Índice de conteúdo
Saque-aniversário: como fazer, quanto tempo demora, como calcular e demais questões sobre a antecipação do benefício trabalhista
A antecipação do saque-aniversário é uma modalidade de empréstimo, que consiste no recebimento de um determinado valor, enquanto o benefício é usado como forma de pagamento. O banco credor passa a ser responsável pela conta do cidadão para utilizar o valor disponibilizado anualmente, após o pagamento total do crédito a conta volta a ser do beneficiário. Essa modalidade é apenas destinada aos indivíduos que já utilizam o saque-aniversário como forma de retirada do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
De acordo com dados da FinanZero, as buscas por empréstimo aumentaram no mês de novembro de 2021, quando comparadas com o mesmo período no ano de 2020. A informação revela que a população está cada vez mais interessada por opções de crédito e por isso esse assunto pode gerar algumas dúvidas. A seguir estão algumas questões sobre a antecipação do saque-aniversário e suas características.
Como saber se tenho direito ao Seguro-Desemprego?
O saque-aniversário pode ser acionado por meio do aplicativo FGTS e ser antecipado por meio do Caixa Tem. Como mencionado, os cidadãos que desejam aderir a modalidade de empréstimo devem primeiro aderir a opção de saque anual, para isso basta seguir os passos abaixo:
Após seguir os passos o benefício será depositado de forma anual de acordo com a data de nascimento do beneficiário. No Caixa Tem, conta digital da Caixa Econômica, é possível simular e solicitar a antecipação do saque-aniversário. Para aderir ao empréstimo basta seguir o passo a passo:
Simule já o empréstimo do FGTS com a FinanZero!
De acordo com a Caixa Econômica, o cidadão que optar pela modalidade de crédito do saque-aniversário, na instituição, poderá receber o valor desejado em até 24 horas. Porém, cada banco que oferece a antecipação do saque pode contar com diferentes condições de funcionamento. Por isso, o tempo de demora para cair a quantia solicitada pode variar de instituição para instituição.
Da mesma forma, a conta do FGTS do solicitante volta a ser liberada pelo banco 7 dias após o pagamento total do empréstimo. Contudo, esse período de tempo também varia de acordo com as instituições credoras da antecipação do saque-aniversário.
Saque-aniversário: quanto posso sacar?
A antecipação do saque-aniversário pode ser feita por meio da Caixa Econômica ou em demais instituições que oferecem a modalidade. Os cidadãos que não possuem conta na Caixa podem solicitar o crédito em demais bancos, como:
Cada instituição apresenta condições distintas sobre o empréstimo, que são definidas por meio de análises de crédito e score. Dessa maneira, o solicitante pode simular e conferir as ofertas disponíveis em mais de um banco para escolher a que oferece mais vantagens a ele.
Quer encontrar as melhores condições de empréstimo FGTS? Acesse FinanZero e simule já!
As taxas de juros são cobradas em todas as operações de crédito, como em empréstimos, pois são o custo pelo empréstimo de determinado valor para o cliente do banco. Por isso, a antecipação do saque-aniversário também conta com taxas de juros, porém elas são menores. Os créditos que possuem garantia de que o valor será pago aos bancos apresentam juros mais baixos.
No caso da antecipação do saque-aniversário, as parcelas são descontadas da conta do FGTS do solicitante, o que garante que o valor seja pago da forma correta. O mesmo acontece em refinanciamentos de imóveis e veículos, já que as instituições correm menos risco de não serem pagas.
Conforme mencionado, as condições de empréstimos variam e por isso as taxas de juros também podem ser distintas dependendo da instituição. A Caixa Econômica, por exemplo, apresenta taxas a partir de 1,49% para a antecipação do saque aniversário, o recomendado é que o solicitante busque por demais bancos e opte por aquele que apresentar a menor taxa de juros para ele.
O valor mínimo para a antecipação do saque-aniversário pode variar de acordo com as instituições que oferecem essa modalidade de empréstimo. A Caixa Econômica, exige um valor mínimo de R$500 para a aquisição do crédito e então essa é a menor quantia possível de ser solicitada na instituição.
Demais bancos podem exigir valores maiores ou menores do que o mencionado e por isso o solicitante deve entrar em contato com a instituição para verificar o valor mínimo. Existem opções de bancos que oferecem a antecipação do FGTS e por isso o indivíduo pode escolher aquele que melhor atende às suas necessidades.
Quem optou pelo saque-aniversário recebe a multa rescisória?
E então, restou mais alguma dúvida sobre o valor mínimo para antecipar o saque-aniversário? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios