FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Meu consórcio está com uma parcela atrasada, e agora?

Meu consórcio está com uma parcela atrasada, e agora?

Compartilhe esse post:

Muitos brasileiros têm optado pelo consórcio como forma de realizar sonhos, seja comprando a casa própria, um automóvel ou até mesmo contratando um serviço de alto valor, como uma viagem, por exemplo.

O consórcio é uma modalidade de compra que apresenta diversas vantagens, principalmente para quem não tem o valor total para pagamento do bem à vista. Mesmo com o aumento na popularidade, o consórcio ainda causa muitas dúvidas aos consumidores e, uma delas é a respeito da inadimplência.

Neste artigo, falaremos sobre o que ocorre quando há parcela atrasada e o que você pode fazer caso não consiga pagá-la. Para saber mais, continue a leitura!

Crédito agrícola: como funciona o consórcio no agronegócio?

Como funciona o pagamento das parcelas do consórcio?

O primeiro passo em um consórcio é encontrar uma administradora que atue com o bem desejado por você. Depois disso, basta selecionar um grupo que deseja participar para iniciar os pagamentos.

As mensalidades são pré-determinadas em contrato e têm valor fixo, já que essa modalidade de compra não tem taxa de juros e nem pagamento de entrada.

Vale destacar que o valor cobrado vai de acordo com a quantidade de parcelas selecionadas e o formato do grupo. Isso acontece porque o consorciado tem a opção de aderir a um grupo em andamento ou um em formação. Dessa forma, no primeiro caso as parcelas serão mais altas e em menor quantidade.

Quais serviços podem ser contemplados em um consórcio?

O que acontece se eu não pagar as parcelas do meu consórcio?

Falando diretamente sobre o que acontece se você deixar uma parcela atrasada, mostraremos quais são as possíveis consequências para isso:

Multa e juros

A principal preocupação para quem atrasa uma parcela de um consórcio é enfrentar multas e juros inesperados. Isso porque é necessário desembolsar um valor extra para continuar o contrato.

Além disso, os encargos variam conforme a administradora, mas, em média, o cotista pode ser sujeito a uma multa de 1% ao mês, junto com 2% sobre o valor das mensalidades atrasadas. Vale ressaltar que essas penalidades são aplicadas apenas quando o consorciado atrasado é contemplado, já que a participação nos sorteios mensais é impossibilitada como uma forma inicial de “punição” pelo atraso.

Não participar de sorteios e lances

A adesão a um consórcio envolve duas maneiras de ser contemplado com a carta de crédito: por meio de lances ou sorteios mensais realizados durante a vigência do contrato.

Os sorteios proporcionam aos consorciados a oportunidade de obter sua carta de crédito antes do término do pagamento, o que pode ser atrativo para quem busca adquirir um bem. Entretanto, se houver atraso no pagamento das parcelas, o consorciado fica excluído dos sorteios até regularizar sua situação com a administradora do consórcio.

É importante deixar claro que o mesmo acontece com os lances. Nesse caso, o consorciado em atraso não pode apresentar lances para a carta de crédito. Em sum a obtenção da carta de crédito fica condicionada ao pagamento das parcelas em atraso. Vale destacar que, ao regularizar sua situação, o consorciado pode retomar a participação nos sorteios e deve arcar com as taxas e multas decorrentes do atraso.

Cancelamento da cota

Caso ocorra atraso no pagamento das parcelas do seu consórcio, levando à inadimplência, a administradora pode fazer o cancelamento da cota por um período pré-determinado. Essa informação deve constar no contrato, logo no início da adesão. Isso permite que outra pessoa regularize a situação.

Agora, caso se trate de um consórcio já contemplado, a falta de pagamento acarreta diversas consequências, conforme o que estiver acordado em contrato.

Anulação da carta de crédito

Caso você esteja com parcela atrasada no consórcio, saiba que um dos riscos é ter a carta de crédito anulada, principalmente se seu contrato já tiver sido contemplado. A administradora pode interpretar que o atraso compromete o direito do consorciado em usufruir do valor do fundo.

Lembrando que essa decisão é tomada durante uma assembleia extraordinária conduzida pela empresa administradora do consórcio, na qual uma votação ocorre para determinar o destino da carta de crédito – se permanecerá com o consorciado ou será retirada. Em caso de perda, o cliente precisa aguardar uma nova contemplação para ter a oportunidade de adquirir o bem, desde que esteja em dia com os pagamentos das mensalidades.

Nome sujo após parcela atrasada

Caso você tenha sido contemplado no consórcio e já tenha adquirido o bem, seja ele um imóvel ou automóvel, atrasos em um número específico de parcelas resultarão na irregularidade do seu nome no mercado.

Em resumo, seu nome fica registrado em órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e o Serasa, tornando mais difícil a possibilidade de conseguir crédito.

Como comprar scooter?

O que fazer para regularizar parcela atrasada do consórcio?

Caso você esteja nessa situação, saiba que para regularizar uma parcela atrasada do consórcio, você pode seguir os passos abaixo:

Verifique contrato assinado: consulte o contrato do consórcio para entender as políticas e condições relacionadas a atrasos de pagamento.

Entre em contato com a administradora: depois, entre em contato com a administradora do consórcio. Informe sobre a situação, explique os motivos do atraso e busque orientação sobre as opções disponíveis para regularização.

Negocie alternativas: pergunte sobre possíveis alternativas para regularizar a situação, como renegociação de prazos, ajuste de parcelas, ou outras opções oferecidas pela administradora.

Efetue o pagamento pendente: após a negociação, faça o pagamento da parcela em atraso o mais rápido possível. Certifique-se de incluir quaisquer multas, juros ou encargos que possam ter sido aplicados.

Mantenha contato: lembre-se de manter uma comunicação regular com a administradora do consórcio para garantir que você esteja atualizado sobre a situação e cumprindo os termos negociados.

Evite novos atrasos: por fim, avalie suas finanças para evitar novos atrasos. Se necessário, ajuste seu orçamento para garantir que as futuras parcelas sejam pagas pontualmente.

Você tem mais alguma dúvida sobre o que acontece ao atrasar suas parcelas no consórcio? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero

Próximo artigo

Crédito agrícola: como funciona o consórcio no agronegócio?

Saiba o que é o consórcio no agronegócio, como funciona, quais são as suas principais vantagens e como solicitá-lo.

Ler artigo completo

0 respostas para “Meu consórcio está com uma parcela atrasada, e agora?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
Solicite seu empréstimo