;
FinanzeroBlogNegócios

O que é uma startup unicórnio?

O que é uma startup unicórnio?

Compartilhe esse post:

FinanZero se torna uma Soonicorn e visa atingir o status de startup unicórnio. Saiba o que isso significa e como funciona

Basicamente, startup unicórnio é uma empresa privada avaliada em, no mínimo, um bilhão de dólares antes de abrir seu capital em bolsa de valores, isto é, antes de vender ações para investidores de fora.

Por isso, apenas empresas que chegaram nesse valor antes da Oferta Pública Inicial (IPO) são consideradas unicórnios.

Glossário: o que é Oferta Pública Inicial?
A Oferta Pública Inicial é o primeiro passo para que as startups se tornem empresas de capital aberto e disponível no mercado de ações. Isso porque esse passo faz com que as suas ações apareçam para negociação pela primeira vez.

O que é uma startup?

No mundo dos negócios, uma startup nada mais é do que uma empresa considerada inovadora e jovem, com um modelo de negócios repetível e escalável e em um cenário de incertezas.

Mas, para ficar mais claro, vamos destrinchar melhor o que isso significa:

  • modelo de negócios – basicamente, esse conceito significa como a empresa vai gerar valor, isto é, como vai transformar seu trabalho em dinheiro, lucro. Para isso não existe uma regra, mas sim inúmeras possibilidades;
  • repetível – esse conceito significa entrega o produto de forma praticamente ilimitada para os clientes – isto é, vender o produto várias vezes e ter ele sempre disponível;
  • escalável – significa crescimento, isto é, crescer em lucro (em receita), mas com custos menores. Por isso, a ideia é que a receita aumente mais rapidamente, enquanto os custos demorem mais para aumentar,
  • cenário de incertezas: por ser um negócio que busca fugir do tradicional, não existem certezas sobre o projeto da empresa. Por isso, não há como afirmar que a ideia dará certo.

Simule já o seu empréstimo online com a FinanZero: crédito pessoal com parcelamento em até 24 meses!

Além disso, existe mais de um modelo de startup:

B2B

A B2B, ou Business to Business, em português, negócios para negócios, é um tipo de startup que atende outras empresas.

B2C

Business to Consumer, ou em português, negócio para consumidor, atende especificamente o consumidor final, seja com produtos ou serviços.

B2B2C

Business to Business to Consumer, em português, negócios para empresas para consumidores. Esse modelo visa o cliente final, mas faz negócios com outras empresas.

Mas de onde veio o termo startup unicórnio?

O termo unicórnio foi usado pela primeira vez em 2013, quando sua criadora, a investidora Aileen Lee, escreveu o artigo Welcome to the unicorn club: learning from bilion-dollor startups, ou em tradução para o português: “bem-vindo ao clube dos unicórnios: aprendendo com as startups de um bilhão de dólares”.

De acordo com Lee, escolheram esse termo porque “ele alude a algo raro e mágico”.

Startups unicórnios são raras?

Provavelmente a palavra rara fazia mais sentido em 2013, ano em que Aileen Lee mapeou ao todo 39 startups unicórnios. No entanto, ao longo dos anos esse número cresceu.

Em janeiro de 2020, a consultoria CB Insights divulgou que já temos 442 unicórnios espalhados pelo mundo.

Escala para virar unicórnio

Existem algumas variações dependendo do tamanho da startup antes e após virar unicórnio.

Por isso, todo ano a Tracxn organiza uma lista com as empresas brasileiras que atingiram o status de: Unicorns, Soonicorns e Minicorns.

Unicorns, em português, unicórnios são empresas que atingiram a meta de serem avaliadas em um bilhão de dólares. Mas, vamos explicar a seguir o que significa os outros dois termos:

Soonicorns

Soonicorns é o que a Tracxn considera como o nível intermediário. Isso porque é o último patamar que uma empresa atinge antes de se tornar unicórnio.

Minicorns

De acordo com a empresa Tracxn, os Minicorns são o primeiro nível das startups na jornada para se tornar um unicórnio.

FinanZero é Soonicorns!

Na última sexta-feira (5), a FinanZero saiu do status de Minicorns para se tornar uma Soonicorns. Isso significa que a fintech está crescendo cada vez mais e melhorando a entrega para os clientes!

Ficou com mais alguma dúvida sobre startups unicórnios? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Qual a taxa de juros do empréstimo consignado 2020?

Durante a crise em decorrência da pandemia, o CNPS colocou em pauta medidas no consignado do ano de 2020. Veja mais!

Ler artigo completo

0 respostas para “O que é uma startup unicórnio?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo