FinanzeroBlogMercado

Inflação tem desaceleração em agosto ante julho, de acordo com IBGE

Inflação tem desaceleração em agosto ante julho, de acordo com IBGE

Compartilhe esse post:

Preços dos alimentos apresentam queda e inflação desacelera em agosto

A inflação oficial do Brasil, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), desacelerou para 0,11% em agosto, após registrar alta de 0,19% em julho. Os dados foram divulgado nesta sexta-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado foi influenciado, principalmente, pela deflação (queda nos preços) nos grupos:

  • Alimentação e bebidas: queda de -0,35%
  • Transportes: queda de -0,39%

Em contrapartida, o setor de Habitação foi o grupo que pressionou positivamente a inflação. A alta dos preços deste segmento em agosto foi de 1,19%

Segundo o gerente da pesquisa, Pedro Kislanov, a redução nos preços de alguns dos principais alimentos consumidos no dia a dia dos brasileiros aconteceu por questão de aumento de oferta nos pontos de venda. Foi o que ocorreu com os preços, por exemplo, do:

  • tomate: queda de -24,49%;
  • batata inglesa: queda de -9,11%
  • hortaliças e verduras: queda de -6,53%

Confira mais clicando aqui – O Que é Inflação? Entenda Como Ela Afeta a Sua Vida

Transportes e Habitação são contrastes da inflação em agosto

No grupo dos Transportes, o maior impacto veio do preço das passagens aéreas, que tiveram redução de 15,66%, depois de altas de 18,90% e 18,63% em junho e julho, respectivamente.

“Após os reajustes nos meses de férias, as passagens ficaram com uma base mais alta, e agora voltam para uma base mais baixa”, explica Pedro Kislanov.

No lado das altas, o grupo Habitação foi o principal impacto positivo no IPCA. O setor foi influenciado pelo aumento de 3,85% na energia elétrica. Isso ocorreu em razão da entrada em vigor da bandeira tarifária vermelha patamar 1, em agosto, que acrescenta às contas de luz uma cobrança de R$ 4,00 a cada 100 quilowatts-hora consumidos.

Confira mais clicando aqui – Inflação para famílias de baixa renda cai em agosto

7 capitais tem deflação em agosto

No mês, entre as 16 regiões onde o IBGE capta a inflação, sete tiveram deflação. Os preços em agosto ficaram menores em:

  • Vitória: queda de -0,50%
  • Aracaju: queda de -0,47%
  • São Luís: queda de -0,31%
  • Campo Grande: queda de -0,21
  • Belém: queda de -0,20
  • Rio de Janeiro: queda de -0,06
  • Porto Alegre: queda de -0,04%

Em Vitória, a queda nos preços foi pressionada pela redução de 6,48% no valor das tarifas de energia elétrica, vigente desde 7 de agosto. Isso provocou deflação de 8,64% nesse item.

“Nessa época do ano é comum a inflação ser mais baixa. Porque os aumentos dos preços monitorados, como por exemplo ônibus urbanos, costumam se concentrar no início do ano”, conclui o gerente da pesquisa.

Para conferir os dados publicados pelo IBGE, referentes à inflação (IPCA) em agosto, clique aqui.

Próximo artigo

Inflação para famílias de baixa renda cai em agosto

Com baixa dos alimentos, destaque para hortaliças, inflação para famílias de baixa renda (IPC-C1) tem recuo em agosto de 2019, diz FGV.

Ler artigo completo

0 respostas para “Inflação tem desaceleração em agosto ante julho, de acordo com IBGE”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo