FinanzeroBlogCrédito

O que fazer quando o cartão de crédito vence?

O que fazer quando o cartão de crédito vence?

Compartilhe esse post:

Após atingir a data de validade, o consumidor deve substituir o cartão de crédito por um novo, caso contrário, não será possível utilizá-lo para efetuar pagamentos em maquininha e de forma digital.

De acordo com a Associação Brasileiras das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), em 2021 foram feitas 14,7 bilhões de transações com cartão de crédito no Brasil, um aumento de 34,5%, quando comparado ao ano anterior. Uma outra pesquisa, dessa vez realizada pelo Serasa, mostrou que 34% dos consumidores brasileiros entrevistados utilizam o cartão de crédito para o pagamento de compras consideradas importantes, como as de supermercado e alimentação.

Neste cenário, o instrumento de pagamento tem se mostrado cada vez mais presente na vida do consumidor e, por isso, motivo de atenção, já que o cartão de crédito conta com data de validade. Sendo assim, após alcançar o prazo estipulado pela emissora, o cartão não pode ser utilizado pelo cliente e deverá ser substituído.

Quando aumenta o limite do cartão de crédito, aumenta a anuidade?

Como funciona a validade do cartão de crédito?

A validade de um cartão de crédito indica que a partir daquela data o cartão expirou, isso é, não poderá ser utilizado para pagamentos. Esse prazo, por sua vez, varia de acordo com cada instituição, mas pode ser de 1 a 5 anos após a emissão. Sendo assim, quando o cartão atinge a data de validade, deverá ser substituído por um novo, já que não é possível utilizá-lo em maquininhas ou em compras online, por exemplo.

Cabe ressaltar, ainda, que o cartão virtual também conta com uma data de validade, que em alguns casos é a mesma do cartão físico, enquanto em outros casos é diferente, mas próxima.

Por que o cartão de crédito tem data de validade?

A data de validade do cartão de crédito existe por diversos motivos, como segurança contra fraude, desgaste e nova análise de contrato do cliente. A seguir, explicamos de forma mais detalhada.

Proteção contra fraude: ao receber um novo cartão, a data de validade é alterada, bem como o número do cartão e código de segurança. Assim, a partir dessa rotatividade e mudança, há a diminuição dos riscos de clonagem, que ocorrem principalmente em transações manuais.

Desgaste: com o uso contínuo, o cartão tende a ficar desgastado e, consequentemente, apresentar erros ou problemas de leitura no momento do pagamento. Sendo assim, ao realizar a substituição, o cliente enfrentará menos problemas relacionados às falhas do próprio item.

Revisão de contrato: através da data de expiração e o envio de um novo cartão ao cliente, é comum que as instituições financeiras revisem o cadastro do cliente e ofereçam novas opções, que podem contar com melhores benefícios e mudança no limite, por exemplo.

Como tirar extrato do consignado do INSS pelo celular?

O que fazer quando o cartão de crédito vence?

De modo geral, a instituição financeira é responsável por enviar um novo cartão de crédito quando o atual está próximo do vencimento. Há situações em que o envio é feito somente após a confirmação dos dados e interesse do cliente, que pode ser feito através de ligação telefônica. Entretanto, o cliente também pode entrar em contato com a emissora, explicar o contexto e solicitar um novo cartão.

Além disso, após a data de vencimento, o cartão deve ser picotado antes de ser descartado, pois nele há informações pessoais do titular. Por fim, é possível buscar um local que ofereça o serviço de descarte correto, que pode ser encontrado em estações de metrô e shoppings, por exemplo.

Onde fica a data de validade do cartão?

A data de validade do cartão de crédito, normalmente, está localizada na parte da frente ou atrás do cartão, a depender do caso, junto às demais informações, como o nome do titular, a sequência de números e o CVV. Inclusive, a data de validade é representada por mês e ano, com somente dois dígitos, suponhamos: 04/28, que significa que o cartão expira em abril de 2028.

Quem utiliza o cartão virtual poderá encontrar a data de validade diretamente no aplicativo da instituição. Para isso, é só acessar a área de cartões e clicar no cartão virtual. Assim como acontece na versão física, o virtual contará com as mesmas informações, que poderão ser apresentadas na parte da frente ou de trás.

Apesar de não ser comum, caso o cliente não encontre a data de validade impresso no cartão ou através do aplicativo da instituição, a recomendação é entrar em contato com a emissora, isso é, o banco ou fintech que emitiu o cartão, e verificar até que data o item é considerado válido.

É seguro usar chave aleatória no Pix?

Pode cobrar anuidade do cartão vencido?

A anuidade é uma taxa cobrada pela instituição financeira e está vinculada ao funcionamento do cartão de crédito. O valor é acrescentado automaticamente na fatura e, por isso, é pago junto ao gasto mensal do cartão. Com isso, se o cartão está vencido, ou seja, bloqueado, não há cobrança de anuidade, já que o cliente está impossibilitado de usá-lo. Logo, a anuidade só poderá ser cobrada novamente após o desbloqueio do novo cartão, caso contrário, é considerada uma cobrança indevida.

Como pedir um novo cartão de crédito que venceu?

Depende, cada instituição financeira possui uma ou mais opções para que o cliente solicite um novo cartão de crédito. No entanto, conforme mencionado anteriormente, é comum que a própria empresa entre em contato com o consumidor para confirmar os dados e realizar o envio de um novo cartão, caso o atual esteja próximo do vencimento.

De toda forma, caso não aconteça, o cliente pode buscar a Central de Atendimento do seu banco ou verificar a possibilidade de solicitar um novo cartão através do aplicativo ou Internet Banking. É importante ressaltar que ao efetuar o pedido, o solicitante deve explicar que o cartão está próximo do vencimento ou vencido, a fim de evitar cobranças referentes à segunda via de cartão por perda ou roubo, por exemplo.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários que a gente te ajuda. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

É seguro usar chave aleatória no Pix?

Quais são os tipos de chaves Pix?Como funciona a chave aleatória?É seguro […]

Ler artigo completo

0 respostas para “O que fazer quando o cartão de crédito vence?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
Solicite seu empréstimo