;
FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Procon-SP notifica Nubank e Mercado Pago por reclamações do PIX

Procon-SP notifica Nubank e Mercado Pago por reclamações do PIX

Compartilhe esse post:

Órgão cobra explicações do Nubank e do Mercado Pago após inúmeras reclamações dos clientes

O Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) de São Paulo anunciou nesta segunda-feira que notificou o Nubank e o Mercado Pago pedindo que as empresas se explicassem sobre reclamações de clientes de cadastro sem autorização das chaves do Pix.

Isso porque, na semana anterior, os clientes das duas instituições financeiras usaram as redes sociais para reclamar que as empresas cadastraram a chave PIX sem autorização prévia.

Por isso, em nota, o Nubank afirmou que “todas as chaves foram cadastradas com a devida autorização dos clientes” e que eles preparam um fluxo prático e simples de comunicação:

“No dia 05/10, enviamos pedido de consentimento via aplicativo a todos os clientes que haviam feito o pré-cadastro.”

Além disso, o Mercado Pago também se manifestou dizendo que não cadastra o PIX sem consentimento do usuário: “a empresa reforça que não há efetivação do cadastro sem que o cliente dê o consentimento aprovando o registro de sua chave no aplicativo”.

No entanto, não deram nenhuma explicação sobre as reclamações.

Simule já o seu empréstimo online com a FinanZero: crédito pessoal com parcelamento em até 24 meses!

Reclamações dos usuários

Usuários utilizaram o Twitter nas últimas semanas para registrar suas reclamações, confira:

O que é PIX?

O PIX é um novo meio de pagamento e transferências instantâneo, desenvolvido pelo Banco Central. Atualmente, está na fase de cadastramentos das chaves em várias instituições financeiras, como o Nubank e o Mercado Pago.

Por isso, ele vai se juntar a TED (Trasferência Eletrônica Disponível) e ao DOC (Documento de Ordem de Crédito) dentro dos aplicativos das instituições. No entanto, diferente das duas opções, o PIX:

  • é gratuito;
  • permite que as transações aconteçam instantaneamente;
  • qualquer horário do dia para fazer transações;
  • transações em qualquer dia da semana, incluindo feriados,
  • sem limite de valor.

Entretanto, é importante ressaltar que o cadastramento só pode ser feito com a autorização dos clientes. Por isso, o Procon afirmou em nota que caso as instituições não respeitem a determinação, elas serão multadas por práticas abusivas.

Saiba mais em – PIX: pagamento instantâneo. O que é e como funciona?

Outras polêmicas do Nubank

Além da situação gerada por conta das reclamações de cadastro sem autorização, o Nubank se envolveu em mais uma polêmica nesta semana.

Isso porque, nesta segunda-feira, uma das fundadoras do Nubank, Cristina Junqueira participou do programa Roda Viva. Em entrevista, Junqueira afirmou ser “difícil” encontrar candidatos negros adequados para a vaga de alta liderança.

Além disso, Junqueira também ressaltou que a empresa investe em programas de formação, mas que não podem “nivelar por baixo”:

“Não adianta colocar alguém pra dentro que depois não vai ter condições de trabalha com as equipes que a gente tem. Depois não vai ser bem avaliado. A gente não está resolve um problema, está criando outro, né?”

Ficou com mais alguma dúvida sobre o cadastramento sem autorização das chaves PIX? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Sem imposto, importação da soja pode aumentar

Até 2021, importação têm impostos zerados; entenda a que setor isso beneficia e porque essa medida pode ser importante.

Ler artigo completo

0 respostas para “Procon-SP notifica Nubank e Mercado Pago por reclamações do PIX”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo