Carteira de trabalho digital: Como validar dados, como corrigir erros, como refazer o cadastro e como entrar no app da carteira de trabalho

Segundo dados de uma pesquisa promovida pela Amdocs, o uso de internet pelos brasileiros dobrou desde o início do período de pandemia vivido causado pela Covid-19. O dado nos mostra como a população está cada vez mais adepta em relação ao uso da internet e utilizando-a para facilitar ações cotidianas como pagamento de contas e compras online.

No intuito de facilitar o uso, a carteira de trabalho física foi substituída pela digital e com isso os cidadãos podem acessa-la de forma rápida utilizando apenas um telefone celular. O uso da nova carteira ainda gera dúvidas nos cidadãos pois ainda está sendo implementada e utilizada por eles. Abaixo estão as principais questões sobre o assunto com o intuito de tirar as dúvidas mais frequentes em relação a carteira de trabalho digital.

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Como validar dados na carteira de trabalho digital?

Os dados encontrados dentro da carteira de trabalho digital estão disponíveis no Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), um programa criado pelo Governo Federal para armazenar todas as informações referentes aos contratos e dados de uma empresa e de seus trabalhadores. Por isso, os dados do trabalhador são disponibilizados de forma automática após a realização do primeiro acesso.

As informações armazenadas no eSocial são atualizadas de forma constante e isso garante que os dados da carteira de trabalho também sejam atualizados. Dessa forma, ao encontrar inconsistências nas informações, o trabalhador não precisa comparecer em nenhum posto de atendimento ou entrar em contato, apenas aguardar a correção dos dados. Se o erro persistir é possível solicitar a mudança em campanhas que são promovidas e divulgadas pelo Governo Federal.

O mais comum é que sejam encontrados erros em informações mais antigas, pelas inconsistências da época na carteira física e no eSocial. Porém, se o equívoco encontrado for posterior ao ano de 2019, o cidadão pode solicitar a mudança entrando em contato diretamente com o seu empregador. O pedido será revisto e atualizado na carteira de trabalho digital do cidadão pelo Governo.

Como corrigir erro na carteira de trabalho digital?

Algumas informações incorretas podem constar na carteira de trabalho digital, como nome, RG, nome da mãe e entre outros dados pessoais. O erro encontrado pode ser resolvido mas para isso precisa ser corrigido pela Receita Federal e pelo INSS, sendo importante a alteração nos dois órgão.

Receita Federal

Para corrigir os dados pela Receita Federal, basta seguir o passo a passo:

  1. Entre no site da Receita Federal;
  2. Vá até a aba “Cadastro de Pessoas Físicas – CPF”;
  3. Selecione o item desejado e altere os dados;

É válido mencionar que para alterações de nome social, a solicitação precisa ser feita pessoalmente comparecendo em um posto de atendimento.

INSS

A correção pelo INSS pode ser feita por web ou por telefone celular utilizando o aplicativo do programa. Abaixo segue o passo a passo de como solucionar as inconsistências para cada uma das opções.

Pela web:

  1. Primeiramente, acesse o site MEU INSS e em seguinte vá até a opção “Agendamento/solicitações”;
  2. Informe os dados solicitados que são nome, CPF e data de nascimento;
  3. Logo depois vá até “Novo Requerimento”;
  4. Por fim clique em “Atualização dos Dados Cadastrais”;

Pelo aplicativo:

  1. Abra o aplicativo e vá até aba de “Meu Perfil”;
  2. No seu perfil vá até “Meu cadastro”;
  3. Em seguida clique em “Complementar” e logo depois em “Atualizar dados cadastrais”;

Após seguir os passos para as alterações necessárias em cada órgão, os dados na carteira de trabalho digital serão atualizados e assim constarão as informações corretas do cidadão.

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Como refazer o cadastro da Carteira de Trabalho Digital?

A carteira de trabalha digital não precisa mais ser solicitada pelo cidadão, sendo então disponibilizada por meio do CPF ao entrar no site ou aplicativo e os dados de trabalho são apresentados e atualizados de forma automática. Dessa forma, a carteira de trabalho digital é acessada pelo cidadão de forma fácil sem a necessidade de carregar consigo a carteira física, versão anterior a digital.

Como comentado, algumas inconsistências podem ser observadas e sua correção pode ser solicitada ou será corrigida sozinha, de forma automática. Por essa razão e pela forma como a carteira de trabalho digital é disponibilizada o cidadão não precisa refazer o cadastro, já que o cadastro é automático utilizando apenas o CPF do indivíduo.

Ao encontrar inconsistências ou dados errados não é necessário refazer cadastro pois existem outras formas de solução que foram apresentadas nos tópicos acima. De forma geral, a carteira de trabalho digital não precisa sofrer alterações muito grandes já que os dados utilizados estão presentes no sistema do Governo Federal e de seus órgãos que controlam e garantem a atualização deles.

Como entrar no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital?

A carteira de trabalho digital pode ser acessada por meio de aplicativo que pode ser baixado no celular do cidadão. O acesso ao aplicativo e a carteira de trabalho é simples e o passo a passo abaixo mostrará como realizar entrar e acessar a carteira.

Pelo celular

Para acessar o aplicativo da carteira de trabalho digital basta seguir os passos:

  1. Baixe o aplicativo pela Play Store (Android) ou App Store (IOS) buscando por “Carteira de trabalho digital”;
  2. Ao baixar, abra o aplicativo e clique em “Entrar”;
  3. Coloque o seu CPF e a senha cadastrada no site do Gov br;
  4. E por fim informe alguns dados pessoais que serão solicitados;

Após seguir os passos, o cidadão consegue ter acesso a carteira e assim verificar os dados disponíveis.

Pelo computador

Além de acessar a carteira pelo celular, também é possível entrar pelo computador ao seguir os passos abaixo:

  1. Acesse o site do ministério da economia e clique em “Entrar com gov.br”;
  2. Será solicitado o CPF do cidadão e a senha cadastrada no site do Governo e ao informar o acesso a carteira será liberado;

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E então, restou mais alguma dúvida sobre como acessar a carteira de trabalho digital? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

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