;
FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Qual é a diferença entre Pix Parcelado e o cartão de crédito?

Qual é a diferença entre Pix Parcelado e o cartão de crédito?

Compartilhe esse post:

O Pix Parcelado e o cartão de crédito permitem aos consumidores o pagamento a curto e médio prazo, entretanto, há diferenças entre os serviços.

O Pix Parcelado é uma funcionalidade do sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central do Brasil, que apesar de ainda não ter estabelecido as condições de pagamento, liberou o oferecimento do serviço pelas instituições financeiras cadastradas. Com isso, cada banco ou fintech estabelece suas próprias regras sobre prazo de pagamento e percentual da taxa de juros.

O Pix Parcelado, inclusive, se assemelha, em partes, aos pagamentos efetuados com o cartão de crédito. Isso porque, possibilita aos usuários o parcelamento de compras, prática comum entre os brasileiros, de acordo com a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços).

Quais bancos oferecem o Pix Parcelado?

Como funciona o Pix Parcelado?

O Pix Parcelado funciona de forma similar a um empréstimo, e é voltado para os usuários do sistema de pagamentos instantâneos. Com ele, se uma pessoa precisa realizar um pagamento ou transferência, mas não possui dinheiro suficiente em conta ou não deseja arcar com a quantia de forma integral no momento da operação, é possível solicitar o valor à instituição financeira em que é correntista.

A instituição financeira, por sua vez, disponibilizará o dinheiro ao usuário, que o devolverá posteriormente, de forma parcelada e com incidência de juros, com desconto direto na conta. O destinatário, isso é, quem está recebendo a transferência ou pagamento, contará com a quantia depositada em sua conta de forma integral e instantânea, como já acontece nas demais operações via Pix.

Qual é a diferença entre Pix Parcelado e o cartão de crédito?

A principal diferença entre o Pix Parcelado e o cartão de crédito é que o segundo, o cartão, está sujeito ao limite mensal de gasto, enquanto o Pix Parcelado não conta com limite, pois se aproxima a uma linha de crédito, como o empréstimo pessoal, por exemplo.

Outra diferença está relacionada à incidência de juros, isso porque, por se tratar de uma linha de crédito, o Pix Parcelado conta com juros mensais, aplicado sobre o valor de cada parcela. No cartão de crédito, entretanto, o titular paga somente a anuidade, se houver, e não precisa arcar com juros se efetuar o pagamento da fatura dentro da data de vencimento.

Por fim, outra diferença entre o Pix Parcelado e o cartão de crédito é o tipo de operação, pois enquanto o Pix permite o parcelamento de transferências entre contas de pessoas físicas, no cartão é necessário possuir um sistema ou maquininha que aceite esse tipo de pagamento.

Pagar IPVA 2023 à vista ou parcelado?

Quais são as taxas de juros do Pix Parcelado?

As taxas de juros do Pix Parcelado variam de acordo com a instituição financeira, já que cada empresa possui políticas de crédito específicas. Entretanto, de modo geral, de acordo com levantamento feito entre as instituições que oferecem o serviços, os juros começam em 2,09% ao mês e podem chegar a quase 10% ao mês.

Vale mais a pena utilizar o Pix Parcelado ou o cartão de crédito?

Depende, a vantagem do Pix Parcelado é a possibilidade de realizar pagamentos de valores elevados, que pode não ser possível para consumidores com limite baixo no cartão de crédito. Além disso, não é preciso possuir um cartão de crédito, basta acessar o aplicativo ou Internet Banking da instituição financeira em que possui conta e realizar a simulação da operação.

Por outro lado, o Pix Parcelado conta com a incidência da taxa de juros, que eleva o valor final da compra ou pagamento, diferente do que ocorre com o cartão de crédito, em que só é cobrado juros se o pagamento da fatura for realizado após o prazo de vencimento.

Sendo assim, a recomendação é avaliar a necessidade, bem como os custos a curto, médio e longo prazo da operação. Vale ressaltar que apesar de, em alguns casos, o Pix Parcelado possibilitar a aquisição de produtos e serviços de valores superiores ao limite do cartão de crédito, o custo final da operação também será superior, devido à incidência de juros.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. Ah, e acompanhe a FinanZero nas redes sociais, também: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Pagar IPVA 2023 à vista ou parcelado?

IPVA 2023: veja como identificar qual a melhor opção para quem precisa pagar o tributo este ano. Saiba como funciona em casa estado.

Ler artigo completo

0 respostas para “Qual é a diferença entre Pix Parcelado e o cartão de crédito?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo