FinanzeroBlogCrédito

O que impede a aprovação do empréstimo pessoal?

O que impede a aprovação do empréstimo pessoal?

Compartilhe esse post:

A aprovação do pedido de empréstimo pessoal pode ser impactada por diversos fatores, como histórico de pagamento, score e rendimentos mensais do solicitante.

O empréstimo pessoal é uma modalidade de crédito direcionada às pessoas físicas, que tem como principal característica o livre uso da quantia tomada e a exigência de poucos documentos, tornando-o uma opção menos burocrática. Dessa forma, após a concessão do dinheiro, o consumidor pode utilizá-lo para diversas finalidades, como viagem, quitação de dívidas ou investimentos.

Para obter a aprovação do pedido, contudo, o solicitante passa pela análise de crédito, que leva em consideração o histórico de pagamento, score, relação com a instituição financeira e rendimentos mensais. Esse procedimento visa avaliar os riscos de inadimplência, bem como definir o valor que será concedido, a taxa de juros e o prazo de pagamento.

Precisa de comprovante de residência para pedir empréstimo?

Quem pode solicitar o empréstimo pessoal?

De modo geral, a principal regra para a solicitação do empréstimo pessoal é ter a partir de 18 anos de idade e conseguir comprovar renda, já que a instituição financeira precisa ter certeza de que a quantia concedida será devolvida dentro do prazo estipulado para pagamento.

Além disso, alguns documentos são exigidos no momento da solicitação e contratação, conforme explicamos no tópico a seguir.

Quais os documentos necessários para pedir um empréstimo pessoal?

Os principais documentos exigidos durante o pedido de crédito pessoal são:

  • documento de identificação com foto, como RG ou CNH;
  • comprovante de renda, que pode ser desde holerites, extratos bancários e contratos de trabalho;
  • comprovante de residência;
  • dados bancários, como conta corrente, poupança ou de pagamento, exceto conta salário.

Em alguns casos, vale dizer, a instituição financeira pode solicitar algum documento complementar, a fim de comprovar alguma informação.

Como comprovar renda no pedido de empréstimo pessoal?

O que impede a aprovação do empréstimo pessoal?

Cada instituição financeira conta com regras próprias para aprovar ou recusar um pedido de empréstimo pessoal. Contudo, há alguns fatores que são considerados importantes e podem impactar no processo de análise.

Histórico de pagamento e score

O histórico de pagamento e o score são um dos principais parâmetros na análise de crédito, pois a partir deles é possível verificar a relação do consumidor com as demais instituições financeiras e o mercado de modo geral.

Isso porque, quando uma conta deixa de ser paga, essa ação impacta diretamente no histórico de pagamento, que por sua vez, altera negativamente a pontuação do score, que vai de 0 a 1000 e indica as chances do consumidor manter as contas em dia. Na prática, o score é interpretado da seguinte forma:

até 300 pontos – alto risco de inadimplência;
de 300 a 700 pontos – médio risco de inadimplência;
a partir de 700 pontos – baixo risco de inadimplência.

Apesar disso, não há uma regra que determine o score mínimo para obter a aprovação do empréstimo pessoal, já que conforme mencionado, cada instituição conta com uma regra. Ainda assim, os dados em questão podem impedir a aprovação do pedido.

Renda disponível

Outro aspecto que pode impactar negativamente na aprovação do pedido de empréstimo pessoal é a renda mensal disponível do solicitante. Portanto, quem possui dívidas que comprometem mais do que 30% da renda líquida mensal, pode lidar com dificuldades para obter a quantia requisitada.

Isso acontece porque as instituições financeiras consideram que há uma alta probabilidade do consumidor não conseguir arcar com o valor das parcelas, levando-o à inadimplência.

Dados desatualizados ou documento ilegível

Os dados pessoais do solicitante, como nome completo, endereço e CPF, são de suma importância, pois são utilizados pelas instituições desde o processo de simulação até a concessão do dinheiro. Sendo assim, em caso de prestação de informações incorretas ou desatualizadas, o pedido pode ser recusado ou ficar pendente.

Junto a isso, vale destacar, os documentos enviados devem estar dentro do prazo e legíveis, de modo contrário, também poderá acarretar na reprovação do pedido.

Nome negativado

Por fim, outro fator considerado pelas instituições é a negativação do consumidor, com isso, apesar de não existir uma regra que restrinja o acesso ao empréstimo pessoal por pessoas negativadas, essa condição pode refletir no momento de decisão da instituição, já que este pode ser visto como um mau pagador.

De toda forma, como explicado, diversos fatores são levados em consideração, logo, é possível obter a aprovação do empréstimo pessoal, ainda que esteja com o nome negativado.

Veja cartões com rápida aprovação para aproveitar a Black Friday.

Qual é a diferença entre empréstimo pré-aprovado e aprovado?

O empréstimo pré-aprovado nada mais é do que a autorização, por parte da instituição, da solicitação de crédito. Ou seja, significa que o consumidor tem a possibilidade de conseguir a aprovação do pedido, pois a instituição realizou uma pré-análise e, com base nessas informações, aprovou o perfil.

Por outro lado, o empréstimo aprovado é a liberação do dinheiro solicitado pelo consumidor, que ocorre após simulação, análise de crédito e formalização do contrato. Portanto, significa que a quantia foi liberada e estará disponível na conta bancária do cliente.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. E para ficar por dentro desse e outros assuntos, não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Veja cartões com rápida aprovação para aproveitar a Black Friday

Black Friday: veja dicas de cartões com rápida aprovação para aproveitar as promoções do dia 25/11. Saiba quem pode pedir.

Ler artigo completo

0 respostas para “O que impede a aprovação do empréstimo pessoal?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasTermos e condições de usoTermos e condições de usoTermos e condições de usoTermos e condições de usoCrédito PessoalMy Place Office_heMy Place Office_refinMy Place OfficeTermos e condições de usoRevenda de ConsórciosZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal Online
Solicite seu empréstimo