;
FinanzeroBlogCrédito

Quais tarifas podem ser cobradas pelos cartões de crédito?

Quais tarifas podem ser cobradas pelos cartões de crédito?

Compartilhe esse post:

Cartões de crédito: você sabe quais são as taxas cobradas pelas operadoras e autorizadas pelo Banco Central? Saiba mais sobre esse assunto.

O cartão de crédito é um grande aliado para quem precisa comprar um serviço ou produto, mas não dispõe do dinheiro no momento. Ele pode ser usado em estabelecimentos físicos e digitais.

A grande questão é que muitas pessoas não conhecem todas as tarifas que podem ser cobradas pelos cartões de crédito. Isso atrapalha na hora de manter a vida financeira mais saudável.

Pensando nessas questões, vamos falar um pouco mais sobre as taxas que as instituições financeiras podem cobrar nos cartões. Acompanhe:

Desisti do saque aniversário e fui demitido, posso ter o FGTS?

Conheças quais tarifas podem ser cobradas dos cartões de crédito

O Banco Central é o responsável por garantir que as tarifas cobradas estejam dentro da lei. Atualmente existem cinco taxas que são liberadas pelo BC, mas esse número já foi muito maior e chegou a 80. Veja quais são:

Saque

O saque nos cartões de crédito é considerado como um tipo de empréstimo. O consumidor pode utilizar o cartão para sacar um determinado valor e pagá-lo na fatura seguinte.

Por ser uma linha de crédito, o Banco Central autoriza que haja a cobrança de uma taxa para este serviço.

Anuidade nos cartões de crédito

Essa é uma das tarifas mais comuns dentre os cartões de crédito.

A anuidade é conhecida também como taxa de manutenção. A cobrança é feita por conta da utilização do banco, responsável pelo produto.

Com a chegada dos bancos digitais, esse tipo de tarifa tem acontecido com menos frequência.

Emissão de segunda via

Algumas administradoras de cartões de crédito acabam cobrando a emissão de uma segunda via. Mas isso ocorre quando o cartão é perdido ou roubado.

No caso de uma outra via por conta do vencimento, o usuário não precisa pagar nenhuma taxa.

Pedido emergencial de novo limite

Se o consumidor pedir um aumento de limite de forma emergencial, as operadoras podem cobrar uma taxa. Isso acontece porque é necessário que seja feita uma análise de crédito para a aprovação do pedido.

Pagamento de contas

Hoje é possível utilizar os cartões de crédito para o pagamento de contas, como luz, água, telefone etc. Nesse caso, os bancos estão autorizados a cobrar uma taxa extra pelo serviço.

O ideal é conferir o valor antes de sair pagando muitas contas com o cartão.

Como é feito o pagamento do cartão de crédito Consignado?

Outras taxas nos cartões de crédito

As tarifas anteriores são as permitidas pelo Banco Central, mas que nem todas as operadoras cobram. Além delas, existem as taxas para faturas em atraso, por exemplo.

Quando um consumidor tem acesso a fatura, surgem as seguintes possibilidades: pagar o valor total, pagar uma parte ou pagar o mínimo. Nesse caso, as duas últimas opções são passíveis de juros.

Pagar o mínimo de uma fatura de cartão faz com que o consumidor entre no crédito rotativo. Esse é um grande problema, pois é a modalidade que possui as taxas de juros mais altas do mercado.

O que é o FGTS futuro? Entenda

Parcelamento de fatura

As operadoras oferecem o parcelamento de fatura para quem está com dificuldades em pagar o valor total. Essa é uma boa alternativa para quem não quer ficar com o nome sujo.

Lembrando que é essencial analisar o Custo Efetivo Total (CET) do parcelamento antes de fechar negócio.

Você tem mais alguma dúvida sobre as tarifas cobradas nos cartões de crédito? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twiiter.

Próximo artigo

Desisti do saque aniversário e fui demitido, posso ter o FGTS?

Saque aniversário: Veja se quem desistiu da modalidade e foi demitido pode sacar o FGTS, como funciona a antecipação do benefício e mais.

Ler artigo completo

0 respostas para “Quais tarifas podem ser cobradas pelos cartões de crédito?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo