O método japonês tornou-se viral no mundo todo. Entenda o que é Kakebo e como ele pode te ajudar a reestruturar sua vida financeira.

O best-seller

Esta palavra parece ser familiar, mas você não lembra ao certo a que ela se refere? Então deixa eu te contar! “Kakebo: Agenda de finanças pessoais” é um best-seller japonês escrito por Comite Blackie.

A obra tem ajudado muitas pessoas ao redor do mundo a visualizar melhor seus gastos, bem como organizar suas economias. Isso porque, mais do que um livro de gastos, ele motiva o leitor a refletir sobre suas contas e a real necessidade dessas. Portanto, é um verdadeiro “método japonês para aprender a economizar”.

Como funciona o método

Caso você esteja perdido em um mar de boletos e queira emergir desta confusão, talvez utilizar o Kakebo seja um ótimo começo para você organizar a sua vida financeira.

O exercício de preenchimento dos quadros gera no leitor um costume de revisão dos gastos diários, semanais e, por fim, mensais. Não apenas isso, as despesas são separadas por categorias, que são explicadas de modo minucioso, são elas:

  • Lazer
  • Vícios;
  • Cultura;
  • Sobrevivência;
  • Extras.

Isso possibilita um maior entendimento daquilo que pode e o que não pode ser cortado fim de economizar. Quem nunca teve um costume de tomar aquele cafezinho extra ou comer aquele chocolate por gula que atire a primeira pedra! Mas não estamos aqui para julgar os gastos de ninguém, apenas aconselhar a ter consciência. 

Se você acha que não vai conseguir entender as informações que livro está pedindo, não se preocupe, pois ele é bastante didático e intuitivo! Nas primeiras páginas, todos os passos são dados e explicados.

E as figuras do porquinho e do lobo, como metáforas para a economia e os gastos, acompanham toda a leitura, que fica mais leve e engraçada. Ah, e além de anotar os costumes e calcular os valores, o Kakebo te ensina a fazer um gráfico.

Desta forma, o entendimento da sua situação financeira é facilitado, visto que ela se torna imagética.

Veja também – Simule seu empréstimo pessoal e receba ofertas pré-aprovadas em até 5 minutos!

Onde comprar o Kakebo?

Parece bem interessante, não é mesmo? O método tem se espalhado pelo mundo com rapidez, e tem sido adotado por aqueles que buscam a saúde econômica e um maior equilíbrio.

Antes de você falar “mas equipe da FinanZero, eu lá sei ler em japonês?”, fique tranquilo(a), porque o livro já foi traduzido para o português por Sandra Dolinski.

Por fim, o Kakebo pode ser encontrado em grandes redes de livraria e lojas online. O valor cobrado por ele é, normalmente, de R$ 40,00. E, caso queira, procure pelos outros livros escritos por Blackie. Eles seguem o mesmo padrão, mas abordam diferentes áreas.

Ficou com mais alguma dúvida sobre kakebo? Deixe nos comentários, e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.