FinanzeroBlogNegócios

Não dependa do coelho: confira 7 dicas de como economizar na páscoa

Não dependa do coelho: confira 7 dicas de como economizar na páscoa

Compartilhe esse post:

Confira sete dicas sobre como economizar na páscoa e evite desajustes nas finanças.

De acordo com a Kantar, 2022 registrou aumento de 7 milhões na quantidade de lares brasileiros que consumiram ovos de páscoa, representando 36,2% dos entrevistados. Para 2023, a empresa estima que o número referente ao consumo continue crescendo, devido ao retorno integral de encontros e interações sociais.

Ainda conforme a pesquisa, os ovos de páscoa artesanais já representam metade das vendas e tendem a se destacar novamente, já que o preço médio por quilo é de até 26% mais barato, quando comparado aos industrializados. Optar por essa opção, inclusive, é uma das formas de economizar dinheiro na páscoa, conforme mostramos a seguir.

MEI pode ter funcionários?

Confira 7 dicas de como economizar na páscoa

Com a aproximação da páscoa, é comum que diversos consumidores busquem alternativas sobre como economizar neste momento, visto que o valor do chocolate aumentou 12% no último um ano, conforme mostrou o Índice de Preços ao Consumidor da FGV. A elevação, consequentemente, impactará no valor final dos ovos de páscoa e outros produtos tradicionais dessa data. Pensando nisso, separamos 7 dicas sobre como economizar na páscoa.

1. Estipule um teto de gastos

Estipular um teto de gastos é essencial, pois a partir do valor estabelecido é possível definir quantos ovos de páscoa poderão ser comprados, as marcas possíveis, se haverá a possibilidade de presentear amigos e familiares e, mais do que isso, diminui os riscos de gastos excedentes, que podem provocar desajustes posteriores nas finanças.

Portanto, faça uma análise sobre as despesas fixas e variáveis que possui ao longo do mês e, em seguida, defina um teto que poderá ser utilizado na aquisição de ovos de páscoa e na realização do almoço em família, caso haja.

2. Faça pesquisas na internet

De acordo com o levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, um mesmo ovo de páscoa pode ter variação de até 181% em seu valor, dependendo do estabelecimento. Portanto, a pesquisa de preços é imprescindível para quem deseja economizar.

Uma boa forma para realizar a pesquisa de mercado é através dos sites do mercados, marketplaces e, até mesmo, perfis nas redes sociais. Dessa forma, é só realizar uma pré-seleção das opções desejadas e compará-las em diferentes estabelecimentos. Vale ressaltar que, em alguns locais, o valor disponibilizado na internet pode ser diferente do ofertado em loja física, permitindo a compra sem sair de casa.

3. Opte por ovos caseiros

Como mencionado inicialmente, os ovos de páscoa industrializados tendem a ser mais caros, quando comparados às opções caseiras. Por isso, sempre que possível, escolha comprar ovos de empreendedores, ao invés dos vendidos em mercados. A prática contribui na economia local e permite a negociação de valores, caso o consumidor adquira maior quantidade ou kits.

Além disso, os ovos de páscoa caseiros contam com mais opções de recheios e tipos, que podem inclusive serem personalizados.

Confira 6 ideias para ganhar dinheiro na Páscoa

4. Busque por ovos de marcas similares

Por outro lado, há quem prefira os ovos de páscoa industrializados aos caseiros, neste caso, a dica é pesquisar por marcas similares. Ou seja, marcas que oferecem boa qualidade de produto, mas que não são consideradas famosas como outras. Isso porque, é cada vez mais comum que os consumidores paguem pela embalagem e o status de uma determinada empresa, quando há outras que entregam um produto similar, mas por valor acessível.

5. Repense o cardápio do almoço em família

Além da tradição de presentear outras pessoas com ovos de páscoa, a data também envolve os tradicionais almoços em família. Nele, o prato mais comum é o bacalhau e, exatamente por isso, o alimento costuma sofrer aumento considerável nessa época, já que há o aumento na procura.

Desse modo, uma forma de economizar é através da substituição do bacalhau por algum outro tipo de peixe ou, ainda, por outras opções de pratos, que podem abranger frango, ovos, queijo e legumes. Também vale a pena pesquisar o valor do alimento em peixarias menores ou recorrer a pequenos produtores.

6. Evite levar as crianças nas compras

Sempre que possível, evite levar as crianças ao mercado ou outros estabelecimentos no momento de adquirir os produtos para a páscoa. Apesar do contexto propiciar diálogos e conscientização sobre finanças e economia, o cenário pode gerar estresse desnecessário, já que é pensado para atrair principalmente a elas.

Entretanto, se não houver a possibilidade de não levá-las, tente realizar acordos prévios e, se for o momento de comprar os ovos de páscoa, proponha desafios relacionados ao cumprimento de metas e valores, a fim de diminuir o risco de gastos excedentes.

7. Faça as compras com antecedência

Por fim, é de suma importância que o consumidor se organize com antecedência para as compras da páscoa, pois quanto mais cedo é feita a aquisição dos itens, maior a possibilidade de encontrar promoções e descontos. Da mesma forma, ao fazer as compras com antecedência, é possível realizar a comparação de preços e escolher dentre as opções disponíveis, já que ainda há estoque e a demanda não está alta, impactando menos no valor final.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

MEI pode ter funcionários?

MEI: saiba se um microempreendedor pode fazer a contratação de colaboradores e como esse processo funciona para ambas as partes.

Ler artigo completo

0 respostas para “Não dependa do coelho: confira 7 dicas de como economizar na páscoa”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEI
Solicite seu empréstimo