;
FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Quais os bancos com mais reclamações, segundo o Banco Central?

Quais os bancos com mais reclamações, segundo o Banco Central?

Compartilhe esse post:

Confira ranking do Banco Central dos bancos com mais reclamações

Nesta quinta-feira (15) o Banco Central (BC) divulgou ranking dos bancos com mais reclamações. Para fazer a lista, o BC divide o número de reclamações pelo número de clientes do banco e depois multiplica esse resultado por 1 milhão.

Por isso, o índice gerado representa o número de reclamações para cada grupo de 1 milhão de clientes. Isso acontece porque, dessa forma, a instituição pode equilibrar as queixas conforme o tamanho de cada banco.

Além disso, a lista é feita a cada trimestre e é dividida entre dois tipos de bancos e financeiras:

  • Que tenham mais de quatro milhões de clientes;
  • Com menos de quatro milhões de clientes.

Encontre agora as condições ideais de taxas de juros e parcelamento para o seu empréstimo pessoal online!

Ranking dos bancos e instituições

Como dito anteriormente, o Banco Central divide a lista em dois tipos de instituições financeiras:

Com mais de quatro milhões de clientes

Neste caso, o Banco Pan está liderando a lista. Isso porque, no período do terceiro trimestre (entre julho e setembro) de 2020, o BC recebeu um total de 1.464 reclamações contra o Pan, a maioria dizia: “oferta ou prestação de informação sobre crédito de forma inadequada”.

Em nota divulgada, o Banco Pan afirmou que “trabalha consistentemente em medidas para melhorar e modernizar produtos, processos e a qualidade de atendimento ao consumidor”.

Já o segundo lugar do ranking ficou com o BMG, que informou que recentemente ultrapassou a marca de 4 milhões. Por isso, passou a ser comparado com instituições de grande porte, impactando sua posição no ranking.

“Desta forma, os critérios adotados pelo BC acabam desfavorecendo a posição do BMG, pois a comparação é realizada com campanhas detentoras de centenas de milhares de clientes”, informou em nota.

Além disso, o ranking divulgado tem mais 18 instituições financeiras, com instituições que são consideradas as maiores do Brasil, como:

  • Caixa Econômica Federal em 4º lugar;
  • Santander em 5º;
  • Itaú em 6º lugar;
  • Banco do Brasil em 7º,
  • Bradesco em 9º lugar.

Para ler a lista completa basta acessar site do BC.

Menos de quatro milhões de clientes

Além da lista anterior, o BC também divulgou um ranking entre os bancos e financeiras de menor porte, isto é, com menos de quatro milhões de clientes.

Nesse ranking, as três primeiras posições são das financeiaras:

  1. Facta financeira S.A;
  2. Safra,
  3. BNP Paribas.

Quais reclamações o Banco Central considera?

O Banco Central leva em consideração quaisquer reclamações sobre serviços e produtos oferecidos pelas instituições financeiras. Isso porque, as reclamações podem ajudar na fiscalização e na regulação do Sistema Financeiro Nacional.

O processo de uma reclamação funciona da seguinte forma: BC recebe, encaminha para o banco e essa instituição tem um prazo de dez dias úteis, isto é, sem contar sábados, domingos e feriados, para dar uma resposta.

Além disso, de acordo com o BC, os principais motivos de reclamações foram irregularidades sobre:

  • Integridade;
  • Confiabilidade;
  • Segurança;
  • Sigilo, ou
  • Legitimidade dos serviços de: crédito, internet banking e cartão de crédito.

E, por isso, o BC considerou um total de 23.926 queixas de clientes de bancos em todo o país.

Veja também – PIX: pagamento instantâneo. O que é e como funciona?

Cadastro indevido de chaves do Pix?

Na mesma semana do ranking de reclamações do Banco Central, clientes acusam instituições financeiras, como Nubank e Mercado Pago, de terem cadastrado as chaves Pix sem autorização.

No entanto, apesar das queixas nas redes sociais e no Reclame Aqui, as empresas negam as acusações.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o ranking do Banco Central? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

IOF zerado: como afeta empréstimos? FinanZero responde

Com este imposto zerado, o cliente tem menor custo na contratação de empréstimos. Entenda mais com um especialista da FinanZero.

Ler artigo completo

0 respostas para “Quais os bancos com mais reclamações, segundo o Banco Central?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo