FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Meu carro foi leiloado após busca e apreensão, o que fazer?

Meu carro foi leiloado após busca e apreensão, o que fazer?

Compartilhe esse post:

Ver seu carro ser leiloado é algo que pode trazer muitos transtornos. Por isso, saiba o que fazer em situações como essa.

Uma situação muito comum, mas que traz muita dor de cabeça é a busca e apreensão de um veículo, seguidas por um leilão. Imagine que ao passar por dificuldades financeiras, você não conseguiu cumprir com suas obrigações com o pagamento das parcelas, assim, a situação descrita acima fica mais perto de ocorrer.

O ponto é que o credor pode fazer a solicitação da apreensão e leiloar seu carro, mesmo que sem prévio aviso. Pensando nisso, vamos dar algumas dicas de como proceder em um caso como esse. Continue a leitura!

Descubra o que é gravame e sua importância ao comprar um veículo

Quais as razões para um carro ser leiloado?

Uma das grandes questões dos consumidores é: quais são os motivos que levam um carro ser leiloado? A verdade é que além da falta de pagamento do financiamento, outras questões podem fazer com que essa situação chegue. Veja abaixo:

Processos judiciais

Um dos motivos mais comuns para um carro ser leiloado é um processo judicial. Isso pode acontecer pelo cumprimento de pagamento de um débito, por exemplo. Dessa forma, o juiz decreta que um bem de alto valor seja apreendido e vendido para a quitação dos valores em aberto.

Nesses casos, os automóveis são os bens mais procurados. A maior parte das ações que levam ao leilão do veículo são:

  • Quando há a declaração de falência de uma empresa;
  • Quando o proprietário tem pendências financeiras relacionadas a impostos;
  • Dívida por processo trabalhista de ex-funcionários.

Falta de pagamento

Essa é a principal razão para um carro ser leiloado, assim como citamos anteriormente. Isso acontece com frequência porque os valores para aquisição de um veiculo no Brasil estão acima da média mundial. Afinal de contas, aqui, os impostos que incidem sobre esse tipo de bem têm grandes alíquotas.

Dessa forma, por ser um item caro, boa parte das pessoas prefere fazer a compra por meio de um financiamento, que conta ainda com os juros. Além disso, essa linha de crédito tem um prazo para pagamento mais extenso, fazendo com que muitas pessoas fiquem no meio do caminho, não conseguindo quitar o saldo devedor.

Renovação de frota

Outra questão que pode levar um carro a ser leiloado é a necessidade que algumas empresas têm de renovar sua frota. Isso ocorre com frequência em companhias pequenas e médias. Elas leiloam seus veículos mais antigos, com o intuito de gerar capital para a aquisição de novos modelos.

Assim, com essas vendas, as empresas conseguem ter parte do valor investido de volta, podendo também apresentar uma melhora no fluxo de caixa e mantendo um orçamento mais estável.

Sinistro

Quando um veículo é recuperado após um sinistro, existem chances de que ele seja leiloado. Normalmente isso ocorre após colisões, principalmente se forem com perda parcial do automóvel. Afinal de contas, um carro com perda total não tem chances de recuperação.

Sendo assim, após a recuperação, o carro pode ser leiloado, mas desde que passe por exames que ateste sua segurança.

O poder dos juros compostos na criação de patrimônio

O que fazer após o carro ser leiloado?

Agora que você já sabe o que pode fazer um carro ser leiloado, vamos ver quais passo seguir se isso acontecer com você. Acompanhe:

1. Entenda o que fez seu carro ser leiloado

O primeiro passo a ser tomado após a busca e apreensão de um veículo é entender o que levou a isso. Afinal, isso pode acontecer por falta de pagamento do financiamento ou por um empréstimo com garantia de automóvel não pago. Para chegar a essa situação, é preciso que muitas parcelas tenham ficado pelo caminho.

Os mitos e verdades sobre investir no mercado de ações

2. Conheça seus direitos e leis Locais

Antes de tomar qualquer ação, é essencial entender quais são os seus direitos e as leis locais relacionadas à busca e apreensão de veículos. Por essa razão, procure um advogado e consulte-o sobre quais são os procedimentos legais a serem tomados nessa situação.

3. Entre em contato com o credor

Antes de seu carro ser leiloado, o passo seguinte consiste em entrar em contato com o credor. Isso deve ser feito de forma imediata, pois essa é uma forma de tentar chegar a um acordo de recuperação do veículo. Claro que isso vai acontecer desde que você faça os pagamentos atrasados e taxas associadas.

Transferência de cotas de consórcio: como funciona?

4. Avalie suas opções legais

Caso você acredite que a busca e apreensão do seu veículo aconteceu de forma irregular, considere conversar com um advogado que seja especialista em direitos do consumidor. Essa é uma maneira eficaz de avaliar suas opções legais.

5. Entenda o leilão do veículo

Outro ponto importante é compreender o funcionamento de um leilão. Ele acontece com o intuito de que o valor seja usado para recuperar a dívida. Assim, o valor recebido é utilizado para quitar as parcelas pendentes, seja de um financiamento ou empréstimo.

6. Negocie com o credor

Depois do seu carro ser leiloado, verifique se ainda existe a possibilidade de negociar com o credor o restante da dívida. Isso porque pode haver a disposição de permitir um pagamento à vista ou criar um novo parcelamento.

7. Reconstrua sua situação financeira

Na etapa seguinte é importante resolver sua situação financeira, com o intuito de evitar novos problemas dessa natureza. Isso pode incluir a criação de uma planilha de orçamento, a busca de orientação financeira e o estabelecimento de um fundo de reserva para emergências.

8. Aprenda com a experiência

Por fim, após seu carro ser leiloado, é importante que essa situação sirva como uma lição sobre a a importância da gestão financeira responsável. Por isso, analise o que levou a essa situação e faça mudanças para evitar problemas semelhantes no futuro.

A busca e apreensão de um veículo é uma situação estressante e desafiadora, mas não é o fim do mundo financeiro. Por essa razão, é imprescindível que você compreenda quais são seus direitos para agir rapidamente. Além disso, busque orientação legal para saber quais são os passos necessários a seguir.

Lembre-se de que a prevenção é a melhor abordagem, então, concentre-se em manter suas finanças saudáveis para evitar futuros prejuízos. Assim, tomando os devidos cuidados, fica mais fácil manter uma saúde financeira.

Você tem mais alguma dúvida sobre o que fazer após a busca e apreensão do seu veículo? Caso tenha, deixe aqui seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero

Próximo artigo

Descubra o que é gravame e sua importância ao comprar um veículo

Entenda o que é e para que serve o gravame, a importância do registro no momento de comprar um veículo e como efetuar a consulta online.

Ler artigo completo

0 respostas para “Meu carro foi leiloado após busca e apreensão, o que fazer?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo