

Brasil tem crescimento econômico de 0,4% no 2T2019; entenda o que é PIB

Compartilhe esse post:

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil foi positivo no 2º trimestre, na contramão do 1º trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil registrou variação positiva de 0,4% no segundo trimestre de 2019, na comparação com o primeiro trimestre. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No primeiro semestre deste ano, a alta é de 0,7% em relação ao mesmo período do ano passado. No acumulado dos quatro trimestres terminados em junho de 2019 alcançou 1,0%.

Mas o que é PIB?

O PIB é a soma, em dinheiro, de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região em determinado período. A divulgação do IBGE desta data refere-se ao PIB brasileiro no segundo trimestre de 2019.

Quando o resultado do PIB é positivo, o indicador é constantemente chamado de “crescimento econômico” pelo mercado. Contudo, quando o PIB é negativo por pelo menos dois trimestres seguidos, significa que a região em questão está em recessão: ou, a famosa crise.

Confira abaixo o PIB do Brasil desde 2010:

  • 2010: alta de 7,5%
  • 2011: alta de 4%
  • 2012: alta de 1,9%
  • 2013: alta de 3%
  • 2014: alta de 0,5%
  • 2015: baixa de -3,5%
  • 2016: baixa de -3,5%
  • 2017: alta de 1%
  • 2018: alta de 1,1%

Como pode ser observado acima, o PIB brasileiro foi negativo em 2015 e 2016, tempos em que a crise abalou a estrutura do País.

Em 2018, o PIB do primeiro trimestre foi negativo (-0,2%). Assim, os investidores e analistas que compõem o mercado financeiro temiam uma recessão brasileira. Mas, para surpresa e otimismo dos mesmos, o Brasil apresentou crescimento econômico no segundo trimestre deste ano.

Setores de maior e menor crescimento

O PIB oficial do Brasil é calculado pelo IBGE, que leva em consideração no cálculo o crescimento (ou decrescimento) de cada setor individualmente. A soma de todas as variações percentuais de todos os setores forma o PIB.

Confira abaixo quais são os grandes setores que compõem o cálculo do PIB, e suas respectivas variações entre abril e junho deste ano:

  1. Indústria: alta de 0,7%
  2. Serviços: alta de 0,3%
  3. Agropecuária: baixa de -0,4%

Indústria

O setor da Indústria é composto por diversos segmentos. Confira abaixo quais são estes segmentos, e quais foram suas variações no segundo trimestre de 2019:

  • Indústrias de Transformação: alta 2,0%
  • Construção: alta de 1,9%
  • Indústrias Extrativas: baixa de -3,8%
  • Eletricidade, gás, água, esgoto e atividades de gestão de resíduos: baixa -0,7%

Serviços

O setor de serviços é composto por diversos segmentos também. Confira abaixo quais são, e quais foram suas variações no segundo trimestre de 2019:

  • Atividades imobiliárias: alta de 0,7%
  • Comércio: alta de 0,7%
  • Informação e comunicação: alta de 0,5%
  • Outras atividades de serviços: alta 0,4%
  • Administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social: baixa de -0,6%
  • Transporte, armazenagem e correio: baixa de -0,3%
  • Atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados: -0,1%

Confira mais clicando aqui – Serviços: confiança do setor cai 1,1 ponto em agosto, aponta FGV

Agropecuária

A Agropecuária é composta pela produção resultante da agricultura e da pecuária. Ou seja, os produtos de origem vegetal e animal. No mercado econômico, esses produtos geralmente recebem o nome de commodities, nome atribuído ao que se torna matéria-prima para outros produtos.

Outros componentes do PIB

Também compõem o cálculo do PIB, os consumos das famílias e do governo. Confira como foi o desempenho destas despesas no segundo trimestre:

  • Consumo das Famílias: alta de 0,3%
  • Consumo do Governo: baixa de 1,0%

E também são levados em consideração no cálculo do PIB do Brasil as Exportações de Bens e Serviços, que caíram 1,6% entre abril e junho deste ano. No mesmo período, as Importações de Bens e Serviços cresceram 1,0%.

Para conferir na íntegra a publicação do IBGE referente ao PIB do segundo trimestre de 2019, clique aqui.

Próximo artigo

Dívida pública do Brasil sobe 0,38% em julho, diz Tesouro

De acordo com o Tesouro Nacional, a dívida pública federal brasileira subiu 0,38% em julho, alcançando R$ 3,977 trilhões. Leia mais.

Ler artigo completo

0 respostas para “Brasil tem crescimento econômico de 0,4% no 2T2019; entenda o que é PIB”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
Solicite seu empréstimo