Índice de conteúdo
FinanZero se torna uma Soonicorn e visa atingir o status de startup unicórnio. Saiba o que isso significa e como funciona
Basicamente, startup unicórnio é uma empresa privada avaliada em, no mínimo, um bilhão de dólares antes de abrir seu capital em bolsa de valores, isto é, antes de vender ações para investidores de fora.
Por isso, apenas empresas que chegaram nesse valor antes da Oferta Pública Inicial (IPO) são consideradas unicórnios.
Glossário: o que é Oferta Pública Inicial? |
A Oferta Pública Inicial é o primeiro passo para que as startups se tornem empresas de capital aberto e disponível no mercado de ações. Isso porque esse passo faz com que as suas ações apareçam para negociação pela primeira vez. |
No mundo dos negócios, uma startup nada mais é do que uma empresa considerada inovadora e jovem, com um modelo de negócios repetível e escalável e em um cenário de incertezas.
Mas, para ficar mais claro, vamos destrinchar melhor o que isso significa:
Simule já o seu empréstimo online com a FinanZero: crédito pessoal com parcelamento em até 24 meses!
Além disso, existe mais de um modelo de startup:
A B2B, ou Business to Business, em português, negócios para negócios, é um tipo de startup que atende outras empresas.
Business to Consumer, ou em português, negócio para consumidor, atende especificamente o consumidor final, seja com produtos ou serviços.
Business to Business to Consumer, em português, negócios para empresas para consumidores. Esse modelo visa o cliente final, mas faz negócios com outras empresas.
O termo unicórnio foi usado pela primeira vez em 2013, quando sua criadora, a investidora Aileen Lee, escreveu o artigo Welcome to the unicorn club: learning from bilion-dollor startups, ou em tradução para o português: “bem-vindo ao clube dos unicórnios: aprendendo com as startups de um bilhão de dólares”.
De acordo com Lee, escolheram esse termo porque “ele alude a algo raro e mágico”.
Provavelmente a palavra rara fazia mais sentido em 2013, ano em que Aileen Lee mapeou ao todo 39 startups unicórnios. No entanto, ao longo dos anos esse número cresceu.
Em janeiro de 2020, a consultoria CB Insights divulgou que já temos 442 unicórnios espalhados pelo mundo.
Existem algumas variações dependendo do tamanho da startup antes e após virar unicórnio.
Por isso, todo ano a Tracxn organiza uma lista com as empresas brasileiras que atingiram o status de: Unicorns, Soonicorns e Minicorns.
Unicorns, em português, unicórnios são empresas que atingiram a meta de serem avaliadas em um bilhão de dólares. Mas, vamos explicar a seguir o que significa os outros dois termos:
Soonicorns é o que a Tracxn considera como o nível intermediário. Isso porque é o último patamar que uma empresa atinge antes de se tornar unicórnio.
De acordo com a empresa Tracxn, os Minicorns são o primeiro nível das startups na jornada para se tornar um unicórnio.
Na última sexta-feira (5), a FinanZero saiu do status de Minicorns para se tornar uma Soonicorns. Isso significa que a fintech está crescendo cada vez mais e melhorando a entrega para os clientes!
Ficou com mais alguma dúvida sobre startups unicórnios? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios