;
FinanzeroBlogCrédito

O que fazer quando o cartão de crédito vence?

O que fazer quando o cartão de crédito vence?

Compartilhe esse post:

Após atingir a data de validade, o consumidor deve substituir o cartão de crédito por um novo, caso contrário, não será possível utilizá-lo para efetuar pagamentos em maquininha e de forma digital.

De acordo com a Associação Brasileiras das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), em 2021 foram feitas 14,7 bilhões de transações com cartão de crédito no Brasil, um aumento de 34,5%, quando comparado ao ano anterior. Uma outra pesquisa, dessa vez realizada pelo Serasa, mostrou que 34% dos consumidores brasileiros entrevistados utilizam o cartão de crédito para o pagamento de compras consideradas importantes, como as de supermercado e alimentação.

Neste cenário, o instrumento de pagamento tem se mostrado cada vez mais presente na vida do consumidor e, por isso, motivo de atenção, já que o cartão de crédito conta com data de validade. Sendo assim, após alcançar o prazo estipulado pela emissora, o cartão não pode ser utilizado pelo cliente e deverá ser substituído.

Quando aumenta o limite do cartão de crédito, aumenta a anuidade?

Como funciona a validade do cartão de crédito?

A validade de um cartão de crédito indica que a partir daquela data o cartão expirou, isso é, não poderá ser utilizado para pagamentos. Esse prazo, por sua vez, varia de acordo com cada instituição, mas pode ser de 1 a 5 anos após a emissão. Sendo assim, quando o cartão atinge a data de validade, deverá ser substituído por um novo, já que não é possível utilizá-lo em maquininhas ou em compras online, por exemplo.

Cabe ressaltar, ainda, que o cartão virtual também conta com uma data de validade, que em alguns casos é a mesma do cartão físico, enquanto em outros casos é diferente, mas próxima.

Por que o cartão de crédito tem data de validade?

A data de validade do cartão de crédito existe por diversos motivos, como segurança contra fraude, desgaste e nova análise de contrato do cliente. A seguir, explicamos de forma mais detalhada.

Proteção contra fraude: ao receber um novo cartão, a data de validade é alterada, bem como o número do cartão e código de segurança. Assim, a partir dessa rotatividade e mudança, há a diminuição dos riscos de clonagem, que ocorrem principalmente em transações manuais.

Desgaste: com o uso contínuo, o cartão tende a ficar desgastado e, consequentemente, apresentar erros ou problemas de leitura no momento do pagamento. Sendo assim, ao realizar a substituição, o cliente enfrentará menos problemas relacionados às falhas do próprio item.

Revisão de contrato: através da data de expiração e o envio de um novo cartão ao cliente, é comum que as instituições financeiras revisem o cadastro do cliente e ofereçam novas opções, que podem contar com melhores benefícios e mudança no limite, por exemplo.

Como tirar extrato do consignado do INSS pelo celular?

O que fazer quando o cartão de crédito vence?

De modo geral, a instituição financeira é responsável por enviar um novo cartão de crédito quando o atual está próximo do vencimento. Há situações em que o envio é feito somente após a confirmação dos dados e interesse do cliente, que pode ser feito através de ligação telefônica. Entretanto, o cliente também pode entrar em contato com a emissora, explicar o contexto e solicitar um novo cartão.

Além disso, após a data de vencimento, o cartão deve ser picotado antes de ser descartado, pois nele há informações pessoais do titular. Por fim, é possível buscar um local que ofereça o serviço de descarte correto, que pode ser encontrado em estações de metrô e shoppings, por exemplo.

Onde fica a data de validade do cartão?

A data de validade do cartão de crédito, normalmente, está localizada na parte da frente ou atrás do cartão, a depender do caso, junto às demais informações, como o nome do titular, a sequência de números e o CVV. Inclusive, a data de validade é representada por mês e ano, com somente dois dígitos, suponhamos: 04/28, que significa que o cartão expira em abril de 2028.

Quem utiliza o cartão virtual poderá encontrar a data de validade diretamente no aplicativo da instituição. Para isso, é só acessar a área de cartões e clicar no cartão virtual. Assim como acontece na versão física, o virtual contará com as mesmas informações, que poderão ser apresentadas na parte da frente ou de trás.

Apesar de não ser comum, caso o cliente não encontre a data de validade impresso no cartão ou através do aplicativo da instituição, a recomendação é entrar em contato com a emissora, isso é, o banco ou fintech que emitiu o cartão, e verificar até que data o item é considerado válido.

É seguro usar chave aleatória no Pix?

Pode cobrar anuidade do cartão vencido?

A anuidade é uma taxa cobrada pela instituição financeira e está vinculada ao funcionamento do cartão de crédito. O valor é acrescentado automaticamente na fatura e, por isso, é pago junto ao gasto mensal do cartão. Com isso, se o cartão está vencido, ou seja, bloqueado, não há cobrança de anuidade, já que o cliente está impossibilitado de usá-lo. Logo, a anuidade só poderá ser cobrada novamente após o desbloqueio do novo cartão, caso contrário, é considerada uma cobrança indevida.

Como pedir um novo cartão de crédito que venceu?

Depende, cada instituição financeira possui uma ou mais opções para que o cliente solicite um novo cartão de crédito. No entanto, conforme mencionado anteriormente, é comum que a própria empresa entre em contato com o consumidor para confirmar os dados e realizar o envio de um novo cartão, caso o atual esteja próximo do vencimento.

De toda forma, caso não aconteça, o cliente pode buscar a Central de Atendimento do seu banco ou verificar a possibilidade de solicitar um novo cartão através do aplicativo ou Internet Banking. É importante ressaltar que ao efetuar o pedido, o solicitante deve explicar que o cartão está próximo do vencimento ou vencido, a fim de evitar cobranças referentes à segunda via de cartão por perda ou roubo, por exemplo.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários que a gente te ajuda. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

É seguro usar chave aleatória no Pix?

A chave Pix aleatória é considerada vantajosa para os usuários que não desejam compartilhar os […]

Ler artigo completo

0 respostas para “O que fazer quando o cartão de crédito vence?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo