MS mantém regras e condições do IPVA Mato Grosso do Sul, com desconto de 15% para quem optar por pagamento à vista do imposto; confira datas limites e alíquotas

De acordo com texto do Diário Oficial, o governo do Mato Grosso do Sul decidiu que não mudará as regras do pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2021.

Por isso, as regras e condições oferecidas, como os descontos, seguem normalmente.

Além disso, a Secretaria Estadual da Fazenda do Estado do Mato Grosso do Sul, a Sefaz-MS, a entrega dos carnês do IPVA Mato Grosso do Sul teve início agora no mês de dezembro.

Mas é importante lembrar que proprietários de veículos adquiridos entre novembro e dezembro podem demorar mais para receber os boletos. Isso porque a primeira remessa aconteceu entre os dias 9 e 20 de dezembro e a segunda apenas no início de janeiro.

Qual será a alíquota do IPVA Mato Grosso do Sul 2021?

Como dito anteriormente, para 2021, o governador Reinaldo Azambuja manteve os descontos e condições dos anos anteriores. Por isso, as alíquotas seguem as mesmas.

Por exemplo:

  • Carros de passeio continuam com alíquota de 3,5%;
  • Carros de passeios com até oito passageiros e uso de óleo diesel têm alíquota de 4,5%;
  • Caminhões, ônibus e micro-ônibus têm alíquota de 2%;
  • Além disso, caminhão, ônibus, micro-ônibus e veículos de passeio novos permanecem isentos pelo primeiro ano;
  • Por fim, para motocicletas a primeira tributação tem desconto de 50%.

Posso ter desconto no IPVA 2021?

Sim! De acordo com a Sefaz-MS, os contribuintes que pagarem o IPVA Mato Grosso do Sul 2021 à vista, em cota única, têm desconto de 15% no valor do imposto.

Por isso, de acordo com o Secretário da Fazenda, Felipe Mattos, há cada ano que passa mais contribuintes do IPVA Mato Grosso do Sul 2021 têm optado pelo pagamento à vista.

No entanto, é importante lembrar que caso o contribuinte escolha parcelar o pagamento do imposto, não há descontos.

Além disso, como dito anteriormente, se for o primeiro ano de pagamento da tributação é possível conseguir descontos ou isenção caso seja proprietário de caminhão, ônibus, micro-ônibus, veículos de passeio ou motocicletas.

Calendário IPVA Mato Grosso do Sul

Ao contrário de outros estados, o governo do Mato Grosso do Sul não divide o calendário de pagamento do IPVA Mato Grosso do Sul 2021 de acordo com o final da placa do veículo.

Por isso, os prazos para o pagamento do veículo são os mesmos para todos os proprietários:

ParcelaVencimento
Cota única29 de janeiro de 2021
1ª parcela29 de janeiro de 2021
2ª parcela 26 de fevereiro de 2021
3ª parcela31 de março de 2021
4ª parcela 30 de abril de 2021
5ª parcela31 de maio de 2021

Como pagar o IPVA?

Como dito anteriormente, o governo enviou a primeira remessa dos carnês de pagamento do IPVA para a casa dos proprietários dos veículos. Além disso, a partir do início de janeiro começa os envios da segunda remessa.

No entanto, não há necessidade de esperar o carnê para pagar o IPVA Mato Grosso do Sul. Isso porque de acordo com o governo é possível imprimir uma segunda via pelo canal de autoatendimento do IPVA na internet.

Além disso, em casos de dúvidas, os proprietários de veículos do Mato Grosso do Sul podem ir até uma agência ou ligar nos seguintes telefones:

  • (67) 3316-7500;
  • (67) 3316-7534;
  • ou (67) 3316-7541

Por fim, ficou com mais alguma dúvida sobre o IPVA Mato Grosso do Sul 2021? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.