FinanzeroBlogNegócios

O que é fluxo de caixa e como montar um?

O que é fluxo de caixa e como montar um?

Compartilhe esse post:

Organização financeira é um dos pilares mais importantes em uma empresa. Por isso, é importante manter um fluxo de caixa do seu negócio

O fluxo de caixa é uma importante ferramenta no dia a dia de uma empresa, principalmente quando falamos de organização financeira. Por isso, o principal objetivo desse instrumento é ter um planejamento e controle financeiro da empresa, para que sempre exista um capital de giro.

Em resumo, o fluxo de caixa de uma empresa é uma ferramenta que controla a quantidade de entradas e saídos de dinheiro do caixa da empresa. Isto é, o quanto recebe pelos seus serviços e o quanto gastar para manter seu negócio.

Por isso, é importante registrar com detalhes os gastos e ganhos da empresa, por menores que sejam.

Simule já o seu empréstimo online com a FinanZero: crédito pessoal com parcelamento em até 24 meses!

Por que ter um fluxo de caixa?

O principal motivo para ter um fluxo de caixa, como dito anteriormente, é ajudar na organização financeira da empresa. No entanto, dentre as razões para ter uma melhor gestão financeira do seu negócio estão:

  • perceber quando é o momento de contratar um crédito – e se realmente precisa;
  • melhora a política de pagamentos e recebimentos;
  • fornece uma melhor visão a longo prazo da empresa;
  • ajuda a estabelecer prioridades financeiras;
  • ajuda a entender qual melhor momento para fazer promoções ou para repor o estoque.

Por isso, com o fluxo de caixa é possível focar no crescimento da empresa, suprir imprevistos e deixar de lado gastos desnecessários.

Além disso, é importante ressaltar que essa ferramenta pode ser utilizada por qualquer empresário independente do tamanho da empresa. Isso porque tanto empresas pequenas quanto grandes precisam ter uma noção completa da saúde financeira do negócio.

O que colocar na planilha?

Basicamente, o fluxo de caixa é uma grande planilha com entradas e saídas. Por isso, é importante separar essa tabela em entradas e saídas, colocando literalmente todos os itens, desde fornecedores, impostos, até serviços mais simples. Por isso separamos uma boa planilha de fluxo de caixa gratuita para você entender todo o fluxo de entrada e saída de recursos de sua empresa.

No entanto, para cada empresa essas informações podem variar por conta do tamanho e tipo de empresa. Por isso, não existe uma regra de quais itens devem ter.

Além disso, de acordo com o Sebrae, a melhor forma de dividir a planilha é entre semestres e não o ano todo junto. Isso porque colocar o período de um ano pode deixar a planilha grande e confundir a pessoa.

Como montar um fluxo de caixa?

O primeiro passo é especificar quais são suas entradas e saídas. Depois disso, é importante anotar quais compromissos a empresa já assumiu, isto é, todas as contas a pagar e a receber, mesmo que sejam estimativas.

Além disso, é importante fazer uma estimativa de despesas de saída com a devida sazonalidade de cada um. Esse passo é necessário para fazer uma previsão do saldo da empresa.

O que é um fluxo de caixa projetado?

Esse tópico trata exatamente das previsões citadas anteriormente. Isto é, são estimativas de entradas e saídos futuramente. No entanto, não significa necessariamente tempos muito mais para frente, isso porque nessa planilha você pode colocar valores recebidos daqui a 5 dias, por exemplo.

No entanto, é importante lembrar que esse controle tem que ser diário. Isso porque é fácil perder o controle do que está entrando e saindo no seu negócio caso não confira sempre.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o fluxo de caixa? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Empresa pode emprestar dinheiro para funcionário?

Não, no entanto, pode disponibilizar parcerias de consignado com banco ou financeira.

Ler artigo completo

0 respostas para “O que é fluxo de caixa e como montar um?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo